You are on page 1of 31

PROCESSOS

HIDROMETALÚRGICOS
METALURGIA DO COBRE

Integrantes:
Dione Vladimir
Giovanni Cruz
Haroldo Vasconcelos
Ingrid Brandão
Milton Pires
Thiago Ângelo
Professor:
Hiller Araújo
Instituição:
FASAR – Faculdade Santa Rita
1 de 31

INTRODUÇÃO

O cobre foi o primeiro metal conhecido pelo homem .

É obtido a partir de minérios, sendo os mais comuns os minérios
sulfurados, devido à grande afinidade que tem pelo enxofre (S)

Dois deste minérios se destacam: A calcopirita(Cu 2S + Fe2S3),
apresentando teor de cobre próximo de 35% e a calcosita
(Cu2S), com cerca de 80% de teor de cobre. Estes minérios
costumam ocorrer em profundidade

2 de 31

INTRODUÇÃO
Além dos minérios sulfurados, existem os minérios oxidados
(Cuprita - Cu2O)e carbonatados (Azurita - 2CuCo 3) que são mais
comumente encontrados na superfície

O Cobre é um dos metais mais importantes industrialmente, por
ser dúctil, maleável, além de possuir alta condutividade elétrica e
térmica.

Suas

principais aplicações são na produção de materiais
condutores (fios e cabos) e em ligas metálicas, como latão e
bronze.

3 de 31

4 de 31 .INTRODUÇÃO Figura 1 – Cristal de cobre. Figura 2 – Minério de cobre tipo óxido.

 O Chile é o pais que possui a maior fatia das reservas. estas reservas abasteceriam o mundo por mais cerca de 50 anos. equivalentes a 11. que está na casa 11. Só há viabilidade econômica para abertura de novas lavras para minérios com teor acima de 1.5%. contando com 27% do total. Em seguida. 5 de 31 .6 milhões de toneladas.  As resevas mundiais de alto teor estão esgotadas.RESERVAS MINERAIS As reservas mundiais atuais atingem atualmente 607 milhões de toneladas de metal contido. As mais ricas apresentam teores de cerca de 4% de cobre.8 milhões de toneladas. O Brasil detém cerca de 2%. Considerado a demanda. aparecem Estados Unidos com 15%.

6 de 31 .RESERVAS MINERAIS Figura 3 – Mina de cobre em Chuquicamata. no Chile.

no Peru.RESERVAS MINERAIS Figura 3 – Mina de cobre em Cerro Verde. 7 de 31 .

Normalmente e feito por um moinho de bolas. Estes processos são:  Fragmentação – Visa redução granulométrica Moagem – Diminui ainda mais a granulometria.   Classificação – Separação de partículas por tamanho Concentração – Na obtenção do cobre.BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO Antes de ser submetido ao processo de extração do metal. que permite a obtenção de concentrados com teor elevado e boas taxas de recuperação  8 de 31 . é utilizada a flotação. o minério de cobre deve ser processado em algumas etapas de beneficiamento a fim de otimizar o processamento.

9 de 31 .  Utilizam-se agentes denominados coletores. depressores e modificadores para recuperar seletivamente o mineral de interesse por adsorção em bolhas de ar.BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO FLOTAÇÃO – O processo se baseia no comportamento físico químico das superfícies das partículas minerais presentes na solução.

10 de 31 .BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO Figura 4 – Processo de flotação mineral convencional.

BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO FLUXOGRAMA BÁSICO DE UM PROCESSAMENTO HIDROMETALÚRGIC O 11 de 31 .

O metal de interesse e os subprodutos são recuperados por processos químicos e/ou eletrolíticos. iremos conhecer o processo SXEW. nos processos Hidrometalúrgicos.12 TECNOLOGIAS DE EXTRAÇÃO DO COBRE  Como visto. A frente. Processo conhecido como Lixiviação. que é um processo relativamente novo 12 de 31 para obtenção do cobre puro . o minério é tratado em solução aquosa por um agente químico.

É um processo relativamente novo.  É o processo hidrometalúrgico aplicado na obtenção do cobre. que em tradução para a língua portuguesa quer dizer “extração por solvente e eletrorecuperação”. zinco e urânio. em alternativa aos processos pirometalúrgicos tradicionais. O processo SX-EW é mais utilizado na industria do cobre. porém apresenta bons resultados com outros metais como o cobalto. que vem sendo usado há cerca de 25 anos.PROCESSO SX-EW  A sigla SX-EW significa: Solvent extraction and electrowinning. níquel. 13 de 31 .

O minério. sendo a primeira a lixiviação e a segunda. Este processo é conhecido como lixiviação. a eletro-recuperação. O metal e subprodutos são recuperados da solução por um processo químico ou eletrolítico. 14 de 31 . o processo SX-EW é dividido em duas etapas. concentrado ou resíduos são tratados em solução aquosa por um agente químico.PROCESSO SX-EW  Como pode-se inferir.

