ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Eng. Esp. Paulo Lucio Ribeiro Junior

2016

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
Aula 2

Conceitos básicos – Força, Pressão e Perda de Carga
Dimensionamento de Reservatórios

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
Aula 2

Conceitos básicos – Força, Pressão e Perda de Carga
Dimensionamento de Reservatórios

força elétrica. força nuclear.” Existem vários tipos de força: força de inércia. força de atrito. força gravitacional. etc.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Força “Qualquer agente externo que modifica o movimento de um corpo livre ou causa deformação num corpo fixo. . força centrífuga e centrípeta. força magnética.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

entre eles o manômetro. É possível determinar a pressão através de alguns instrumentos. PSI (equivale a 0. Existem outras unidades como bar. atm.07 bar). a pressão é uma grandeza que quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PRESSÃO Na Física. onde a força é aplicada. milibar. o piezômetro e o vacuômetro. Segundo o Sistema Internacional. . mmHg. o barômetro. a pressão é medida na unidade N/m² (Newton por metro quadrado). unidade igualmente conhecida como pascal.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Manômetro .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Manômetro Um manômetro é um dispositivo para medir a pressão. Existem muitos tipos de dispositivos do manômetro de pressão. Esta poderia ser a pressão atmosférica. . ou a pressão de um gás ou líquido. incluindo manômetros de mercúrio e manômetros digitais.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Barômetro .

muitos outros físicos (ou filósofos naturais. Depois das descobertas de Berti e Torricelli. o princípio de funcionamento de barómetros de líquidos é basicamente o mesmo em qualquer caso. Contudo. a maior parte dos barómetros são do tipo aneróide. como se designavam nessas épocas) desenvolveram diferentes tipos de barómetros. Na atualidade.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Barômetro O barómetro mais simples. Os barómetros aneróides foram inventados pelo francês Lucien Vidie (1805 – 1866) que construiu um barómetro baseado no conceito proposto pelo alemão Gottfried Leibniz (1646 – 1716) de que a deformação de uma cápsula metálica na qual se fazia o vazio podia ser utilizada para medir a pressão atmosférica. o barómetro de mercúrio de Torricelli. . A altura desta coluna de mercúrio é uma medida da pressão atmosférica. consistia de um tubo (fechado numa das extremidades) que continha mercúrio.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Piezômetro .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Piezômetro Poço ou equipamentos de observação no qual é medido o nível freático ou a altura piezométrica. amostragem de voláteis e gases. O piezômetro não serve para leitura de pressão de gases. São instrumentos desenvolvidos para monitoramento de águas subterrâneas. Podem ser instalados permanentemente para monitoramento de curto ou longo prazo do nível e qualidade da água e na determinação inicial de plumas de contaminantes em águas subterrâneas. O piezômetro não serve para leitura de pressão menores que a pressão atmosférica. São ideais para a investigação inicial do local. O piezômetro não é conveniente .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS • FORÇA • PRESSÃO • PERDA DE CARGA .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS CONCLUSÃO: A pressão que a água exerce sobre uma superfície qualquer ( no nosso caso. e sim da altura. Dentro do sistema de abastecimento e da instalação predial a água exerce uma força sobre as paredes das tubulações. É o mesmo que dizer: a pressão não depende do volume de água contido em um tubo. A esta força damos o nome de “pressão”. o fundo e as paredes dos copos) só depende da altura do nível da água até essa superfície. .

desde um ponto qualquer da tubulação até o nível da água do reservatório. Quanto maior for a altura. Se diminuirmos a altura. Na figura a seguir. o que ocorre com a pressão exercida pela água nos diversos pontos das tubulações. a pressão diminui.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Nos prédios. pois ali a altura da coluna da água é maior que a coluna do ponto A. vimos que a pressão no ponto C é maior que em A. . é o mesmo que no exemplo dos copos. maior será a pressão. Isto é a pressão só depende da altura do nível da água.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Aula 2 Conceitos básicos – Força. Pressão e Perda de Carga Dimensionamento de Reservatórios .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Tipos de reservatórios (Caixas D’água): • Alvenaria • Concreto • Polímeros • Argamassa armada • Ferrocimento • Tambores tratados contra ferrugem • Cimento • Amianto .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Tipos de reservatórios (Caixas D’água): • Enterrado • Semi-apoiado • Apoiado .

. construir 2 ou mais reservatórios. natureza (presença de indústrias) e crescimento da cidade.000 litros. Para a capacidade maior ou igual 5.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS OBSERVAÇÕES: A dimensionar o reservatório. é recomendável um fator de segurança de 3 dias para a reserva do volume (essa recomendação não é uma exigência da norma). Os reservatórios devem ser construídos em local de fácil acesso a fim que possam ser inspecionados periodicamente. hábitos e nível sócio – econômico da população. influem no consumo de água. Fatores como o clima (+ quente e seco).

de acordo com ela. em que saberemos qual o consumo médio litros/dia estimados para determinadas edificações de acordo com o seu uso e com a quantidade de pessoas que a frequentam. A primeira dessas tabelas é a de “Estimativa de consumo Predial Diário”. o volume mínimo de água em um reservatório é a quantidade consumida em um dia mais a reserva de incêndio. usaremos algumas tabelas que ditarão o que devemos levar em consideração para cada situação da edificação. caso necessária à edificação.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS A norma que dita os critérios para o projeto das instalações prediais de água fria é a NBR 5626 e. Para os cálculos. .

. no entanto. possuiria uma população fixa de 5 pessoas. caso não seja possível obter o número exato de pessoas. de acordo com a tabela. um apartamento de dois quartos e um dormitório de empregada. poderemos utilizar a tabela abaixo para calcular o número aproximado.INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS População da Edificação Para o cálculo. é necessário sabermos a quantidade de pessoas que moram ou frequentam o local. Dessa forma.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Tabela A Tabela que segue a baixo é de extrema importância. já que define a quantidade de litros de água consumidos por pessoa em determinados locais. para que assim possamos fazer o cálculo da quantidade de água que será necessária ao reservatório em suas diversas situações. .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

Reserva para incêndio (se houver) . . utilizaremos duas fórmulas básicas: Sendo que: Vmin.Volume mínimo em litros Cd .Consumo por Unidade I .INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS Fórmulas Para o cálculo do dimensionamento.População abastecida C .Consumo diário N .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS .