You are on page 1of 155

19/02/2016

GESTÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Prof. Julio Cesar de Freitas
E-mail: juliofreit@gmail.com

ICEBREAKER

Origem
• Começa a ocupar espaço no mundo empresarial em

meados dos anos 60 – mudanças no ambiente
competitivo
• Década de 80 – de planejamento à gestão estratégica

O velho então escreveu a seguinte carta ao filho: "Querido Filho. estou triste pois. estava na prisão. como fazia todos os anos. não vou poder plantar o jardim este ano. eu não teria esse problema. mas sei que você não pode me ajudar . Detesto isso porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno.. Ele queria cavar seu jardim. Mas estou velho demais para cavar a terra. que antes o ajudava. Papai".Estratégia é tudo para um gestor Um velho vivia sozinho em Tivolli.. Seu único filho. ao que parece. Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama: . mas era um trabalho muito árduo. Se você estivesse aqui. Com amor.

Nada como uma boa estratégia. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”. nós mesmos colocamos como obstáculos. . o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera."PELO AMOR DE DEUS. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora. não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos". sem encontrar nenhum corpo. É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes. Confuso. agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro. para conseguir coisas que parecem impossíveis. As quatro da manhã. papai. papai.

 Orienta a alocação e o emprego dos recursos humanos e financeiros.  Cria uma vantagem de mercado sustentável.” Oliveira “Um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos.O que é Estratégia? “Uma estratégia atua da seguinte forma:  Descreve como concretizar as metas e objetivos definidos para a empresa.” Certo & Peter .  Leva em consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa.” Tiffany & Peterson “É a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos e desafios da empresa. apesar da concorrência intensa e obstinada.

A AMEBA .INDEFINIÇÃO DE UM NORTE ? Este corre para lá Este empurra para lá Estes nem tão Este para acolá Este arrasta para cá Este puxa para cá Este puxa para lá .

ESTE É O “NOSSO” NORTE “x ” z” a Fin Ár ea Áre a“ a Áre RH a e r Á e nc çã o ira Ár ea de Pr od u a ea i v Ár trat nis mi Ad Este é o Zé Área Comercial .

8. Disciplina: depende da obediência. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 3. energia. 2. comportamento e respeito às normas estabelecidas. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são as forças da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo. Equidade (reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal. 12. Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. 7. 13. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. 6. É a ordem material e humana. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.14 Princípios de Fayol 1. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização 9. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. tanto melhor. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. . 4. É o princípio da autoridade única. 11. 10. 14. Ambas devem estar equilibradas entre si. aplicação. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. 5.

” . Agora se não conheces a si mesmo nem ao inimigo foges do campo de batalha pois não terá a mínima chance. Já se conheces a si mesmo mas não conheces o inimigo para cada vitória terá uma derrota.Gestão Estratégica da Informação “Se conheces bem a si mesmo tanto quanto ao inimigo não temas a batalha.

Definição Eclética .Estratégias Est r Pre atégia te n did a Est ra t ég ia D elib er a da Estratégia Realizada Estratégia Não-realizada s gi a e s é at ent r t Es erg Em .

.

.

.

revendendo roupas importadas. inclusive jeans.Um importante empresário no cenário atual de moda iniciou seu negócio. Alguns anos mais tarde. O empresário gostou da ideia. uma amiga recémchegada de Saint Tropez mostrou um jeans mais claro. na década de 70. começou a produzir as calças no país e a vendê-las com sucesso para grifes cariocas. . que não existia no Brasil. o délavé. investiu no tecido.

VIDEO PORTER .

DESAFIO EMPRESARIAL19/02/2016 Vocês devem abrir um negócio em Petrópolis. .Ideação: Geração de ideias de negócio potenciais. 1a Etapa: . A empresa pode apresentar qualquer modelo de negócio e ser localizado em qualquer bairro do 1o distrito de Petrópolis.

26/02/2016 MUDANÇAS AMBIENTAIS .

“Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem. nem os mais inteligentes. Charles Darwin . mas sim os que respondem melhor as mudanças”.

“A sobrevivência de uma empresa é diretamente relacionada à adequação e à velocidade com que a organização reage a mudanças no ambiente.” Joseph A. Schumpeter (1883-1950) .

“No mundo há mercado para 5 computadores”. Reflexão . Sobre o Redbull: “Nunca um produto esteve tão fadado ao fracasso quanto esse”. The NPD Group. anos 80. fundador da DEC. presidente da IBM. Thomas Watson. empresa americana de pesquisa de marketing. 1977. 1943 “Não existe razão que justifique uma pessoa ter um computador em casa”. Ken olson.

. escrevam ao menos 5 mudanças que ocorreram de 1998 até 2013. Faça uma Regressão Em para 1998: grupo.Os “steps” da mudança Os próximos 5 anos mudarão mais do que os últimos 15 anos.

.

TECNOLOGIA X GLOBALIZAÇÃO .

O Mercado não é mais o que era antes… Mudança Mudança tecnológica tecnológica Globalização Globalização Capital Capital Intelectual Intelectual Aquisições Aquisições Aumento Aumento do do poder poder do do cliente cliente Customização Customização .

O Mercado não é mais o que era antes… Turbulência Turbulência Organizacional Organizacional Conhecimento Conhecimento ee Informação Informação Diversidade Diversidade Multiculturas Multiculturas Ética Ética Sustentabilidade Sustentabilidade .

Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil. De qualquer lugar do planeta. ficará fora da competição global. graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição. A outra realidade da Globalização é a de que NADA. uma empresa pode dominar mercados mundiais. A competição é global! .A Globalização  Globalização significa que não existe mais interior no mundo.

Concorrência pela mente e pelo tempo. .As transformações sociais e de mercado 26/02/2016 Mudanças do papel do homem e da mulher. Mercado etários. Mercado culturais. Mercado do morador só. Mercado religiosos. Mercado étnicos. Mercado Gay.

Adequação Estratégica Análise Organizacional Análise Ambiental Capitaliza Forças Oportunidades Explora Evita Fraquezas Ameaças Neutraliza Escolhas Estratégicas .

Fontes de Informação Discursos Entrevistas ao vivo no rádio TV  Observações pessoais (visitas)  Internet  Entrevistas fornecedores. etc  Feiras e Congressos  Networking   • Livros e • Revistas e jornais • Internet • Programas de rádio e TV editados • Pesquisas prontas • Clippings • Balanços e relatórios anuais • Relatórios de Analistas . clientes.

Adequação Estratégica – Níveis de Análise Macro ambiente: As variáveis atingem a todos. mas as consequências são diferentes para cada. Macro Ambiente Social Econômico Ambiente Direto Rivais Novos Entrantes Organização Político Legal Substitutos Fornecedores Tecnológico Clientes .

e é afetada por tendências e sistemas políticolegais. tecnológicos e sociais. Juntos esses elementos formam o macroambiente. Variáveis Político-Legais Variáveis Econômicas Variáveis Tecnológicas Variáveis Sociais .Macro-Ambiente Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. econômicos.

Variáveis Político-Legais • Resultados de eleições. • O sistema político-legal de uma nação influencia muito suas operações comerciais e o padrão de vida de seus cidadãos. legislações e sentenças judiciais. Ex. bem como decisões tomadas por várias comissões e instâncias em níveis de governo. . compra de armas nos EUA.: lei do álcool BRASIL.

Variáveis Econômicas • Como principais exemplos. podemos considerar o impacto do aumento ou diminuição do Produto Interno Bruto (PIB). bem como elevações e quedas das taxas de juros. . da inflação e do valor do dólar. • Podem representar tanto oportunidades como ameaças.

A intensidade da mudança tecnológica varia consideravelmente de um setor para outro. internet. (computadores e pen driver. • As mudanças na tecnologia afetam as operações de uma empresa.Variáveis Tecnológicas • Melhorias e inovações científicas que oferecem oportunidades ou ameaças para as empresas. automação industrial) . bem como seus produtos e serviço.

