You are on page 1of 48

Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Instituto de Engenharia Mecânica – IEM
EME040 – Introdução à Engenharia Mecânica

Prof. Dr. Marcos Theiss Neves

EME040 – Introdução à Engenharia Mecânica

 A Engenharia e sua evolução.
 Comunicação científica e tecnológica.
 Criatividade.
 Cultura empreendedora.
 Projeto.
 A Engenharia e a sociedade.
 A ética na Engenharia.

ENGENHARIA MECÂNICA

É só isso?

O Perfil do Profissional
De acordo com as Diretrizes Curriculares do
Conselho Nacional de Educação CNE/2001,
o Engenheiro Mecânico deve ser capaz de
propor soluções que sejam, não apenas
tecnicamente corretas, ele deve ter a
ambição de considerar os problemas em
sua totalidade, em sua inserção numa
cadeia de causas e efeitos de múltiplas
dimensões.

com visão ética e humanística. sociais. em atendimento às demandas da sociedade. econômicos. ambientais e culturais. estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.O Perfil do Profissional O perfil dos egressos do curso de engenharia mecânica compreenderá uma sólida formação técnica científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias. considerando seus aspectos políticos. .

tecnológicos e instrumentais à engenharia. científicos. produtos e processos. • Conceber. . • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.Competências e Habilidades • Aplicar conhecimentos matemáticos. projetar e analisar sistemas.

formular e resolver problemas de engenharia. • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas. • Identificar. elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia. supervisionar. .Competências e Habilidades • Planejar.

Competências e Habilidades • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas. • Atuar em equipes multidisciplinares. • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita. oral e gráfica. • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas. .

• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.Competências e Habilidades • Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais. • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia. • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional. .

.O Campo de Atividades O campo de atividades do engenheiro mecânico relaciona-se com quase todos os aspectos da tecnologia aplicada a processos industriais.

marketing e vendas.  Área empresarial. .Onde o Engenheiro Mecânico pode trabalhar?  Em indústrias de modo geral.  Institutos de pesquisa.  Empresas de consultoria.  Instituições de ensino.  Companhias de energia elétrica  Companhias de petróleo.

CREA . CONFEA . DE 29 JUN 1973 – CONFEA.Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 218.Atribuições Profissionais As Atribuições Profissionais do Engenheiro Mecânico.Veterinária .Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. CREA – Engenharia CRM – Medicina OAB – Direito CRV .

 Processos de fabricação.  Fenômenos térmicos. .  Física e química.  Matemática básica e avançada.  Fundamentos de programação.  Materiais (resistência) para engenharia.Disciplinas do Curso  Introdução à engenharia mecânica.  Metodologia científica.

 Dentre outras.  Eletricidade.Disciplinas do Curso  Projetos de componentes mecânicos.  Organização Industrial e Administração. .  Segurança e higiene no trabalho.  Ecologia e segurança no trabalho.  Desenho básico e de máquinas.  Vibrações mecânicas. Eletrônica e Instrumentação.

mecânico no cotidiano Engenheiro Mecânico Necessidade Projeto mecânico do equipamento Projeto térmico Definição dos materiais Processo de fabricação Ideia de solução .O eng.

O eng. mecânico no cotidiano Engenheiro Mecânico Ideia de solução Necessidade Geração do frio Concepção do equipamento Produto Final .

Mecânico Necessidade Geração do calor ? Calor Concepção do equipamento Problema de engenharia ? Engenheiro Mecânico Ideia de solução Produto Final ? Solução existente .Você agora é o Eng.

Componente mecânico Projeto mecânico de uma válvula Equipamento em operação .

Geração de Energia Elétrica Usina hidrelétrica Vertedouro Tubulação Como funciona? .

.Turbinas Hidráulicas E o engenheiro mecânico? Projeto hidráulico da turbina Cálculo mecânico da turbina Desenho da turbina Material da turbina Usinagem. soldagem. etc. Montagem do sistema Operação. manutenção. etc. fundição.

Máquina Rotativa Lubrificação e mancais Teoria da lubrificação Mancal .

Análise de Componente Lubrificação e mancais Projeto Fabricação Testes Operação .

etc.Indústria Automotiva Transmissão automática E o engenheiro mecânico? Projeto mecânico Projeto eletro-hidráulico Desenho Materiais para fabricação Usinagem. fundição. soldagem. Montagem do sistema Lubrificantes e lubrificação. etc. Manutenção. . Testes.

Testes. . soldagem. etc. Manutenção. fundição. etc.Equipamento Térmico Caldeira ou gerador de vapor E o engenheiro mecânico? Projeto mecânico Projeto térmico Desenho Materiais para fabricação Usinagem.

Usina Termelétrica .

Guindastes Vocação de engenheiro? Engenheiro mecânico .

Guindastes .

Máquinas e equipamentos Projeto da máquina Projeto do sistema acionamento Projeto de componentes Manutenção geral .

Mineração .

Fabricante Krupp .Mineração Maior escavadeira do mundo – Alemanha.

.5 campos de futebol!). Ela custou US$100 milhões para ser fabricada. a maior do mundo é a Krupp Bagger 288: Mede 95 metros de altura e tem 215m de comprimento (2.Mineração Dentre as escavadeiras. Ela pesa 45.500 toneladas (quarenta e cinco mil e quinhentas toneladas!).

Indústria Alimentícia .

Indústria Petrolífera .

Indústria Farmacêutica .

Indústria do Açúcar e Álcool .

Escavadeira Túnel .

Escavadeira de Túnel .

9 km sob o mar do canal da mancha Inaugurado em 1994 .Eurotúnel 50.5 km de comprimento 37.

Grandes Máquinas .

Grandes Máquinas Trator de Esteira .

Grandes Máquinas Trator Carregadeira .

Grandes Máquinas Caminhão Basculante .

Grandes Máquinas Avião ANTONOV 225 .

Grandes Máquinas Avião ANTONOV 225 .

Grandes Máquinas .

Grandes Máquinas Transportador de Naves Espaciais (NASA) .

” . evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam. estarei em paz comigo e com Deus. além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina.Juramento do Engenheiro “Prometo que. não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia. Assim sendo. Respeitarei a natureza. no cumprimento do meu dever de Engenheiro.

O mundo sem Engenheiro Mecânico .