You are on page 1of 14

Metodologia de Pesquisa

Científica

Elementos que constituem um projeto
• O projeto de pesquisa é composto por elementos
teóricos, metodológicos e por outros elementos que
complementam o desenvolvimento teórico do projeto.

: Reaproveitamento de matéria prima b) Problema: recorte mais específico. Ex. definição genérica do que se pretende pesquisar.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto a) Tema: área de interesse da pesquisa.: Reaproveitamento da água. Ex. Reaproveitamento de materiais metálicos na fundição • Implicações na escolha do problema: • Relevância: teórica e prática • Obtenção de novos conhecimentos . questão não resolvida e que é objeto de investigação.

montagem. montagem. construção. afirmações provisórias a respeito de um determinado problema. construtiva.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto c) Hipótese: Resposta provável ao problema formulado. inspeção. • Ex. manutenção. indagações a serem verificadas na investigação. lucro para a cadeia de envolvidos)  Análise de mercado (Já existe algo semelhante? O preço de mercado é maior ou menor? As vantagens são maiores ou menores?) .: É possível reaproveitar a água do banho de uma residência para a descarga do vaso sanitário a partir de um sistema portátil de recolhimento da água  Viabilidade técnica (teórica. manutenção)  Viabilidade econômica (custos de projeto.

Desde que as várias teorias sobre forças e gravidade viraram a Lei de Newton.: Leis de Newton. Leia só o que disse Einstein: "Em nosso esforço para compreender a realidade. poderá imaginar um mecanismo responsável pelo que observa. é bom que você saiba que um êxito como este não é comum. Ex. Muitas teorias tiveram que ser abandonadas.• • • Metodologia de Pesquisa Científica Quando uma hipótese é exaustivamente estudada por diversos pesquisadores e comprovada a partir de diferentes metodologias esta hipótese pode se tornar uma teoria e até uma lei. aumento as temperatura do planeta. só se fala em lei de Newton da gravitação universal. somos como um homem tentando entender o mecanismo de um relógio fechado. Aliás. Ele vê o mostrador e os ponteiros. nunca poderá . um verdadeiro cientista é o primeiro a duvidar de suas próprias hipóteses e de suas próprias teorias. mas. Mas. Ouve o seu tique-taque. Mas. Se for habilidoso. Vive planejando experiências para derrubá-las. não tem meios para abri-lo.

que aspectos já foram abordados. quais as lacunas existentes na literatura. Favorecerá a definição de contornos mais precisos do problema a ser estudado. porque fornecerá elementos para você evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto d) Revisão da Literatura: Nesta fase você deverá responder às seguintes questões: quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto. . ser uma revisão teórica. • Pode objetivar determinar o “estado da arte”. ser uma revisão empírica ou ainda ser uma revisão histórica. • A revisão de literatura é fundamental.

Ex. como vem sendo tratado na literatura.:A principal contribuição é econômica com complementos nas áreas de preservação do meio ambiente  Estado da arte. A pesquisa realizada está acima de outros trabalhos realizados?  .Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto e) Justificativa: Na justificativa deve-se indicar: Relevância da pesquisa: prática e intelectual. Nos exemplos citados a relevância da pesquisa é prática  Contribuições para compreensão ou solução do problema que poderá advir com a realização de tal pesquisa. estágio de desenvolvimento do tema proposto.

se é realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução para ele. O custo de reaproveitamento do material depositado no sistema de injeção das fundições está inviabilizando a produção de fundidos? Existe uma alta concorrência entre empresas de fundidos que justifica a diminuição de custos da produção? O armazenamento do material depositado está ocupando espaços que inviabilizam a produção nas grandes cidades? . diminuindo o descarte da água? • Ex. isto porque objetiva buscar sua solução. Existe uma tendência a escassez de água na região metropolitana de São Paulo? A água está ficando com um custo que justifica o seu reaproveitamento? Existe a necessidade de preservação ecológica. • Ex. A pesquisa científica depende da formulação adequada do problema.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto f) Formulação do Problema: Nesta etapa você irá refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa.

