You are on page 1of 19

AS VIRTUDES

“Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos
Céus, qual imenso exército que se movimenta ao
receber as ordens do seu comando, espalham-se
por toda a superfície da Terra e, semelhantes a
estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e
abrir os olhos aos cegos.”
Allan Kardec

Sociedade Espírita Allan Kardec.
Cristiano Alves

O que é virtude? • Significado: • Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal. • O conjunto de todas ou qualquer das boas qualidades morais. Fonte: Dicionário Priberam .

Qual o oposto de virtude? Relação virtude – vício Sugira algumas relações antagônicas .

qual o que se pode considerar radical? “Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Por mais que lhes deis combate. Daí deriva todo mal..Qual o oposto de virtude? O egoísmo 913. Dentre os vícios. não chegareis a extirpá-los. enquanto [. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo.” .. Ele neutraliza todas as outras qualidades.].

Qual a mais meritória de todas as virtudes? “Toda virtude tem seu mérito próprio.” Cap. porém. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade. pelo bem do próximo. qual a mais top? 893.O livro dos espíritos – Allan Kardec . está no sacrifício do interesse pessoal. porque todas indicam progresso na senda do bem. A sublimidade da virtude. XII – Parte 3ª . sem pensamento oculto. Há virtudes sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores.Mas e a virtude.

. II – Parte 4ª .O livro dos espíritos – Allan Kardec . não é o Deus dos cristãos. Esse. atribuíam à divindade as paixões dos homens. Cap. cioso e vingativo. Na ignorância em que se achavam. todavia.) Que os antigos tenham considerado o Senhor do Universo um Deus terrível. concebe-se.. o esquecimento das ofensas. que classifica como virtudes primordiais o amor. a caridade.(. a misericórdia.

71 – Vinha de Luz . vive no progresso.Na criação das boas obras. no trabalho. na santificação ou na beleza com que a experiência individual e coletiva se alarga e aperfeiçoa. na virtude ou na arte. Emmanuel. cap.

my God? .Mas o que é caridade.

perdão das ofensas.886. como a entendia Jesus? “Benevolência para com todos. indulgência para as imperfeições dos outros. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade.O livro dos espíritos – Allan Kardec .” Cap. XI – Parte 3ª .

Cap. XII – Parte 3ª . tanto quanto no futuro. se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo. tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem.O livro dos espíritos – Allan Kardec . Destruir um e desenvolver a outra.O egoísmo é a fonte de todos os vícios. como a caridade o é de todas as virtudes.

Círculo virtuoso 1 • Pense em virtudes 2 • Explore possibilidades de aplicação 3 • Aplique agora .

Mais virtudes trending topics • “A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos. que vos conduz a Deus. “ • Cap. é a irmã da caridade. XII – O evangelho segundo o Espiritismo – Miguel .

.

estas três virtudes: a fé. PAULO. cap. vv. a mais excelente é a caridade. mas. a esperança e a caridade permanecem. 1 a 7 e 13. XIII. (S. dentre elas. 1ª Epístola aos Coríntios.E tá bombando no trending topics há 2000 anos • Agora.) .

virtuoso.Estudo sistematizado Ascendendo espiritualmente Além Além de de virtuoso. seja seja sábio sábio Pratique-as Pratique-as FamiliarizeFamiliarizese se com com as as virtudes virtudes Tempo Investido .

sóbrio. modesto.” Cap. Não é virtuoso aquele que faz ostentação da sua virtude. é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. são qualidades do homem virtuoso. Ser bom. Infelizmente.Lembre-se • “A virtude. caritativo. no mais alto grau. XVII – O evangelho segundo o Espiritismo – Espírito François-Nicolas-Madeleine . quase sempre as acompanham pequenas enfermidades morais que as desornam e atenuam. pois que lhe falta a qualidade principal: a modéstia. e tem o vício que mais se lhe opõe: o orgulho. laborioso.

XVII – O evangelho segundo o Espiritismo – Espírito FrançoisNicolas-Madeleine . Pelo orgulho é que as humanidades sucessivamente se hão perdido.Lembre-se • “Mais vale pouca virtude com modéstia. pela humildade é que um dia elas se hão de redimir. do que muita com orgulho.” Cap.

.

.) ..FIM OU. SERIA UM COMEÇO? .