You are on page 1of 9

ELEMENTOS DE

MÁQUINAS

INTRODUÇÃO Os elementos de maquinas são elementos constituintes de maquinas e equipamentos com o objetivo de fixar ou de transmitir movimentos. rodas de atrito. pinos. arruelas. Permanentes ou fixos.Os mais utilizados em mecânica são: rebites. . Enquanto os elementos de transmissão mais utilizados são: engrenagens. e chavetas. porcas. cavilhas. Os elementos de maquinas podem ser de dois tipos: Moveis. Os elementos de fixação são elementos presentes nas maquinas com finalidade de fixar partes não soldadas e ser um canal de transmissão potencia. parafusos. roscas e etc. correntes. correias.

Esforços Internos: Solicitantes: Momento Fletor (M): devido ao momento estático de forcas. engrenagens. carga concentrada e momento estáticos de forcas. parafusos e etc. Forca normal ou Axial: devido a forca axial concentrada. Resistentes Tensão Normal (σ): devido as forcas normal e cortante. Tipos de esforços: Esforços externos: Ativos: carga distribuída. trabalham constantemente suportando esforços e/ou transmitindo-os.Cargas Presentes nos Elementos de maquinas: Os elementos de maquinas. . eixos. polias. Forca cortante (Q): devido as cargas externas concentradas perpendicular ao eixo da secção transversal. Momento torsor (Mt). Tensão de Cisalhamento (τ): devido a forca cortante e ao momento torsor. Reativos: reações de apoios (mancais e vínculos).

. cabo. etc).Principais esforços solicitantes a) Tração: O esforço de tração e um tipo de esforço que atua na direção axial de um elemento (barra. na direção que a carga atua. Devemos também notar que a tração alem de atuar na direção axial. ou seja. fazendo com que este elemento tenha uma tendência a se alongar nesta direção (direção axial). também atua perpendicularmente a secção transversal do corpo que esta sendo tracionado.

. produzindo um encurtamento do material.Principais esforços solicitantes b) Compressão: Esforço solicitado por duas forcas “F”. no entanto diferentemente do esforço de tração as forcas ocorrem comprimindo o elemento.

. ocorrendo assim a flambagem (encurvamento).Principais esforços solicitantes c) Flambagem: Quando a barra comprimida e proporcionalmente muito comprida em relacao a sua seccao transversal. que atuam no sentido de comprimir a barra. gracas a atuacao de duas forcas “F”.

onde as duas forcas tendem cisalhar (cortar) o elemento. .Principais esforços solicitantes d) Cisalhamento: Duas forcas grandes e opostas “Q” atuam no sentido perpendicular ao eixo do elemento.

.Principais esforços solicitantes e) Flexão: Um elemento de maquina e submetido a flexão quando uma forca “F” atuar perpendicularmente ao seu eixo provocando ou tendendo provocar uma curvatura.

.Principais esforços solicitantes f) Torção: Nesse caso duas forcas “F” tendem atuar no elemento em um plano perpendicular ao seu eixo no intuito de torcer cada secção reta deste.