You are on page 1of 17

A

Musicalidade
Entre A
Língua Oral

Apresentaçã Este projeto procura o apresentar atividades que despertem o interesse do aluno na Educação Musical. visando desenvolver as áreas de linguagem oral e escrita. considerando os princípios de desenvolvimento e aprendizagem apropriados .

As Inteligências Múltiplas De .

Existe a música para sonhar. para a tristeza. para a alegria. para cantar. . em torno de nós.Justificativa A música está no aqui e no agora. para a meditação e para enaltecer um povo. para dançar.

Os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização. ouvindo. .Música se aprende desde que se nasce.

Objetiv os .

reconhecendo a utilização expressiva do som e da escrita através da ludicidade musical. e seus benefícios para o desenvolvimento na linguagem oral e escrita.   .Objetivos gerais Desenvolver na criança a capacidade de reconhecer a intensidade e a importância que a música tem.

Objetivos Específicos Incentivar a leitura. Perceber através da expressão oral a musicalidade e as composições. a imitação a invenção e as criações musicais. através da música. Interpretar músicas explorando a linguagem e a musicalidade através de jogos cantados e rítmicos. interagindo música e linguagem. .

  .Familiarizar a música através da escrita. Usar a música para desenvolver a linguagem oral e escrita.

4° Momento: Dramatização da música. . 2° Momento: Apresentação da letra da música em forma de texto.Metodologia  1°º Momento: Roda para ouvirmos e cartarmos a música. 3º Momento: Confecção do livrinho.

Recursos Didáticos  Aparelho de som para reproduzir a música  através de CD. .  Livrinhos impressos com a música e  desenhos em formato de casinha.  Atividade impressa com a letra da música.  Fantoches com os personagens da música.

.Proposta de Avaliação  Essa proposta de avaliação será objetivada para a investigação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita através do uso da música despertando nos alunos curiosidade e atenção.  A intervenção do professor. criando situações e intervindo no processo. é fundamental para uma aprendizagem significativa.

2004). Assim.   . consideramos todas as produções dos alunos como registros significativos e representativos de respostas às questões propostas (Rezende.

abordando a música conseguimos desenvolver a linguagem oral e escrita num processo de ensinoaprendizagem que traz mais vivacidade e alegria para as aulas.Conclusão O trabalho com música faz com que as crianças aprendam com mais facilidade e se sintam mais acolhidas no ambiente de estudo. .

assim como afirma as questões elaboradas por Howard Gardner. . Através da música a criança se reconhece como Ser. essencial para o desenvolvimento da criança. concretiza criativamente seus desejos. criar. pensar e transformar através da música. expressar. necessidades e fantasias. perceber. expressa.A musicalização é um processo de desenvolvimento da capacidade de sentir. Cantar é uma brincadeira saudável.

13. Centro América.3 Ed. V. A Teoria das Inteligências Múltiplas. Piaget.  p.uol. São Paulo: Summus. 1998.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PRÓ-FORMAR.K.com. Vygotsky. DANTAS. 3   GARDNER. 2005 Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget.html . Brasília: MEC/SEF. HMP http://www. RCNEI . Artigo publicado na Revista Cenário Musical n. Estruturas da Mente. 1994   O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO MUSICAL.H. 1992. Leila Sugahara . Porto Alegre:Artes Médicas Sul.almanaque.Projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil.47-74 BRASIL. Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. MT: Ed. M.br/musicaoquee. Secretaria de Educação Fundamental. H.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. OLIVEIRA.ed. In LA TAILLE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.folha.

Campo Grande. O centro de pesquisa de música contemporânea da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Esther. 1985. Aprendizagem e Musicalidade.Beyer. .br   REZENDE. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da UFMG. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA.mus. Rosângela (2007). XVI Encontro Nacional da ABEM e Congresso Latino-Americano da ISME 2007.musicaeeducacao. Duarte. Hans J. 8 a 11 de outubro de 2007. In Anais do XVI Encontro Nacional da ABEM e Congresso Latino-Americano da ISME 2007.   http://www. uma nova proposta de ensino musical. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. Belo Horizonte. Márcia Ambrósio Rodrigues. 2. CD   KOELLHEUTTER. São João del Rei. REZENDE.