You are on page 1of 28

Gestão do

Conhecimento
Felipe Moura

Em 1993,
Peter
Drucker referia que “no
passado, as fontes de
vantagem competitiva
eram o trabalho e os
recursos naturais, agora
e no próximo século, a
chave para construir a
riqueza das nações é o
conhecimento.”

(OCDE) . daqui pra frente.“Os grandes ganhos da produtividade. advirão das melhorias na gestão do conhecimento.” Peter Drucker O Conhecimento gera 55% da riqueza mundial.

.é composta por dados organizados. Textos.pode ser entendido como a matéria-prima básica da informação e do conhecimento. Conceitos Importantes • Dado . sons. ou seja. dispostos numa estrutura específica. o meio através do qual informação e conhecimento são armazenados e transferidos. etc. Pode-se considerar informação como dados que possuem algum significado. imagens. • Informação .1.

Conhecimento  Informação Dados . especificamente para gerar novas idéias. resolver problemas ou tomar decisões. Conceitos Importantes • Conhecimento é resultado da interpretação da informação e de sua utilização para algum fim.1. daquilo que experimentamos e podemos utilizar novamente em diversas situações. • Conhecimento é o resultado de nossa aprendizagem.

os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em produtos/serviços. o que é? • A gestão do conhecimento é definida como o processo de criar continuamente novos conhecimentos. (Nonaka e Takeuchi) Conhecimento Produtos.2. disseminando. Gestão do Conhecimento. tecnologias e sistemas perpetua a mudança no interior da organização. serviços Empresa .

estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados. Gestão do Conhecimento.criar. a fim de auxiliar na geração de idéias. adquirir.2. solução de problemas e tomada de decisão. . o que é? • Gestão de Conhecimento é um conjunto de estratégias para: . compartilhar e utilizar ativos de conhecimento. (Global Manager) .

bases de dados. marcas e segredos comerciais. Capital Intelectual • Qualquer coisa valorizada pela organização que esteja contida nas pessoas.3. licenças. de sistemas e da cultura organizacional – conhecimento e habilidades individuais. softwares. etc . normas e valores. metodologias. derivada de processos. know-how. ou seja.

Porque se preocupar com a GC? .4.

a integração mundial dos mercados – a famosa globalização –. • a mudança na estrutura das empresas – que têm se organizado em parcerias e grupos virtuais de trabalho – eliminou a dependência geográfica e a necessidade de centralização. os custos de aquisição e manutenção são reduzidos constantemente e há cada vez mais recursos disponíveis. • downsizing – uma prática utilizada para diminuir custos e tornar as empresas mais competitivas – exige dos profissionais que ficam na empresa maior dedicação e qualificação.4. • a tecnologia da informação tornou-se mais acessível e transparente para o usuário. tem derrubado fronteiras e aumentado as oportunidades de negócios. tendo em vista a complexidade e velocidade das demandas de mercado. • os produtos e serviços possuem no conhecimento seu componente de maior valor agregado. mesmo com certo desequilíbrio de forças. . Porque se preocupar com a GC? • exige-se cada vez mais respostas rápidas das empresas. muito mais que a transformação de matéria-prima ou de informação.

Este conhecimento resulta da representação mental interna. a partir de modelos mentais. categorizações e protótipos. esquemas e roteiros. o conhecimento explícito é objetivo. ele é o conhecimento que foi transformado de individual em algo mais concreto. ou seja.5. crenças. em informação como documentos impressos ou eletrônicos. Sendo assim. conjunto de regras ou um código. (Nonaka e Takeuchi) Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito É o conhecimento individual não articulado e não codificado. sentimentos. . Conhecimento Tácito e Conhecimento Explícito • O segredo para a criação do conhecimento está na mobilização e conversão do conhecimento tácito em explícito. percepções.

.

grupos e empresas. (mapas de retrabalho) • A terceira etapa diz respeito à disseminação de conhecimentos. da associação de ideias ou mesmo pode ser comprado ou alugado. o conhecimento não nasce do vácuo. coletar e selecionar o conhecimento relevante do ambiente. um usuário obtém informações. aplicada através de uma ação para resolver um problema. apropriação. o conhecimento precisa ser codificado. Ciclo da GC • Primeiro. diz respeito à assimilação ou internalização do conhecimento pelas pessoas.6. • Uma vez adquirido. A disseminação ocorre entre pessoas. que são interpretadas e muitas vezes adaptadas a situações específicas. Deve ser organizado e armazenado de tal forma que seja acessível a quem precise dele. • A etapa seguinte. Por exemplo. que envolve necessariamente os meios de comunicação disponíveis. Ele surge de uma situação de crise. A sua utilização. . torna-se conhecimento. Essa é uma forma de transformar conhecimento tácito em explícito. grupos ou processos organizacionais. Fazem parte desta etapa de geração as ações para identificar.

Ciclo da GC .6.

a tecnologia e os documentos que descrevem e entregam esse conhecimento por toda e para toda organização. Gestão de Conhecimento x Gestão da Informação • Gestão do conhecimento: busca alavancar as habilidades e experiências das pessoas.7. • Gestão da informação: preocupa-se com as informações. os sistemas de informação. .

