You are on page 1of 26

Criação e Manejo de

bezerras leiteiras

Amanda Lima
Medicina Veterinária
UNIUBE

Por onde começar ?





Manejo sanitário
Manejo nutricional
Cruzamento
Cuidados com novilhas e vacas gestantes
Desenvolvimento fetal
Período pré-parto

para que o animal não sofra com estresse durante o parto. sombreamento. Na prática.Momento do parto   O piquete de maternidade deve estar dentro dos critérios desejáveis(boa localização. podemos assim discriminá-las: . É importante ter conhecimento das etapas do parto. ambiente calmo). evitando assim complicações futuras.

Fase de preparação Fase de dilatação Fase de expulsão do feto .

Cuidados pós-parto Colostragem:  A ingestão do colostro. no máximo até 6 horas. preferencialmente mamado na vaca. período em que a absorção de imunoglobulinas é mais eficiente. é de suma importância e deve ser fornecido o mais rápido possível. sempre de alta qualidade. Após o nascimento. . na quantidade de 2 kg para bezerras de raças grandes e 1 kg para bezerras de raças pequenas.

.

.

na quantidade de 2 litros pela manhã e 2 litros à tarde.600 ml de leite integral . Na falta do colostro! .1 colher de chá de óleo vegetal .  E posteriormente.1 ovo batido em 300 ml de água . pelo menos por 2 a 3 dias após o nascimento.

diarréia e até a morte. três vezes.Cura do Umbigo:  A cura do umbigo deve ser rápida e eficiente. abscessos hepáticos e medular. pneumonias. meningite. cistites. .  A cura deve ser feita logo após o nascimento com solução de Iodo a 7% repetindo. artrites. no mínimo. baixa condição corporal. pois falhas levam às infecções da veia umbilical.com riscos de formação de abscessos.

.

É o momento onde ocorre a mudança rápida do sistema digestivo devido à passagem gradativa de uma alimentação líquida para uma alimentação sólida.Manejo Nutricional  Este é o 2º período crítico na vida de uma bezerra. para ser um ruminante. A bezerra deixa de ser um animal préruminante. .

30 3 a 4 Kg 30 – 45 2 Kg 45 .60 .Consumo bezerras Holandesas Leite/Dia Dias 4 a 5 Kg 1 .   Fornecimento do leite: Natural Artificial .3° dia até 8/12 semanas .

 Fornecimento do concentrado: .O concentrado já pode começar a ser oferecido na 2° semana de vida cerca de 80 a 100 g/dia com intuito de desenvolver as papilas ruminais e aos poucos substituir a dieta liquida. . Quando a bezerra estiver consumindo entre 800 a 1000g já se pode suspender o fornecimento do leite.

.

 Fornecimento do Volumoso: . . capim verde picado ou silagem de milho) deve ser fornecido desde a segunda semana de idade. Quanto mais cedo o animal tiver acesso ao volumoso mais cedo será seu desenvolvimento rumenal.Um bom volumoso (feno.

estimulando assim a ingestão de concentrado. . constantemente disponível para suprir a falta de saliva na jovem bezerra e assegurar desta forma. uma boa fermentação no rúmen. Água: .É importante que a água esteja.

conforto. funcionalidade e baixo custo.Sistemas de criação  As instalações devem ser planejadas buscando. . higiene.

com média de 1. .00x1.20x2.Casinha  Consiste de casinhas de madeira ou de aço. com tamanhos variados.0. A casinha é móvel e pode ser mudada de lugar diariamente ou semanalmente. O animal permanece por 90 dias. dependendo da limpeza do local.

.

. com uma área coberta com telhas que continuam com sombrite. de estrutura física fixa.Argentino  Consiste de um piquete com pasto.

.

. separados por categoria de idade. concentrado e feno.Piquetes  Os bezerros são criados todos juntos em um piquete de pasto. No local tem cocho coletivo para água.

.

Bezerreiro Eletrônico  Os animais são divididos em lotes por idade. possuem um chip que os indentifica .

.Conclusão  É necessária uma atenção em todas as fases de desenvolvimento das bezerras para que possamos obter no final animais aptos para reprodução e produção.

 Obrigada! .