Alexandre da Macedônia domina o império persa. Integração do império através de estradas. .C. No seu governo destaca-se: divisão da sociedade rígida e ampliação da escravidão. No século XIII aconteceu a união das tribos medas.C. Relevo: Planalto semi-árido . Ciro unificou as tribos persas e tornou-se o imperador de toda região. Em 550 a. Localização: Atual Irã. Expansão do Império  Governo de Dario      Divisão do império em províncias (Satrápias) Criação de uma moeda para todo o império – O dárico. o império se enfraquece e em 300 a. Depois da derrota dos persas para os gregos.montanhas e desertos.

.

.

.

em homenagem a Zoroastro ou Zaratustra. AuraMazda (luz) e Alviriman (Trevas). Acreditava que o mundo é dominado pela luta entre duas forças contrárias. denominada de Masdeísmo ou Zoroastrismo.Sociedade de castas  Atividades econômicas: agricultura e comércio.  .  Crença no juízo final e na vinda de um salvador.  Religião: dualista.

.

conduziu seu povo até Canaã .C.Palestina. os hebreus foram escravizados (cativeiro do Egito – 400 anos). os hebreus (povo do outro lado do rio) se estabeleceram na Mesopotâmia. Êxodo – Retorno a Palestina (1250 a. Os patriarcas O primeiro foi Abraão – por volta de 1800 a.) . arameus e cananeus) Por volta de 2000 a. Com a expulsão dos hicsos.C. José do Egito – o povo hebreu foi para o Egito.C.       Região da Palestina – Povos semitas (filisteus.

Os Reis Período de centralização do poder – começa com Saul no ano de 1010 a. Governo de Salomão – Forte comércio com diferentes povos da região.       Os Juízes As guerras contra os cananeus e filisteus – Dois séculos de luta.Davi. . Nova luta contra os filisteus .C. Unificação das tribos – Governos dos juízes.

Ciro.). Em 63 a.C.C.C. o imperador persa dominou o império babilônico. Diáspora (70 d. O reino de Judá foi dominado por Nabucodonosor (587 a. Retorno a Palestina.) . a Palestina tornou-se parte do Império Romano.) –– Cativeiro da Babilônia. A Palestina foi invadida por Alexandre da Macedônia em 332 a.C. O reino de Israel foi dominado por Sargão II (722 aC.C.       Cisma – divisão do reino hebraico em dois – Judá e Israel. Em 539 a.

   Cultura – Literatura  os textos do velho testamento. . Religião – Judaísmo Primeira grande religião monoteísta.

Colônias – Tirinto.      Creta – Ilha do mar Egeu.C. Talassocracia – Império Marítimo mercantil. A ocupação começou por volta de 3000 a. Micenas e Tróia.C. – Povos vindos da Síria e da Turquia. Em 1200 a. Em 1400 a. os aqueus dominaram a cidade de Tróia.C os aqueus dominaram a ilha de Creta. Foi o fim da dominação cretense. .

.

. Religião: Era matriarcal – culto à Deusamãe. Tinha os mesmos direitos e funções que os homens.  Culto a plantas e alguns animais como o touro.   Sociedade : A mulher era valorizada. a serpente e o minotauro. ourivesaria. Economia: Indústria e comércio – metalurgia. símbolo da fertilidade.

Depois a Fenícia foi dominada pelos persas e macedônios.        Localização: Líbano. Colônias ao longo do Mediterrâneo – A principal era Cartago. Governo dos Sufetas (membros de um conselho de anciãos – ricos comerciantes). Cidades-Estados independentes. As principais eram Sídon. Em 701 a.C. Foram os principais navegadores do Oriente antigo. Criação de um alfabeto simplificado – deu origem ao alfabeto grego e latino. Biblos e Tiro. os assírios dominaram o território fenício. .