VIDEO ÁGRAPA .

por exemplo. tendências sociais e expectativas que uma sociedade tem em relação às empresas. (McDonald’s na Índia. Natal) . valores. As tradições.Variáveis Sociais  Tradições. afetam práticas que duram décadas ou até mesmo séculos.

Modelo das 5 Forças de Porter .

Ex. exigência de capital. acesso a canais de distribuição.: mercado de refrigerates de cola. diferenciação de produtos. . Retalização esperada: reação enérgica dos concorrentes pode impedir a entrada. Barreiras de entrada em um setor: economia de escala. custos de mudança.Novos Entrantes A probabilidade de novas empresas entrarem em um setor depende de dois fatores: barreira de entrada e retaliação esperada.

ou sentem a pressão competitiva das outras. tais como: - Concorrentes numerosos ou equilibrados.: Toyota fazer parte do mercado americano) . Interesses estratégicos altos (Ex. A intensidade da concorrência depende de vários fatores que interagem.Grau de Rivalidade A concorrência intensifica-se quando uma ou mais empresas de um setor detectam a oportunidade de melhorar sua posição.

Pressão de Substitutos Alternativas às necessidades semelhantes dos consumidores. manteiga x requeijão - Substitutos colocam um limite de preços Grau de adequação às necessidades dos clientes X custo .: cinema x TV a cabo. mas diferem em características específicas. Ex.

Ex.Poder de Barganha dos Fornecedores Podem reduzir a lucratividade de um setor incapaz de repassar os aumentos de custos a seus próprios preços. . a qualidade de seus produtos e quando não têm substitutos.: Fornecedores de material hospitalar de ponta. As condições que tornam os fornecedores poderosos são a sua quantidade.

ou mais serviços. .Poder de Barganha dos Clientes Os compradores dos insumos de um setor podem diminuir a lucratividade daquele setor negociando uma qualidade mais alta.: Fornecimento de garrafa pet para a Coca. quando são em número limitado e colocando uma empresa contra a outra. Ex.

.

. acesso a matéria-prima. relacionamento e visão das pessoas que trabalham na empresa. tecnologia. e patentes relacionamento com outras empresas. planejamento formal e informal. sistemas de controleMarcas e coordenação. cultura. inteligência. localização geográfica. . - Capital organizacional – estrutura formal da empresa.Recursos Organizacionais - Capital Financeiro – fontes de dinheiro que a empresa utiliza para conceber ou implementar estratégias - Capital Físico – fábrica e equipamentos. julgamento.. reputação.. experiência. - Capital humano – treinamento.

.

maiores as chances dessa empresa possuir um número maior de atividades em sua cadeia de valor. Alguns elos da cadeia podem criar mais valor do que outros. Valor econômico total criado por esta cadeia está dividido em seu processo.Cadeia de Valor Série de atividades de negócio – compra de matéria-prima. etc.. – utilizadas na produção de um bem. serviço pós-venda. produção. venda e distribuição. Quanto mais integrada verticalmente for uma empresa. .

Cadeia de Valor Genérica McKinsey Desenvolvimento De Tecnologia Desenho de Produto Produção Marketing Distribuição Serviço Fonte Função Integração Preços Canais Garantia Sofisticação Características físicas Matérias-primas Publicidade Integração Velocidade Capacidade Força de vendas Estoque Localização Embalagem Armazenagem Cativo/ independente Processo de compras Marca Transporte Patentes Escolha de produtos/ processos Estética Qualidade Produção das partes Montagem Preços .

.

.

.

.

.

.

.

Exercício SWOT
1.Alta do petróleo ameaça a
recuperação da economia
mundial, alerta o FMI
2.Maior alcance da internet,
possibilitando aumento das
vendas online
3.Pertencemos ao setor
farmacêutico e sabemos
que há um aumento na
expectativa de vida dos
brasileiros e um aumento da
população de terceira idade.

