VIDA DE DISCÍPULO

APRENDENDO A SER
DISCÍPULO I

Pr. Sérgio Paulo Vianna Cintra

porque dele procedem as fontes da vida. . guarda o teu coração.LEITURA BÍBLICA  Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar.

cada dia estamos modificando e sendo modificados pela vida?  . seja nos estudos. sendo que.INTRODUÇÃO Na vida de discípulo. o que devemos aprender?  Como devemos encarar os desafios que nos cercam dia após dia. no trabalho ou no viver doméstico?  Como agir com correção e sermos cada vez mais santos e justos segundo o Senhor?  Como crescer em santidade para atingirmos a estatura do “varão perfeito”?  Como vencer a cada dia os desafios que se nos apresentam.

inteligência. intelecto. guarda o teu coração. Leb no Hebraico é coração como centro da alma. mente.  Portanto:  . um mundo cada vez mais caótico e sem rédeas. porque dele procedem as fontes da vida”  O Sentido de coração neste texto.  Vejamos:  “Sobre tudo o que se deve guardar.INTRODUÇÃO A sabedoria de provérbios.  Esta mesma sabedoria nos apresenta o modo de Deus para manter a nossa sanidade Espiritual diante de um mundo em constante mudança. Kardiam na Septuaginta. nos apresenta pelo menos 4 modos de ficarmos atentos as modificações da vida.

pois. elas são importantes no nosso dia a dia.  Jesus asseverou que deveríamos guardar nossa intuição afim de vermos os sinais da vida espiritual  Mat_24:32 Aprendei.I – GUARDA AS TUAS INTUIÇÕES.  Guarda as tuas intuições.. Olhar os acontecimentos exteriores. Quando determinados indícios exteriores se apresentam a nós como sinais. Apesar das intuições no senso comum serem as vezes mal vistas... dê atenção a elas.  .. vendo neles a mão de Deus. a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam. precisamos estar atentos a eles. pois dela procedem as fontes da vida. sabeis que está próximo o verão.

 Ter em mente as sensações. fique atento a elas.  Rom_15:5 Ora.. Tiago e João. As sensações são os indícios interiores de fatos que nos cercam.  Dois textos nos apresentam as sensações:  Mar_14:33 E. o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros. elas também são verdadeiros alertas para vivermos melhor. saber identificá-las nos fará fortes em Cristo Jesus  Guarda pois as tuas sensações.  . começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. levando consigo a Pedro. sejam eles bons ou ruins. segundo Cristo Jesus..II – GUARDA AS SUAS SENSAÇÕES Apesar de as sensações também serem mal vistas no senso comum.

que fez o céu.  Tal e qual as sensações e intuições os sentimentos nos caracterizam e precisamos posicionar bem o que eles nos fazem:  Act_14:15 Senhores.  Guarda pois os teus sentimentos. os sentimentos dirigem nosso pensamento e nossa emoções. para que haja fortaleza em seu ser  . sujeito aos mesmos sentimentos. sujeitos aos mesmos sentimentos. ou do nosso sentimento. não choveu. e orou. Muitas vezes ferimos os sentimentos por causa do outro e não necessariamente por algo nosso. o mar e tudo o que há neles.  Tiago_5:17 Elias era homem semelhante a nós. Guardar os sentimentos e como guardar um tesouro. por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós. e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo. que são momentâneas e passageiras. a terra.III – GUARDA OS TEUS SENTIMENTOS Sentir-se mal. para que não chovesse sobre a terra. com instância. por três anos e seis meses. sentir-se bem.  Diferente das sensações. e.

. não que.  2Co 3:4-6 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. pelo contrário. não da letra. e a ação mais do que acertada no dia bom. vem dirigir o meu viver: o meu pensar. o meu falar. o meu agir. agir apenas depois de pensar e repensar. o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança. sejamos capazes de pensar alguma coisa. como aprendemos de Asaph Borba:  Espirito vem controlar todo o meu ser. a nossa suficiência vem de Deus. o meu sentir. através do Espírito. como se partisse de nós. por nós mesmos. mas o espírito vivifica. Pensamento como fortaleza da mente para a ação segura e brilhante no dia mal.IV – GUARDA OS TEUS PENSAMENTOS Pensar e pensar.  .  Nosso pensar deve ser o pensar de Cristo.. porque a letra mata. mas do espírito.

 Queres ser de Jesus?  . fazei-o em nome do Senhor Jesus. outros dos sentimentos e outros do pensamento.  Todos somos de Cristo e nele crescemos. nos movemos e existimos  Col 3:17 E tudo o que fizerdes. dando por ele graças a Deus Pai. outros das sensações. seja em palavra. seja em ação. uns sensitivos e outros intuitivos.CONCLUINDO Só há uma maneira de sermos discípulos verdadeiros que guardam o coração como dele procedendo as fontes da vida: nos entregando incondicionalmente a Ele e somente a Ele.  Uns são mais lógicos e racionais e outros são mais sentimentais.  Uns tem a dominância da intuição.