You are on page 1of 35

CPC Pré-Vestibular 2008

A Química da saúde

Paulo Marcelo Pontes

A utilização de
medicamentos
Desde a Antigüidade, os seres humanos
utilizam substâncias e materiais para
curar diferentes males a que estão
expostos.
Galeno (129-199 a.C.) é considerado o
pai da farmacologia, por divulgar o uso
de extratos vegetais para o tratamento
de enfermidades.

Definição
Drogas são substâncias ou materiais que
provocam alterações nos processos
bioquímicos quando são introduzidos
em um organismo vivo, produzindo
mudanças
fisiológicas
e/ou
comportamentais.

o grego Hipócrates consagrou a terapia baseada nos vegetais.. que descreve centenas de plantas medicinais e de métodos de combate a enfermidades... No século V a. datado de 1. O primeiro manuscrito conhecido relatando o uso de extratos vegetais é o papiro de Ebers. .Um pouco de história.C..500 a.C.

durante a Idade Média. Antes de um novo medicamento ser lançado no mercado. .A importância da concentração Paracelsus. já proclamava que: “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose que se utiliza”. é necessário realizar testes para determinar que concentrações são benéficas e quais passam a ser maléficas ao organismo.

é preciso realizar uma diluição. o álcool hidratado é geralmente encontrado na concentração de 96% de volume de álcool para 4% de volume de água.Questão de vestibular  (COVEST – 2003) Os médicos recomendam que o umbigo de recém-nascidos seja limpo. Logo. Qual o volume de água pura que deve ser adicionado a um litro (1 L) de álcool hidratado 80% v/v para obter-se uma solução final de concentração 50% v/v? a) 200 mL b) 400 mL c) 600 mL d) 800 mL e) 1600 mL . utilizando-se álcool a 70%. no comércio. Contudo.

d. Sabendo que o peso do paciente é 50 Kg. A um paciente que se encontra em tratamento foi receitada uma dose de 1.Questão de vestibular  (Olimpíada Pernambucana de Química – 2002) Nalorfina (C19H21NO3. 310 g/mol) é um análogo da morfina usado no combate aos sintomas da crise de abstinência em usuários de drogas. . o volume de solução 10 -2 M a ser-lhe administrado é: a) 10 mL b) 20 mL c) 40 mL d) 62 mL e) N.24 mg/Kg de massa corporal.a.

é requisito que o medicamento possua uma forma espacial adequada. . é necessário conhecer sua estrutura química. analogamente a uma chave e sua fechadura. isto é. o modo pelo qual os átomos dos elementos se arranjam espacialmente na substância.A estrutura da substância Para determinar profundamente a ação de um medicamento. Para agir sobre o organismo.

Mais sobre a estrutura É bastante comum a presença de funções orgânicas em substâncias medicinais. porém com efeitos colaterais menores. . Daí a importância de associar essas funções às estruturas e é dessa análise que pode-se buscar substâncias correlatas.

apenas: O O a) Éter. amina e ácido carboxílico NH2 c) Aldeído. amida. amina e cetona O b) Éter. amina e ácido O carboxílico Aspartame . amina e ácido N H carboxílico OH d) Éster. amida. amina e cetona e) Éster. amida. já que esta é cerca de duzentas vezes mais doce que a sacarose.Questão de vestibular  (UFSCar) O aspartame. amida. estrutura apresentada abaixo. é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para causar a doçura aos alimentos preparados. As funções orgânicas presentes na molécula desse adoçante são. amida.

Questão de vestibular  (UFPR) O LSD inicialmente deveria ser utilizado como medicamento no tratamento de doenças mentais. Com relação à estrutura e funções químicas da molécula de LSD. é correto afirmar: O N N HN H LSD . fazem dessa substância um poderoso alucinógeno. entretanto. Suas características. com graves danos à saúde e conseqüências sociais desastrosas.

O N N HN H LSD a) A molécula de LSD tem em sua estrutura carbônica 11 carbonos com hibridização sp2 e 8 carbonos com hibridização sp3 b) A molécula de LSD não possui a função amida c) A molécula de LSD possui um anel aromático d) A molécula de LSD possui as funções cetona e amida e) A molécula de LSD possui as funções nitro e amida .

é possível prever que fármacos possuirão atividade realcionada. .A ação dos fármacos Modelo chave-fechadura. utilizado até os dias de hoje. elaborado pelo químico alemão Hermann Fischer. Através da estrutura do receptor.

doutor. . um alcalóide extraído da beladona era recomendado antes de procedimentos cirúrgicos. Na Grécia Antiga.“Eu tô com dor. no que vai dar” Provavelmente. Na China. não sei. um dos primeiros objetivos do uso de fitoterápicos foi o alívio e a supressão da dor. o haxixe (Cannabis indica) era utilizado como analgésico.

Sir Humphry Davy sugeriu seu uso nas operações cirúrgicas. Em 1799. mas essa sugestão só foi concretizada 43 anos depois. O primeiro anestésico administrado por inalação foi o óxido nitroso. cânhamo e bebidas alcoólicas durante cirurgias. beladona. ópio.Anestésicos Empregou-se durante séculos. em 1776. descoberto por Priestley. .