4.Existem
muitas
empresas
querendo
entrar no
nosso setor,
mas
conseguimos
fechar acordos
de
exclusividade

Exercício SWOT
5.Nosso pessoal está
desatualizado quanto a
conhecimento necessários
no setor
6.O governo baixou uma lei
que dificulta muito a
entrada de novas empresas
no setor em que atuamos.
7.Nossa empresa possui
processos extremamente
bem definidos e produtivos.

8. Nossa
empresa atua
no setor de
“fast food” e
há uma
tendência a
uma maior
preocupação
com a saúde
por parte da
população em

POTENCIAIS ENTRANTES DESEJAM ATUAR NO MERCADO QUE SUA EMPRESA ESTÁ ESTABELECIDA .

SEUS CLIENTES PERCEBEM OS PRODUTOS DA SUA EMPRESA COMO DIFERENCIADOS FRENTE À CONCORRÊNCIA .

SUA EMPRESA RECEBE BASTANTE PRESSÃO DOS FORNECEDORES. QUE POSSUEM PRODUTOS DIFERENCIADOS .

O PAÍS NOS QUAL SUA EMPRESA ATUA PASSA POR UMA RECESSÃO SEVERA .

SEU PRODUTO POSSUI A MELHOR RELAÇÃO CUSTOBENEFÍCIO FRENTE AOS SUBSTITUTOS .

SUA EMPRESA ATUA NO SETOR DE BRINQUEDOS E HÁ UM ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO PAÍS EM QUE ATUA .

SUA EMPRESA ATUA NO SETOR DE REMÉDIOS E HÁ UM ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NO PAÍS EM QUE ATUA .

HÁ ESCASSEZ DE TALENTOS NO MERCADO NO QUAL ATUA .

O SETOR NO QUAL SUA EMPRESA ATUA APRESENTOU UM ALTO CRESCIMENTO .

A MARCA DA SUA EMPRESA SOFREU UM IMPACTO PELAS MÁS PRÁTICAS ECOLÓGICAS .

SUA EMPRESA POSSUI UM PASSIVO TRABALHISTA ALTO .

SEUS PRODUTOS RECEBERAM PRÊMIO PELA SUA ALTA QUALIDADE .

2a Etapa: . .Pesquisa sobre o mercado e seus desafios e oportunidades.DESAFIO EMPRESARIAL Vocês devem abrir um negócio em Petrópolis. A empresa pode apresentar qualquer modelo de negócio e ser localizada em qualquer bairro do 1o distrito de Petrópolis.

Missão Missão do do Negócio Negócio Valores Valores Organizacionais Organizacionais Visão Visão do do Futuro Futuro Objetivos Objetivos Estratégicos Estratégicos Estratégia Estratégia Fatores Fatores Críticos Críticos de de Sucesso Sucesso Estratégias Estratégias Funcionais Funcionais Indicadores Indicadores Metas Metas Estratégicas Estratégicas Ações Ações .

Direcionamento
Estratégico de
Ordem Superior
As organizações vem a substituir o vazio da humanidade (que a preenche com o
consumismo), o Estado e até mesmo a religiosidade.

Missão
Missão do
do Negócio
Negócio
Valores
Valores Organizacionais
Organizacionais
Visão
Visão do
do Futuro
Futuro

04/03/2016

Missão
Missão do
do Negócio
Negócio
Valores
Valores Organizacionais
Organizacionais
Visão
Visão do
do Futuro
Futuro

SWOT - Questões sobre:
Ambiente Externo
Ambiente Interno

Método – Como fazer o PE ?
Quem somos?

Crenças & Valores
Negócio  Missão

Direção
Corporativa

Análise do Ambiente

Onde estamos hoje?

Interno
Externo

Para onde vamos?

Visão de Futuro
Objetivos Estratégicos

Direção das
Unidades de
Negócio

FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Como chegaremos lá?

Nível
Corporativo
Nível de
Processos
Nível
Funcional

VIDEO NATURA .

 Oferece um sentido mais amplo às atividades diárias. . porém significativa da natureza e das direções fundamentais da empresa. Missão: é a parte maior ao qual preenche o sentido de viver e de ser.Missão  É a razão de ser da empresa. despertando para a importância do cotidiano. Essência do negócio.  Expressão genérica.