sistematizar. Analisar economia no processo de fundição. Ex.: Melhoria no processo de fundição • Objetivos específicos: define metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto g) Objetivos: Os objetivos esclarecem o que é pretendido com a pesquisa e indicam as metas que almejamos alcançar ao final da investigação. indicar. caracterizar.: Redimensionar o sistema de injeção do metal no molde. Os objetivos são normalmente categorizados em geral e específicos: • Objetivo geral: dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa. descrever. . Ex. Comparar melhoria na qualidade da peça fundida a partir do novo sistema de injeção • Os objetivos específicos podem ser articulados em uma lista que se inicia com propostas cognitivas de cunho mais descritivo como identificar.

massa não utilizada na fundição • A organização e análise dos dados: Ex.: Tabelas. Ex.: Pesquisa em campo. médias . gráficos. teórica em livros • As partes constitutivas da metodologia: • A amostragem e as formas de coleta: Ex. quantitativo de análises . dispersão. A metodologia especifica como os objetivos estabelecidos serão alcançados.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto h) Metodologia: A metodologia “representa mais do que uma descrição formal dos métodos e técnicas e indica a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico”.: Volume de água gasto em um banho.

. 2015. Ex. b) qualitativos: qualidades dos indivíduos em termos dos vínculos com o tema/problema a ser investigado. • Escolha do espaço e do grupo de pesquisa. São Paulo. y e z fundições.º de indivíduos. 5000 amostras. • Parte representativa da população estudada selecionada a partir de um universo mais amplo.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto • Definição da Amostragem: Quem? Onde? Quantitativo? Quando? Todas estas questões influem na confiabilidade do resultado.: Dados recolhidos das empresas x. • A amostra deve ser representativa em termos: a) quantitativos: n.

anuários. b) Observações.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto • Definição da Amostragem – Deve ser analisado a forma da coleta de dados de forma a obter uma pesquisa confiável dentro do objetivo proposto. artigos. • Técnicas para pesquisa de campo: a) Entrevistas. c) História de vida. Ex. . dentre outras.: Se o objetivo é a economia de água para população de classe C e D. a pesquisa de volume gasto em um banho não deve ser feita em residências das classes A e B. censos demográficos. dentre outras. d) Definição das fontes bibliográficas: livros.

c) Tabulação: agrupar casos que estão em várias categorias de análise. b) Codificação: dados brutos transformados em símbolos. interpretação do significado das respostas e dos dados coletados. não gosto. •) A Estatística é uma ferramenta importante para a análise dos dados e confirmação de sua confiabilidade para uso na pesquisa. favorável. . procura do sentido. desfavorável.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto • Organização e análise dos dados (Como são organizados e interpretados os dados?) • A organização dos dados em relação ao problema de investigação envolve: a) Estabelecimento de categorias: gosto.

1 . Objetivos: Detalhamento dos objetivos. Introdução: Apresentação formal do tema e do problema II. de forma a traduzir.Metodologia de Pesquisa Científica Etapas do projeto i) Constituição formal do projeto I. Referencial teórico: Destina-se a apresentar as leituras e fundamentos teóricos que embasam a proposta da pesquisa IV.Objetivos específicos – corresponde aos desdobramentos do objetivo geral. 2 . de forma a demonstrar a relevância da pesquisa. em suas diferentes especificidades.Objetivo geral – apresentam-se de forma global os objetivos pretendidos na pesquisa. V. Justificativa: Texto no qual se articulam os argumentos. o que se pretende alcançar. III. . Metodologia: Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem utilizadas.

IX.(Colocar no trabalho um . Embasa a pesquisa e pontos do trabalho que podem ser questionados pelos leitores. Conclusão: Resumo do trabalho contendo um breve apanhado dos objetivos e resultados da pesquisa. mostrando o levantamento de dados. VIII. Desenvolvimento: Exposição da resolução dos problemas. informações. VII. Tabelas de dados com muitas informações. as hipóteses e os cálculos realizados. Anexos: Os anexos devem conter informações que complementam o desenvolvimento do trabalho e que não devem ser colocados no corpo do desenvolvimento por se tratarem extensos.Metodologia de Pesquisa Científica VI. Bibliografia: Referencial teórico do trabalho..: Desenvolvimento de cálculos. Traz credibilidade ao trabalho. Ex.. A conclusão deve ser escrita replicando as informações essenciais do trabalho de forma sucinta fazendo com que o leitor possa se interessar pela leitura do desenvolvimento e por uma análise mais detalhada do desenvolvimento.