CAPÍTULO 5

SISTEMAS DE PARTIDA DOS
MOTORES

SISTEMAS DE PARTIDA DE
MOTORES
CONVENCIONAIS

Os mais comuns são:
INTRODUÇÃO
(1) Cartucho. (Não usado
A maioria dos motores de aeronaves
comumente).
é
(2) Manual de Inércia . (Não usado
acionada por um dispositivo chamado comumente).
motor de
(3) Elétrico de Inércia. (Não usado
partida (starter), ou arranque. O
comumente).
arranque é um
(4) Inércia Combinado. (Não usado
mecanismo capaz de desenvolver
comumente).
uma grande
(5) Elétrico de Engrazamento Direto
quantidade de energia mecânica que
pode ser
aplicada a um motor, causando sua
rotação.

A maioria dos arranques de motores A operação de todos os tipos de
convencionais é do tipo elétrico de
arranques
engrazamento
de inércia, depende da energia
direto.
cinética
Alguns dos poucos modelos mais
armazenada em um volante de
antigos
rotação rápida
de aeronaves estão ainda equipados em condições de giro. (Energia
com um dos
cinética é a força
tipos de acionadores de inércia,
processada por um corpo pela
sendo em ocasiões
eficiência do
muito raras, um exemplo de arranque seu estado de movimento, que pode
de
ser movido
acionamento manual, inércia manual ao longo de uma linha ou pela ação
ou de cartucho
de rotação).
Motores
partida de inércia
podem
serde
encontrados
No arranque de inércia, a potência é
Existem três tipos gerais:
armazenada
(1) Manual de inércia;
vagarosamente durante o processo
(2) Elétrico de inércia;
de
Durante a energização do motor de
(3) De inércia, combinado manual e energização
pelo giro manual ou
partida,
elétrico.
elétrico,
todas as utilizandopartes internas se movem,
se
um pequeno motor.
incluindo
o volante, formando um conjunto em
movimento.

consistindo.Assim que o arranque tiver sido completamente energizado. quando o solenóide do arranque é fechado. ele é acoplado ao eixo de manivelas do motor por um cabo. acionado manualmente. engrenagens de redução e um mecanismo de acoplamento e desacoplamento. basicamente. instantâneo e contínuo quando energizado. . é Esse tipo deelétrico arranque o arranque de provê acionamento acionamento direto. em um motor elétrico. que são operados através de uma embreagem ajustável de O motor diretamente alívio édeacionado sobrecarga de torque. ou por um solenóide de acoplamento que é eletricamente energizado. Motor de partida elétrico de engrazamento direto O sistema de partida largamente utilizado em todos os tipos de motores alternativos.

o motor de arranque desacopla automaticamente . O torque do motor é transmitido através de engrenagens de redução para a embreagem de alívio de sobrecarga. acima de tudo. enrolamento em série. o peso do cabo e a queda total de voltagem no circuito. Assim que o motor da aeronave alcança uma velocidade prédeterminada. reduzem. Um motor de arranque típico é um motor de 12 ou 24 volts. que desenvolve elevado torque na partida.O uso de solenóides e cablagens grossas com chaves de controle remoto.

SISTEMA DE PARTIDA USANDO MOTOR DE INÉRCIA COMBINADO O assunto seguinte cobre um tipo de sistema utilizado em grandes aeronaves bimotoras. Esse sistema inclui para cada motor. . um arranque de inércia combinado. uma chave de polo simples. cablagens e solenóides con forme necessário. uma bobina de reforço. duplo acionamento na cabine. O arranque de inércia combinado é mostrado na figura 5-6.

montada em um alojamento blindado. Colocando a chave na posição “up” opera-se o arranque A bobina de reforço operada pela bateria. . Duas chaves de partida estão são providos para a partida do motor. está instalada no suporte de cada motor. incorporando uma manivela para acionamento do arranque e cabo de controle para a partida. localizadas manualmente no painel elétrico da cabine.Controles externos de partida manual.

O motor consiste de um induzido e um conjunto pinhão. e um conjunto de castanha e cone . interpolado em série. um conjunto engrenagem e integral. consiste de um alojamento com flange de montagem. O alojamento do motor também age como O motor de arranque é irreversível. mostrada na figura 5-8. o conjunto do sino traseiro e o conjunto do alojamento do motor. uma de embreagem limitadora de torque. o arranque elétrico de acionamento direto consiste em dois componentes básicos: um conjunto motor e uma seção de engrenagens. engrenagem planetária de sol redução.SISTEMA DE PARTIDA ELÉTRICO DE ENGRAZAMENTO DIRETO PARA GRANDES MOTORES Para um sistema de partida típico CONVENCIONAIS para motor alternativo de alta potência. Sua velocidade varia diretamente com a voltagem aplicada. e inversamente com a carga A seção de engrenagens do motor de arranque. A seção de engrenagens é aparafusada no terminal do eixo de acionamento do motor para formar uma unidade completa.