• Constitui uma regra de decisão final. ao mesmo tempo. . • Ajuda todos a compreenderem o que fazem na organização e a uniformizar os esforços no que é fundamental para a empresa.Missão • Oferece uma visão do todo e. possibilita o entendimento de como sua ação se encaixa no todo da organização.

Exemplos de Missão .

Exemplos de Missão .

continuamente. aumentando. (até 2001) • Proporcionar ao cliente a melhor solução de transporte rodoviário de carga.Redefinindo a Missão • Volvo do Brasil • Ser líder no mercado brasileiro de caminhões e ônibus pesados. (a partir de 2002) . nossa participação de mercado e nossa qualidade em produtos e serviços.

identificando-se como uma empresa que vendia todo tipo de produtos. Exemplo: A Wal-Mart transformou o setor de varejo. comprometida com operações de baixo custo com “preços baixos todos os dias”. .Missão  Um empresa com significativa identidade tem muito mais chances de obter sucesso do que outra que não tenha um entendimento claro da sua razão de existir.

Missão – Jogo 1. Prefeitura de Pato Branco – Paraná 6. Obras Sociais Irmã Dulce 7. Ford 8. Jonhson e Jonhson 2. Merck 3. AT&T . McDonald’s 9. GE 5. 3M 4.

( ) Preservar e melhorar a vida do ser humano . ( ) O grande sonho sem equívoco. que sirva a todos de maneira considerada barata. prosperando como empresa e propiciando retorno aos acionistas. dando assistência gratuita na saúde e na educação para a vida. uma rede mundial de telefones. ( ) Servir rapidamente refeições quentes e gostosas em um restaurante limpo. aprimorando os produtos e serviços. ( ) Aliviar a dor e a doença ( ) Transformar em um grande pólo de indústrias eletrônicas e eletromecânicas.Exercício ( ) Amar e servir aos mais pobres. aprimorando o exercício da cidadania plena.Missão . ( ) Atender as necessidades de transporte dos clientes. rápida e boa. ( ) Resolver de modo inovador problemas pendentes ( ) Melhorar a qualidade de vida através da tecnologia e da inovação. com todos os seus direitos e deveres. por um bom preço.

sociais e éticos. . Regras claras ao qual conduzem à justiça. • Regras implícitas nas ações da empresa. Compartilhar para criar cultura. Valores: aquilo que você preza e valoriza.Valores • Limites impostos pela organização em termos morais. • Responsabilidades com as pessoas e a sociedade com a qual interage.

Afinal. E produtividade gera lucro. se podem ser quebrados.• Valores se aprendem tipicamente por exemplo. perde a credibilidade. prérequisito para engajamento. E engajamento gera produtividade. não são valiosos. • Valores são a pedra fundamental do senso de justiça interna de uma organização. Ela consegue atrair funcionários melhores e mantê-los mais tempo. Se você permite exceções. • Uma empresa com valores tem vantagem ao competir por talento. .

Valores Essenciais aqueles que constituem a verdadeira cultura corporativa e que norteiam as atitudes de todos. Estes são a expressão íntima de nossa identidade e de nossa singularidade. . São os que devem ser cultivados e compartilhados formalmente.

. mas que a gestão espera alcançar. Valores Acidentais aqueles que são adquiridos como resultado de características de personalidade comuns dos empregados.Valores de Aspiração aqueles que a empresa não tem.

Valores .Exemplos .

Exemplos .Valores .

Valores .Exemplos .

criando um motivador comum.  Incorpora temas como desejos. .  Visão como uma provocação.  Auxilia o indivíduo na compreensão de por que e como deve apoiar a organização.  Serve de inspiração para o pessoal da organização. isto é. “uma declaração que cria uma ponte entre o melhor do ‘que já é’ com nossa especulação ou insight ‘do que deveria ser’.Visão  Define com clareza onde a organização quer chegar.” Visão: se ver no futuro sendo inspirador e motivador. sonhos e ambições. vontades.