15 PROCESSO SX-EW Figura 5 – Esquema de uma planta SX-EW 15 de 31 .

16 LIXIVIAÇÃO NO PROCESSO SXEW Utiliza-se uma solução de baixa concentração de ácido sulfúrico (H2SO4) e água sobre uma pilha de minério. Esta solução segue para um tanque de estocagem e posteriormente é enviado aos processos subsequentes. 16 de 31 . chamado “solução de lixiviação carregada”. O líquido percola através da pilha dissolvendo os minerais de cobre e dando origem a um líquido com conteúdo de cobre.

 O líquido percola através da pilha dissolvendo os minerais de cobre e dando origem a um líquido com conteúdo de cobre. 17 de 31 . chamado “solução de lixiviação carregada”.LIXIVIAÇÃO NO PROCESSO SX-EW  Utiliza-se uma solução de baixa concentração de ácido sulfúrico (H2SO4) e água sobre uma pilha de minério.

LIXIVIAÇÃO NO PROCESSO SX-EW  A solução de lixiviação carregada flui para um deposito de recolhimento e posteriormente à planta de extração por solvente.  Esta solução. 18 de 31 . já com o teor de cobre reduzido é enviada novamente à pilha de lixiviação para ser reutilizada e assim completando o ciclo. onde é misturada a um diluente para extrair o cobre do CuSO4 pelo processo eletrolítico ou cementação.

LIXIVIAÇÃO NO PROCESSO SX-EW Figura 6 – Etapa de lixiviação do minério de cobre. 19 de 31 .

20 de 31 .LIXIVIAÇÃO NO PROCESSO SX-EW Figura 7 – Etapa de lixiviação do minério de cobre.

21 EXTRAÇAO POR SOLVENTE  A extração com solvente se dá com o uso de produtos químicos especialmente desenvolvidos a base de óleo. afim de extrair os íons de cobre da solução de lixiviação. Nestes tanques. a solução lixiviada e vigorosamente misturada a um solvente orgânico. as moléculas orgânicas se unem quimicamente ao íon de 21 de 31 cobre. Durante a mistura. que deve ter atração pelo cobre. . extraindo-o da solução de lixiviação. Este cobre é fornecido na forma de Cu++ na solução.  O processo de extração por solvente é realizado principalmente em tanques ou câmaras de mistura.

captura seus íons e forma o CuSO4. onde ocorre o stripping e é proporcionado o contato da fase orgânica com o eletrólito ácido oriundo do processo de extração eletrolítica. A solução orgânica retorna 22 à de 31 fase inicial da extração por solvente . que será enviado ao processo de eletrodeposição.  O eletrólito. por apresentar mais afinidade iônica com o cobre. Este eletrólito tem alta concentração de ácido sulfúrico e algum cobre residual.22 EXTRAÇAO POR SOLVENTE  A fase orgânica carregada com o cobre segue para um novo tanque de mistura e decantação.

ELETRODEPOSIÇÃO NO PROCESSO SXEW  O cobre pode ser precipitado pelo processo de eletrólise. O cobre deposita-se sobre o cátodo que por sua vez.9% de pureza. 23 de 31 . obtendo um produto com cerca de 99. sofrendo eletrodeposição. É um processo que pode demorar diversas semanas. que é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4).  Na refinação eletrolítica empregam-se anodos de cobre com 99% de pureza e um eletrólito. é de cobre.

será empregado na etapa anterior do processo. como lingotes e placas para . que por sua vez. migram para o catodo.24 ELETRODEPOSIÇAO NO PROCESSO SX-EW  Durante a passagem de uma corrente contínua no banho. O sulfato remanescente (SO4) se deposita no anodo. regenerando o eletrólito.  O cobre obtido nesta forma é empregado para 24 de 31 fabricação de diferentes tipos de cobre comercial. o cobre depositado no catodo é vendido diretamente. os íons de cobre Cu++ presentes no CuSO4.  Nas eletro refinarias. ou na forma de lingotes.

REAÇÕES QUÍMICAS NA ELETRODEPOSIÇÃO DO Cu CuSO4 SO4-- Cu++ + Reação Anódica: SO4-.2e- (SO4)0 Reação Catódica: Cu++ + 2e- Cu 25 de 31 ..

REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA ELETRODEPOSIÇÃO DO Cu 26 de 31 .

COBRE OBTIDO APÓS A DEPOSIÇÃO 27 de 31 .

COBRE OBTIDO APÓS A DEPOSIÇÃO 28 de 31 .

COBRE OBTIDO APÓS A DEPOSIÇÃO 29 de 31 .

30 PROCESSO SX-EW 30 de 31 .

METALURGIA DO COBRE OBRIGAD O!! DÚVIDAS ? 31 de 31 .