O gás do riso provoca uma tragédia. Horace Wells. dentista... realizando uma conferência sobre o assunto em 1844. . Wells acaba por enlouquecer e se suicidar. Com resultados frustrantes. O químico Colton assiste a exibições populares do gás hilariante. fica impressionado e decide utilizar esse gás como anestésico em cirurgias dentárias.

a sala onde realizou-se os procedimentos é conservada como recordação. Até hoje. . William Morton. dentista que trabalhou com Wells.Enfim. sem dor! Em 1846. realiza a primeira extração dentária com anestesia por éter.

demonstrada por EEG Falta de consciência Relaxamento muscular e ausência de reflexos .Ação dos anestésicos Causam depressão do SNC Ocasionam diminuição do consumo de oxigênio Alterações da atividade elétrica central.

Alguns anestésicos Óxido nitroso Éter Etileno Ciclopropano Halotano Clorofórmio Metoxiflurano Barbitúricos .

II e III.Questão de vestibular  (UFC – 2003) Determinadas substâncias utilizadas como anestésicos locais. tais como I. II e III. têm como característica a presença de um mesmo fragmento estrutural na molécula. II e III e assinale a alternativa que indica corretamente o mesmo produto. Analise as estruturas I. a) b) c) d) Fenol Ácido benzóico Benzeno Benzoato de sódio e) 2-(dimetil-amino) etanol . que seria obtido na reação de hidrólise ácida (H2O/H+) de I.

em geral. a função éster. Os alcalóides. em geral. .Alcalóides Quimicamente. os alcalóides são substâncias nitrogenadas de estruturas complexas contendo. formadas a partir da reação de um ácido carboxílico aromático e bases orgânicas complexas. podendo inibir a ação da acetilcolina. possuem atividade sobre o Sistema Nervoso Central (SNC). substância que atua no organismo como neurotransmissora.

Morfina HO N O HO H .

Atropina OH O O N .

Cocaína O O O O N .

Cafeína O N N N N O .

a heroína. podemos destacar a morfina.Questão de vestibular  (COVEST – 2005) O ópio contém pelo menos 20 alcalóides naturais. Dentre eles. que também é um agente depressor. substância altamente tóxica. porém dez vezes menos ativo. pode ser obtida através da reação de: a) Esterificação da codeína b) Metilação da morfina c) Metilação da codeína d) Esterificação da morfina e) Substituição nucleofílica da morfina . Segundo as estruturas descritas abaixo. que é um forte agente depressor (provoca sono e diminuição da dor) e a codeína.

Ba137 30 anos.O uso de radioisótopos Radioisótopo Tempo de meia-vida Uso clínico C14 5730 anos Metabolismo de compostos orgânicos Sr90 19. Hipertireoidismo.5 minutos Fonte de radiação no tratamento de tumores . 2.9 anos Aplicador utilizado principalmente em oftalmologia I131 8. Tc99 6 horas CAT Scan (Varredura do cérebro) Cs137. Câncer da tireóide.1 dias Varredura da tireóide.

Logo. o tempo de meiavida desse isótopo é: a) 1 hora b) 3 horas c) 6 horas d) 9 horas e) 18 horas . nos Estados Unidos. Após 18 horas. de símbolo Tc. uma dose ministrada a um paciente apresentava apenas 12.Questão de vestibular  O elemento tecnécio.5% de sua atividade inicial. é um elemento artificial que foi produzido pela primeira vez no ano de 1937. nos laboratórios da Universidade de Berkeley. Seu isótopo 99Tc é utilizado para formar imagens de diversos tecidos humanos através de contraste.

quando o medicamento talidomida demonstrou atividade teragênica. Esse conhecimento só foi revelado na década de 60.A importância da quiralidade Os organismos vivos possuem mecanismos opticamente seletores. .

Talidomida O N O N H O O Quais os grupos funcionais presentes nessa molécula? Quantos carbonos quirais? Quantos isômeros opticamente ativos? .

possui efeito antioxidante e antiestressante. Em relação ao ácido ascórbico. aumenta resistência orgânica. fortalece os ossos. responda: O a) trata-se de um composto hidro ou lipossolúvel? HO O b) Que grupos funcionais estão presentes? c) Quantos carbonos assimétricos existem na estrutura e quantos enantiomorfos HO OH pode formar? HO .Questão de vestibular  O ácido ascórbico levógiro não apresenta nenhuma atividade biológica. auxilia a absorção do ferro. Já seu isômero dextrógiro. entre outras atividades.

Um “Admirável Mundo Novo”? No livro de Aldous Huxley. Para garantir o sucesso desse sistema. é apresentado um futuro marcado pela ciência. genética e determinismo. . os habitantes desse futuro são usuários de “soma”. oferecida gratuitamente a todos. a pílula antidepressiva perfeita.

derivadas nitrogenadas do benzeno. Inibe a ação da serotonina. que controla o sono. .Estimulantes Funcionam ao contrário dos anestésicos. dopamina e noradrenalina. As anfetaminas. elevando o índice de neurotransmissores. são os estimulantes mais comuns.

que mata pela paralisia dos nervos e músculos do pulmão e do coração. durante a II Guerra Mundial.01 mg/Kg.O gás Sarin Criado pelos alemães. . Na verdade. o Sarin é um líquido suficientemente volátil. mas não foi utilizado por causa de um falsa crença de que os aliados possuíam o mesmo composto. A dose letal para seres humanos pode ser inferior a 0.

o antídoto para o gás dos nervos é a atropina. CH3 O P H3C O F CH3 . liberando a enzima bloqueada com sarin.Veneno como antídoto Curiosamente.