Essa Visão inspira a dedicação da Delta em buscar novas rotas e alianças estratégicas.Visão • A Delta Airlines definiu a Visão de tornar-se a “empresa aérea de escolha mundial”. . enquanto fornece o melhor serviço a seus consumidores.

Visão .Exemplos .

Exemplos .Visão .

mas não a ponto de ser impossível. .Mensuráveis. . . tanto a serem implementadas como para as já em curso.Devem refletir as atividades com maior impacto sobre os resultados esperados. situação ou resultado futuro que se pretende atingir. .Deve ser difícil de ser atingido. servindo como base para avaliar estratégias.Orienta a tomada de decisão. . .Estado.Guia para a avaliação de desempenho. .Objetivos . requerendo um esforço especial.Devem ser condizentes com a Missão e conduzir ao alncance da Visão.

6. Modelo SMART = temporal (quando?). Responsabilidade Social 1. 4. específica (o quê?). Desempenho e atitude dos funcionários 8. Livro: A quinta disciplina. 3. 5. autor Peter Senge (Senge Institute – USA) . 2. atingível (como?). mensurável (quanto?). relevante (para quê?).Objetivos – Áreas-Chave Posicionamento de mercado Inovação e criatividade Produtividade. eficiência e qualidade Níveis de Recursos e Ativos Lucratividade Desempenho e desenvolvimento dos executivos 7.

indicador = define o que deve ser medido.objetivo = genérico. qualidade) e específicos (serve para a empresa em específico). . . base para gerar o indicador.Objetivos – Exemplos de níveis Objetivos Gerais/Estratégicos: . Área de Finanças: .meta = específico = mensurável = quantitativo (quantifica o indicador) .divididos em: geral (lucratividade. .Aumentar o índice de qualidade percebida do produto X Área de Operações: . . . .Aumentar a produção.Reduzir a inadimplência.Aumentar o faturamento.Reduzir as perdas de matéria-prima.

DESAFIO EMPRESARIAL Vocês devem abrir um negócio em Petrópolis. A empresa pode apresentar qualquer modelo de negócio e ser localizada em qualquer bairro do 1o distrito de Petrópolis.Definir a Missão. Valores. 3a Etapa: . Visão e Objetivos Superiores do negócio. .

01/04/2016

2a PARTE

Estratégias Competitivas

Objetivo Estratégico

Vantagem Estratégica
Percepção Única
Pelo Consumidor

Todo o Setor

Posição de Baixo Custo

Diferenciação do Produto

Liderança em Custo

Foco Amplo
Somente um
Segmento em
Particular

Foco Estreito
Diferenciação do Produto

Liderança em Custo

Para Porter há somente duas estratégia.
a outros autores há também a estratégia por foco (amplo (todos os seguimentos) ou estreito (segmento em específico)).

Liderança em Custo

Ganhar vantagem pela redução do seu custo econômico
abaixo de todos os rivais.
Estratégias genéricas: Pode ser
aplicada à qualquer empresa.

Estrutura Organizacional
Poucas níveis hierárquicos na estrutura
Sistema burocrático simplificado
Sistema de Controle Gerencial
Deve estar na cultura da empresa a
Sistema de controle de custo rígido
economia e redução de custos
Metas de custos quantitativas
Supervisão rígida do trabalho, matéria-prima, estoques,...
Uma filosofia de liderança de custo
Política de Compensação
Recompensas por redução de custos
Incentivos para todos os empregados estarem envolvidos
em reduções de custo

sem punições para falhas Recompensas por capacidade criativa Medidas de performance subjetivas/qualitativas . Estrutura Organizacional Relacionamentos entre funções e divisões Grupos de intenso esforço criativo Inovação e criatividade. aumentando o valor percebido dos seus produtos ou serviços em relação aos produtos ou serviços dos rivais ou substitutos. Tolerância para pessoas criativas Aprender com erros. Transformar o erro tácito Habilidade em aprender com falhasem explícito transmitindo o conhecimento com o erro. Compartilhar Sistema de Controle Gerencial experiências e informações. Política de Compensação Recompensas por assumir riscos.Diferenciação do Produto  Ganhar vantagem competitiva.

