You are on page 1of 28

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS?

Uma sequência didática (SD) pode
ser definida como uma sucessão
planejada de atividades progressivas
e articuladas entre si, guiadas por um
tema, um objetivo geral ou uma
produção.

. etapa por etapa.. planejadas para ensinar um conteúdo. As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si.. elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. .. OU SEJA.. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar.

partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. . pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual.AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SÃO USADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA? Podem e devem ser usadas. Essas sequências orientam o professor para o trabalho com os gêneros textuais.

o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos. passo a passo. . antes de propor uma produção escrita final. de modo a explorar diversos exemplares desse gênero. pois ao organizar uma sequência didática.POR QUE USAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS AO TRABALHAR LEITURA E ESCRITA? Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual. estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita.

Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura. . escrita..... o que faz mais sentido para quem aprende. oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto.. ALÉM DISSO.

O QUE É PRECISO PARA REALIZAR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS? É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem dos alunos acerca desse gênero. nem muito difícil. o que poderá desestimulá-los a iniciarem o trabalho e envolverem-se com as atividades. o que desestimulará os alunos por não encontrarem desafios. Isso é necessário para que a sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil. .

... UMA DICA... Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos. para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros. .

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS ETAPAS .

1ª ETAPA APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO .

Organize. . Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas. junto com a turma. anotando em um cartaz cada etapa da proposta. um plano de ação.1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO É importante explicar o trabalho passo-apasso.

para quem é produzido. o professor conversa com os alunos sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado. onde e como é produzido. .1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa. qual o tipo de linguagem utilizada etc. ou seja: finalidade.

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Nessa etapa. o que fora previamente levantado pelos alunos. . comprovando. com vistas a discutir sobre os aspectos de sua organização. ou não. o professor deverá promover o contato dos alunos com diferentes textos do mesmo gênero a ser trabalhado.

coletando dados da cultura local. É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como fazer).1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. qualquer que seja a situação comunicativa. entrevistando pessoas. pesquisando. . utilizando o gênero mais apropriado para a produção. É preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve.

2ª ETAPA PRODUÇÃO INICIAL .

onde o texto vai ser publicado (no jornal da escola. que posição tem o autor (aluno. narrador). representante da turma. ao propor a primeira produção aos alunos. . divertir). professores). convencer. colegas. no jornal local). no mural da sala de aula. qual é a finalidade (informar. Essa produção aponta os saberes dos alunos e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem. o professor deve detalhar a situação de comunicação: para quem se destina o texto (pais.2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Nessa etapa.

É fundamental oferecer bons e variados textos. escrita e oralidade.2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de atividades de leitura. as mais diversas possíveis. . aproximando a turma do gênero em estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos alunos.

para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos autores na escrita. Por exemplo: ler textos. os tempos verbais utilizados).2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL No decorrer das atividades. identificar as marcas próprias do gênero ( as expressões próprias. . é essencial a mediação do professor.

exponham seus conhecimentos. Neste papel. o professor incentiva a participação de todos. dúvidas. faz intervenções. organiza as falas. dando oportunidade para que os alunos troquem ideias. O professor coordena a produção de texto coletivo. transforma o discurso oral num texto escrito. .2ª ETAPA – PRODUÇÃO INICIAL Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática.

3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS .

3ª ETAPA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS – MÓDULOS .

3ª ETAPA – Instrumentos necessários para superação dos problemas Em cada um desses níveis. dando. por diferentes vias. assim. o aluno encontra problemas específicos de cada gênero e deve. ser capaz de resolvê-los simultaneamente. suas chances de sucesso” . a cada aluno a possibilidade de ter acesso. desse modo. aumentando. “é muito importante propor atividades as mais diversificadas possíveis. ao final. em cada módulo. às noções e aos instrumentos. Para isso.

4ª ETAPA PRODUÇÃO FINAL Eu escrevi um texto formal ou informal? Coloquei todos os elementos do gênero?  Utilizei os termos de forma expressiva. adequando-os à situação de comunicação? Cometi erros ortográficos? Quais? .

. Nessa produção final. o aluno deve por em prática tudo o que foi aprendido ao longo da sequência didática.4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL É hora de o professor mobilizar os alunos para a escrita individual. é necessário retomar a situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Para realizar essa atividade.

Exige ler. identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. reler. Portanto. . o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL Essa é uma tarefa que exige muita dedicação por parte do professor e dos alunos.

É muito importante respeitar a decisão da turma. se expostos em mural etc.4ª ETAPA – PRODUÇÃO FINAL O professor deve acordar com os alunos como preferem que seus trabalhos sejam publicados: se somente na turma. . a turma pode decidir por não expor publicamente suas produções. Dependendo do gênero textual. principalmente em se tratando de alunos adolescentes.

com .blogspot.smescrevendofuturo.ENCAMINHAMENTOS •Leitura dos livros: O que nos dizem os textos dos alunos? Poetas da Escola •Curso: Sequência Didática: Escrevendo por meio de resenhas •Próximo Encontro •Blog: www.

OBRIGADA! .