Seção de engrenagens do motor de partida .

partida para a posição acoplada. Um botão ou punho no painel de empregam um motor de arranque instrumento elétrico montado sobre um adaptador está conectado por um controle do motor. automaticamente. 5-10). flexível a uma Um solenóide de partida é ativado. o são manualmente. ou por uma chave eleva o pinhão de acionamento do de ignição motor de no painel de instrumento. (Ver Os sistemas de partida acoplados fig. e Quando o solenóide é ativado. partida elétrico Alguns desses para uma engrenagem de sistemas são automaticamente acionamento de acoplados aos sistemas de partida.Os sistemas de partida acoplados manualmente em pequenas aeronaves empregam um pinhão de acionamento da embreagem para de partida transmitir potência de um motor de elétrico de acionamento direto. por um Esta alavanca botão de empurrar. seus fecha os contatos contatos da chave do motor de partida quando fecham. e a energia elétrica energiza o SISTEMA DE PARTIDA ELÉTRICO DE ENGRAZAMENTO DIRETO PARA A PEQUENAS maioria das pequenas aeronaves de AERONAVES motor alternativo emprega sistema . ou alavanca sobre o motor de partida. enquanto outros partida da árvore de manivelas.

A alavanca do motor de partida está presa na mola que retorna a alavanca e o controle flexível para a posição OFF. a ação da embreagem protege o pinhão de acionamento do motor de partida até que a alavanca de mudança possa estar livre para desacoplar o pinhão . Quando o motor dá a partida.

ou uma pedra comprimentos de originais. Lixa de esmeril ou assentamento da“carborundum” escova contra o nunca comutador devem ser usadas para este enquanto ele é girado. de partida. . e os ou arredondamento dos comutadores parafusos do terminal do motor bem apertados. por causa de sua possível ação de curto circuito.ticas de manutenção do sistema de partida A maioria das práticas de A tensão da mola da escova deve ser manutenção do o sistema de partida incluem suficiente para que elas tenham um substituição das molas bom e firme e das escovas. Os guias dos comutadores das escovas e torneamento das partes queimadas devem ser inquebráveis. as escovas do motor de comutadores partida devem ser substituídas do motor de partida podem ser quando desgastadas limpos segurando aproximadamente na metade do seus uma tira de lixa “00”. limpeza de acúmulos contato com o comutador. Sujeira ou espelhamento dos Como regra. propósito.

fora de arredondamento. são razões para tornear o comutador. ou condições de “alta mica”. .Rugosidade.

é necessário acelerar o compressor provendo ar suficiente para suportar a Os tipos básicos de motores de partida. Os procedimentos de pesquisa de panes listados na tabela 6 são típicos daqueles usados para isolar mal funcionamento em sistemas deDOS MOTORES DE PARTIDAS partida de pequenas aeronaves TURBINA A GÁS Motores de turbina a gás são acionados pela rotação do compressor.Pesquisa de panes nos sistemas de partida em pequenas aeronaves. Para acionar um motor de turbina a gás. Nos motores com dois estágios axiais do compressor.. causando sua rotação. turbina de ar e combustão. apenas o compressor de alta pressão é girado pelo motor de partida. são motores elétricos C. de modo que a rajada do jato de ar seja direcionada para dentro do compressor ou das palhetas do rotor da turbina. que foram desenvolvidos para uso nos motores de turbina a gás. . Um sistema de partida de impacto é algumas vezes usado em motores pequenos. Uma partida desse tipo consiste de jatos de ar comprimido. dirigidos para dentro do compressor ou da carcaça da turbina.C.

.

e a gás. de redução de voltagem é utilizado. nenhuma (2) sistemas de arranque e gerador. principalmente nos sistemas de partida para evitar danos no conjunto de acoplamento .Sistemas elétricos de partida Motores de partida de Os sistemas elétricos de partida acionamento direto são de nos motores de turbina a gás dois tipos. requerimentos O sistema de motor de partida e de baixo torque e de alta velocidade gerador para a partida são similares aos sistemas elétricos dos motores de turbina a gás. Um de acionamento mecanismo direto. embreagem de alívio de sobrecarga Os sistemas elétricos de partida de ou acionamento mecanismo de engrenagem de direto são similares aqueles usados redução são usados. nos Isto acontece por causa dos motores alternativos. usados nos motores de turbina acionamento direto. em geral: Em alguns arranques de acionamento (1) Sistemas elétricos de direto.

SISTEMA DE PARTIDA ARRANQUEGERA Muitos dos aviões de turbina a gás são equipados com sistemas de arranque gerador. opera como um engrazamento direto para motor de gerador para suprir a potência do sistema turbina a gás. . Esses sistemas de partida usamcomo uma de arranque-gerador que opera combinação um motor de arranque para acionar o motor durante a partida. após o motor ter alcançado a velocidade de auto-sustentação. elétrico. e.

(1) Campos em série (campo “C’). os enrolamentos em série (“C”). são usados. (2) Uma derivação do campo.O circuito interno de um arranquegerador mostrado na figura 5-14 tem 4 enrolamentos de campo. Durante a partida. e (4) Um enrolamento de interpolação ou comunicação. (3) Um campo de compensação. . de compensação e comunicação.

um arranque-gerador é montado na caixa de acessórios do motor. Aviões equipados com duas baterias de 24 volts podem suprir a carga elétrica requerida pela operação das baterias em configuração.Numa instalação típica de aeronave. . Durante a partida. a unidade do arranquegerador funciona como um motor de partida C.C. até que o motor tenha chegado a uma velocidade pré-determinada de autosustentação.