Localização – acesso aos clientes Mix de produtos – produtos relacionados/venda casada Relação com outras empresas – marketing conjunto Personalização. Reputação Customização Marketing – publicidade e propaganda Distribuição – conveniência Serviço e suporte Sustentabilidade e ecoeficiência .Fontes de Diferenciação -- 01/04/2016 Características do produto Ligação entre diferentes funções na empresa Timing – principalmente em emergentes Lançar um produto certo na hora certa.

ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS .

Tipos de Negócio Internacional • Investimento em portifólio • Comércio exterior (importação e exportação) • Licenciamento / Franquia • Joint Venture • Investimento direto – ativos produtivos próprios .

Motivadores da Entrada em Outros Países • Busca por novos mercados • Explorar economias de escala e de escopo (utilização de mesmos recursos e competências) • Evitar risco de diminuição do mercado doméstico • Busca de recursos no mercado estrangeiro (m-p. mo) • Busca de conhecimento especializado (clusters) • Redução de riscos – diversificação • Políticas governamentais de investimento estrangeiro • Manobra competitiva no âmbito global .

tradições e língua Custos das viagens internacionais dos executivos.Desafios da Globalização • Imprevisibilidade das condições políticas e • • • • • econômicas Diferenças culturais Complexidade de atuar com estratégias globais Problemas de adaptação devido aos costumes.. custos de comunicação.. Riscos e incertezas procedentes do poder público ..

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Fatores Críticos de Sucesso • Por que os clientes fazem negócio conosco? • Por que os clientes compraram os produtos/serviços da nossa organização pela primeira vez? • Que vantagens sobre os nossos competidores podemos explorar ao longo do tempo? • Que atividades realizamos que nossos competidores dificilmente conseguirão imitar? .

entrega e captura valor. .Modelo de Negócios 11/03/2016 Descreve a lógica de como uma empresa cria.

Exemplos de Proposta de Valor .

Exemplos de Proposta de Valor .

Canvas Tela de pintura em inglês. Apresentação em uma só tela facillita a absorção do conceito. Neurociênci .

CANVAS – Modelo de Negócios .

.

Atributos da Proposta de Valor
 Novidade
 Performance
 Customização
 Serviços intermediários (motoboy)
 Design
 Marca / Status
 Preço
 Redução de Risco
 Redução de Custo
 Acessibilidade
 Conveniência

Como criar uma curva de valor

Qual a proposta de valor que você deseja oferecer. A partir de uma competência de praticidade. Eles criaram a ideia de café solúvel. essa solução prática faz bastante sucesso. • A Nescafé sempre teve como proposta de valor a simplicidade ao fazer café. Como você será capaz de produzir e entregar essa proposta e quanto ela vai remunerar você. Apesar do gosto duvidoso.Passo 1: Estabeleça o seu modelo de negócio • É preciso compreender quem são os seus clientes e por que eles se interessam pelo que a sua empresa faz. . perceberam a importância de criar um sabor de qualidade. Era sabido que amantes de café não gostavam do Nescafé.

.

Olhe seu modelo de negócio. se ninguém pensou nisso antes. • Para isso. Em contrapartida. precisará repensar a forma como apresenta seu produto/serviço. que aspectos seus clientes podem desejar. mas a concorrência não está atendendo? Eles devem ser amplificados ou criados. mas o seu cliente não se importa.Passo 2: Estabeleça um plano de ações • Se você quiser destacar da concorrência. . olhe o seu mercado. Pense que características seus concorrentes fazem questão de incluir. Elas devem ser reduzidas ou eliminadas do seu negócio.

Modelo das 4 Ações .

