Situação em que há perigo de vida!

 O choque clínico.  Hemorragia (externa ou interna) é a causa mais comum. vômito ou diarreia. mas ele também pode se seguir a perda de líquido por queimadura. ou resultar de uma reação alérgica grave. . diferente do emocional. pode ser fatal e se desenvolve se o sistema circulatório não provê sangue rico de oxigênio suficiente para o coração.

. O choque clínico é diferente. A reação a uma situação emocional é descrita como um “choque”. não conseguindo bombear sangue suficiente para o corpo.  Ele se desenvolve quando o sistema circulatório falha por duas razões principais: não há líquido suficiente no corpo para ser circulado (depois de hemorragia) ou o coração não está funcionando normalmente.

.  É causado por uma diminuição do volume do sangue circulante.  Essa hipotensão arterial é muito mais grave e prolongada que no desmaio (tontura. O choque é uma condição potencialmente letal na qual a pressão arterial é demasiadamente baixa para manter a pessoa viva. alterações visuais).

se a pressão arterial for demasiadamente elevada. ela pode romper um vaso sanguíneo e provocar um sangramento no cérebro (acidente vascular cerebral). .  No entanto. A queda da pressão arterial é tão acentuada que ela não pode ser medida.

mas superficial. * Respiração rápida. .* Pulso rápido a princípio. não se consegue palpar o pulso radial. Quando a metade do sangue tiver escapado (cerca de 3litros em um adulto). que enfraquece. * Suor profuso com pele fria e viscosa.

ou a perda de líquido piora. lábios.  * A vítima fica fraca e tonta. Ela pode se sentir nauseada e mesmo vomitar. o tom cor de rosa não retornará de imediato. . * Conforme o sistema circulatório falha. a pele fica cinzaazulada (cianose) nas orelhas. Se você pressionar uma unha e soltar. dentro da boca e nas pontas dos dedos.

Ela bocejará e ficará arfando em busca de ar. a vítima se sentirá agitada e até agressiva. .  * Quando o oxigênio no cérebro diminui. Ela pode perder a consciência. * A vítima começará a sentir muita sede. e seu coração pode parar.

Todo medicamento será administrado por via intravenosa. para evitar a aspiração de vômito. Qualquer sangramento deve ser interrompido. Nada deve ser administrado pela via oral. Manter o doente aquecido e seus membros inferiores devem ser lentamente elevados para facilitar o retorno do sangue ao coração. A cabeça da vítima deve ser virada para o lado. .

se possível. No caso de suspeita de a vítima ter quebrado uma perna. mas eleve a outra. não eleve a perna afetada. .

 Trate a hemorragia grave aplicando pressão diretamente sobre a ferida. Resfrie quaisquer queimaduras. Eleve e sustente a lesão. .

peito e cintura. Não coloque nada sob sua cabeça. Afrouxe as roupas. deixe-a baixa. . Levante e sustente as pernas da vítima o mais alto que conseguir acima do coração dela. Mantenha a vítima aquecida. especialmente em torno do pescoço. Tranquilize a vítima e diga-lhe para não se mexer.

Se você colocar uma bolsa de água quente sobre a pele dela. já que ela pode ser anestesiada no hospital.  Não dê à vítima nada para comer ou beber. O objetivo do tratamento é manter órgãos vitais providos de sangue. o sangue será trazido à superfície do corpo e para longe de onde é necessário. Não aqueça a pessoa diretamente. .

.Se a vítima perder a consciência. abra a boca da mesma e verifique sua respiração. Prepare-se para iniciar a RCP.

molhe os lábios dela com um pano limpo umedecido. Se a vítima estiver com sede. respiração e pulso. o nível de consciência.Verifique com regularidade. .

 Se não houver lesão na cabeça. eleve para reduzir o sangramento. . abdome.  Coloque a vítima em posição lateral em casos de vômito e semi-sentada se houver dificuldade respiratória.  Se houver lesão na perna. tórax ou coluna. eleve as pernas da vítima para que o sangue oxigene os órgãos vitais.

 Não remover a vítima.  Se inconsciente = Posição de Segurança (barriga para baixo e cabeça lateralizada). o tórax ou o estômago? Posição semi-sentada . Verificar se a vítima esta consciente ou não.  Se consciente = Posição Anti-Choque (deitada de costas com as pernas elevadas para facilitar o regresso do sangue ao coração e cabeça lateralizada).  O que fazer quando as partes atingidas forem a cabeça.

 Cobrir as feridas e imobilizar as fraturas. . transporte em condições inadequadas.  Lembrar dos fatores agravantes( manobras bruscas. calor e frio excessivos).