You are on page 1of 19

Colégio de Gaia

Inês Rodrigues
10ºAQB1 Nº15
Filosofia

que significa espécie. de ratio.Origem no latim. Grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros .O que é o Racismo? Racism o Raça ismo + Raça.

de aparência ou de pensamento. É um modo de pensamento que se carateriza pela grande importância dada à diferenciação racial do ser humano.O que é o Racismo? O Racismo é um sistema que afirma a superioridade de uma raça sobre os outras. . É considerado uma segregação social devido ás diferenças étnicas.

.

Os estados formaram leis. . as minorias sempre foram consideradas classes inferiores e estas foram bastante punidas e injustiçadas.O Racismo como Discriminação As consequências têm vindo a tornar-se mais racionais. no entanto.

Ninguém possuí o poder judicial de julgar o outro apenas por este ser diferente.O Racismo Como Discriminação As diferenças biológicas são um fator que diferenciam os seres humanos entre si. . Devem ser vistas como uma fonte de diversidade e riqueza social.

Alguns Defensores do Racismo Da antiguidade .

A Raça Ariana .

® Os brancos europeus: ativos. Racism .Em 1758 Carolus Linaeus cria um sistema de classificação dividindo assim os povos: ® Os vermelhos americanos: despreocupados e livres. ® Os amarelos asiáticos: severos e ambiciosos. inteligentes e engenhosos. ® Os negros africanos: ardilosos e irrefletidos.

aqueles que são discriminados por exempro no nosso local de trabalho.  Racismo Cultural. etc. sem qualquer elaboração ou justificação. na música. na Justiça.  Racismo Primário.  Racismo Comunista ou diferencialista.  Racismo ecológico ou ambiental. na Economia. religião.fenómeno emocional ou passional. etc.Contemporâneo que se apropriou dos pontos centrais do antirracismo (raça não é natureza).Tipos de Racismo  Racismo Individual. na arte.É a forma mais recente de discriminação de “Mãe-Terra” .Lugares mais estranhos e interesses pessoais que estão socializados entre várias raças  Racismo Institucional.Valor das crenças. na língua.

Mudança de mentalidade através de educação e formação. Manifestações e propagandas contra o Racismo 7. Criação de linhas de apoio a pessoas que sofram de racismo. 2. como o amor. a 3. Combater a Desigualdade Social. Contacto Saudável entre todas as raças. Crescimento de sentimentos solidariedade e a amizade. 6. 5. 4. Respeitar os direitos humanos como cidadão e .Como Devemos Evitar o Racismo? 1.

• Violência Física e Psicológica. • Tristeza. • Depressão. • Raiva Crescente levando assim também a atitudes Racistas.As consequências do Racismo • Isolamento. .

Portugal é o 4º país mais racista da Europa .

Algumas Expressões Racistas Portuguesas .

Casos de Racismo em Portugal .

. etc.Argumentos a Favor do Racismo • Há diferenças biológicas significativas entre grupos de indivíduos que compõem o mesmo grupo. então é compreensível e legitimo o domínio das raças ou grupos superiores. haverá uma superioridade psicológica. cultural. • Se existe superioridade de umas raças em relação a outras. • Uma vez que existem raças biologicamente superiores. social.

Adolf Hitler – Nacionalidade Austríaca Foi o ditador alemão opositor aos judeus e defensor da raça ariana. . Deu origem á guerra mundial porque queria dominar o mundo matando todos os judeus e outras raças. tendo uma raça mundialmente perfeita. Construiu campos de concentração onde torturou e matou os Judeus.

18 de Julho) para valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade. pela justiça e pela democracia. Ganhou o prémio nobel da paz e é considerado o pai da moderna nação sul-africana. Em sua homenagem a ONU (organização das nações unidas) criou o dia de Nelson Mandela (no seu dia de aniversário.Nelson Mandela – Nacionalidade Africana Ex presidente de Africa do sul e era opositor do Racismo. . Passou 27 anos da prisão devido ao seu conceito antirracista.

Também recebeu o prémio nobel da paz em 1964 antes de ser assassinado em Memphis por um branco.Martin Luther King – Nacionalidade Norte Americana Membro da Igreja Batista e um dos mais importantes líderes do ativismo pelos civis (principalmente mulheres e negros) com a campanha “Nãoviolência” e “Amor com o próximo”. .