Coloque essas notas em um gráfico de linhas.Passo 3: Desenhe sua curva de valor • Para ter certeza de que você vai conseguir se distanciar da concorrência. é preciso visualizar suas mudanças nos aspectos de mercado. É muito comum mencionar uma característica que deve ser aumentada e sua contrapartida que deve ser reduzida. revise. . É difícil ser imparcial. Para isso. mas tente. É assim que você saberá que está se diferenciando. • Suas linhas devem ficar bem distintas das linhas da concorrência. dê notas às características de mercado. As da concorrência e as suas. É o momento de desenhar a curva de valor. • Depois de desenhar pela primeira vez.

Matriz de Valor – Cirque du Soleil .

Matriz de Valor – Curves .

Matriz de Valor – NABI .

O leitor é parte da equipe que constrói. • Bike Rio – bicicletários de baixo custo.Outros exemplos • Smart Fit – Só correr e malhar • Spoleto – Gourmet express (eu monto a comida) • Natura – inovação em canais (sem lojas) • Wikipedia – Enciclopédia em constante evolução. . • Skype – modelo parcialmente free • F Hits – Bloggeiras de moda famosas constroem figurinos completos vendidas para um clube fechado.

mas não esqueça de nenhum! • Os atributos selecionados são benefícios ou são apenas características do seu negócio? Não esqueça que benefício é algo que seu cliente deseja! Foque na necessidade que você atende em seu segmento! • Verifique se seu negócio proporciona redução de custo ou aumento de receitas em relação ao que já existe no mercado! .Dicas para a Matriz de Valor • Selecione sempre os atributos mais importantes para o seu mercado e segmento de clientes alvo! Só coloque valores realmente importantes.

Dicas para a Matriz de Valor 11/03/2016 • O padrão da sua curva de valor está muito parecido com o padrão do mercado? Então tente fazer diferente! • Use o Google. faça pesquisas de mercado! Procure saber se tem alguém ou alguma empresa que já tenha o que voce precisa! • O que verdadeiramente importa é estar oferecendo um padrão de valor diferente dos já existentes! .

• Mensagem Consistente • Uma boa mensagem não só deve ser clara.18/03/2016 • Foco • Toda estratégia notável tem foco. Características da Boa . • Singularidade • Quando a estratégia é formulada de forma reativa. ela perde sua singularidade. deve mostrar isto com nitidez. mas também anunciar uma oferta verdadeira. e o perfil estratégico da empresa. para que os clientes não percam a confiança e o interesse. ou sua curva de valor. como tentativa da empresa acompanhar a concorrência.

Para Quem? .

Segmento de Clientes .

Exemplos  Pessoas que moram em um raio de até três quilômetros do local da loja.  Executivos que comem fora de casa.  Pessoas que moram sozinhas e levam lanches para suas casas.  Casais que gostam de levar seus filhos para comer em  restaurantes.  Classe média alta que usa produtos de luxo.  Mulheres executivas que trabalham no centro da cidade.  Homens jovens que praticam esportes radicais. .  Adolescentes que gostam de andar na moda.  Empresários que precisam divulgar suas empresas.

Canais .

Relacionamento .

Receitas .

Como? .

Atividades Principais .

Recursos Principais Intelectuais juntos Tecnológicos .

Parceiros Principais .

.

.

4a Etapa: -Desenvolver a proposta de valor e o modelo de negócios. a marca e o slogan. -Desenvolver o nome. .DESAFIO EMPRESARIAL Vocês devem abrir um negócio em Petrópolis. A empresa pode apresentar qualquer modelo de negócio e ser localizada em qualquer bairro do 1o distrito de Petrópolis.

Diferentes para cada empresa.Objetivos de Negócio Ligados diretamente ao modelo de negócios e à proposta de valor da empresa. Representam os objetivos que. diferenciam a empresa. se alcançados. .

Quais objetivos de negócio podem ser traçados para a Curves? .Exercício .Exemplo 1.

o tempo de exercício necessário para obter resultados esperados. • Conveniência • Expandir a rede de franquias dando portabilidade às alunas.Exercício .Exemplo 18/03/2016 • 1. • Tempo de exercício • Diminuir. • Atmosfera feminina divertida • Desenvolver projetos para integração e motivação das alunas. . continuamente. Objetivos • Preço mais baixo • Diminuir a estrutura de custos da empresa.