Síntese do Livro

O MONGE E O EXECUTIVO

AUTOR: James C. Hunter EDITORA: Sextante

A GRANDE IDÉIA
Para Liderar é preciso Servir. O princípio por trás da liderança efetiva é baseado na interação entre responsabilidade, respeito e caridade Acima de tudo Liderança é uma questão de caráter.

Poder vs. Autoridade

Poder é a habilidade de forçar ou coagir alguém a fazer alguma coisa, mesmo que não seja o que querem fazer. Autoridade, por outro lado, é a habilidade de fazer com que os outros façam espontaneamente o que você as pede, por causa da influencia que você exerce sobre elas. Liderança por servidão é conseguida por ações espontâneas das pessoas. Liderança por servidão é construída com base no relacionamento, no amor, em serviço e no sacrifício.

O Problema do Poder
O Poder destrói relacionamentos. Insatisfação de empregados é na realidade uma rebelião mascarada As Pessoas hoje em dia respondem ao poder diferentemente, a sociedade hoje esta cética e preocupada com as pessoas nos cargos de poder.

Relacionamentos Saudáveis
Relacionamentos baseados em confiança nas relações de negócio revelam componentes de sucesso. Nas relações de troca entre clientes e empregados é necessário que haja comprometimento e respeito entre ambas as partes.

Necessidade vs. Vontade
Existe uma grande diferença entre atender a uma necessidade e atender a uma vontade. A marca de um líder é que ele sabe identificar e atender as necessidades de suas pessoas.

Troca de Paradigmas
Com a paradigma do De Cima para Baixo a mensagem enviada as organizações é que todos estão olhando para para cima, para o CEO e para longe de onde suas atenções deveriam estar voltadas para o Cliente. Todos dentro da pirâmide deveriam adotar este novo paradigma em que Liderar é Servir.

Definição de Liderança
Liderar é definido como a habilidade de influenciar as pessoas a espontaneamente trabalhar para alcançar um objetivo comum. Influência é como você consegue que as pessoas façam voluntariamente o que você as pede.

Definição de Liderança por Servidão
Todos que queiram liderar devem primeiro servir Autoridade é baseada no serviço e sacrifício que você dispensa aos que você lidera Não haverá serviço ou sacrifício se não houver Amor O Amor está fincado firmemente entre suas intenções e suas ações suas vontades.

Oito Atributos do Amor e Liderança
(Qualidades de um Servo Líder ou atributos do Amor)

Paciência Mostrar auto-controle. Carinho - Dar atenção, apreciar e encorajar Humildade Ser autêntico, sem pretensão ou arrogância. Ter Respeito Tratar as pessoas como sendo importantes Caridade Atender as necessidades dos outros

Oito Atributos do Amor e Liderança
(Qualidades de um Servo Líder ou atributos do Amor)

Perdoar não guardar ressentimentos dos que erram Honestidade ser verdadeiro Comprometido Ser firme as suas escolhas.

Se plantarmos crescerá
Para que a autoridade e a influência floresçam, é necessário que tenhamos o ambiente propicio, o sentimento de amor deverá estar presente, para que possam germinar.

Políticas de Comportamento no ambiente de traballho
Liderar por exemplos Há uma grande diferença entre influenciar alguém a mudar e efetivamente tentar mudar alguém

As escolhas que fazemos
O que separa os homens dos animais, é a capacidade de pensar e raciocinar Ser um líder é uma escolha Liderança começa com a vontade, e sua vontade consiste na escolhas das ações que formarão o corpo de suas intenções.

Os quatro estágios no aprendizado de novas habilidades de liderança
Inconsciente e sem habilidade (Criança que ainda não sabe escovar os dentes.) Consciente e sem Habilidade (A criança sabe que tem de escovar os dentes, mas têm dificuldade em manusear a escova.) Consciente e habilidoso (Já sabe que têm de escovar os dentes, e o faz com perfeição.) Inconsciente e Habilidoso (Adulto que está habituado a fazer a escovação dos dentes, e o faz com perfeição, sem pensar no porquê disto.)

A recompensa
Liderar com autoridade faz com que a pessoa tenha uma missão na vida: servir as pessoas que você lidera, escutar às suas necessidades, saber reconhecer, dar carinho e ser honesto, isso tudo entre tantas outras coisas. Você amadurece psicologicamente e espiritualmente, o que na realidade, é a meta suprema do ser humano na jornada da vida.

Conclusão:
Eis algumas delas: O chefe acredita que sua função é empurrar as pessoas adiante; o Líder Servo acredita que deve dar o exemplo e apoiar as pessoas que querem segui-lo.

Conclusão:
O chefe acredita que sabe as respostas; Líder Servo acredita que deve levar as pessoas a se questionar sobre as suas perguntas.

Conclusão:
O chefe acredita que seu papel é dar ordens; o líder Servo acredita que o seu papel é demonstrar na prática o fundamento da prática de servir o próximo.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!