Portais do Conhecimento (Fonte: Baroni e Ferreira) .Business Intelligence (BI) 7 . Importância da Tecnologia na GC • A tecnologia contribuiu de forma efetiva para a mudança em direção de uma economia baseada no conhecimento.Ferramentas de Inteligência Competitiva 10 .Mapas de Conhecimento 8 .Ferramentas baseadas na Intranet 2 . ao possibilitar a transmissão e o acesso rápido a um enorme volume de informações disponíveis.Gerenc. Eletrônico de Documentos (GED) 3 – Groupware (softwares que apoiam o trabalho colaborativo) 4 – Workflow (sistematização do processo de trabalho) 5 .Ferramentas de Apoio à Inovação 9 . 1 .Sistemas para Construção de Bases Inteligentes de Conhecimento 6 .8.

Downsizing e aposentadoria. . Falta de documentação. Descentralização. Dependência tecnológica. Carência de informação. Alguns Obstáculos • • • • • • • • Excesso de informação. Dificuldade de acesso. Comunicação deficiente.9.

O estudo identificou os conhecimentos relevantes sobre o processo de gestão de projetos. Cia de Talentos (empresa de recrutamento e seleção) 3. . •. PromonLogicalis (empresa de TI). Escritório de Projetos do Banco Central do Brasil (PMO) 2. os fatores que influenciam esse processo e as práticas de GC em três organizações brasileiras: 1. Empresas Orientadas a Projetos Artigo: GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES ORIENTADAS PARA PROJETOS • O trabalho descreve um estudo sobre a gestão do conhecimento (GC) em organizações orientadas para projetos. Estudo de caso.10.

Empresas Orientadas a Projetos • Temporalidade: tempo pra acabar. .10. PROBLEMA: Falta de tempo para reflexão. registro e compartilhamento de conhecimentos adquiridos. • Singulariadade: resultados exclusivos.

2. catalogar os conhecimentos relevantes para entrega dos projetos. Objetivo Geral: O estudo teve como objetivo geral investigar como os processos da Gestão do Conhecimento e da Gestão de Projetos podem interagir produtivamente em organizações orientadas para projetos.Como organizações orientadas para projetos realizam a gestão do conhecimento de seus projetos? Objetivos Específicos: 1. analisar a aplicação das práticas de gestão do conhecimento e 3. . avaliar os fatores que influenciam as práticas de gestão do conhecimento.

Metodologia .

Processual: fases do gerencimento do projeto CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO RAMO DE NEGÓCIOS EM QUE ATUA A ORGANIZAÇÃO 4. CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO CLIENTE PARA O QUAL OS PROJETOS SÃO REALIZADOS 5. organização e contato. Consultoria. Conhecimentos Relevantes GRUPO TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Quem sabe o que (know-how) 7. Histórico de projetos 8. Cliente: setor. CONHECIMENTOS RELACIONADOS À ORGANIZAÇÃO NA QUAL OS PROJETOS SÃO REALIZADOS 6. Cultura . Técnico CONHECIMENTOS RELACIONADOS AOS PROJETOS 2. Processual: fases do projeto 3.Resultados 1.

ALOCAÇÃO 7. SETOR 3. VARIABILIDADE DE PROJETOS 4.Resultados 2. Fatores Influenciadores 1. FATORES INDIVIDUAIS . PORTE 2. ESTILO DE ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES DE PROJETO 6. MODELO DE CONTRATAÇÃO 5.

Papéis: visão ampla 5. Sistemas e arquivos digitais . Prestígio organizacional 9. Projetos 10. Fatores Facilitadores 1. Práticas de Gestão de Projetos 6. Estrutura horizontal (pouca hierarquia) 3. Tempo de permanência (baixa rotatividade) 7. Competência dos profissionais 8. Cultura facilitadora 2. Proximidade física 4.Resultados 3.

Rotatividade de pessoas. Falta de integração entre áreas. Fatores Dificultadores 1.Resultados 4. 3. 4. Não priorização da Gestão do Conhecimento. . 2. Resistência cultural à documentação.

.11. Outros Cases • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) • Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) • Rede Brasileira de Preservação Digital • Observatório Nacional de APLs.

. o Serpro teve a iniciativa de criar fóruns presenciais e virtuais onde funcionários discutem e homogeneízam conhecimentos sobre temas de interesse comum. Outros Cases • Base Serpro de Conhecimentos: Diante da preocupação com a perda de talentos e do desafio de promover o compartilhamento do conhecimento entre os servidores. • Mapeamento dos Conhecimentos Organizacionais: trata-se do registro do conhecimento organizacional sobre processos. serviços e relacionamento com os clientes. produtos. documentado através da Árvore Serpro de Conhecimentos.11.

nº 1.com/2010/03/22/introducao-a-gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes/ • http://www.slideshare.ufal.org. 2001. José Renato Sátiro Santiago Jr.Ana Carolina Messias Shinoda.6+Case+Serpro • http://pt. 2009 .com/3. 2006.wordpress.net/jcterra/gesto-do-conhecimento-fia-2011?qid=36055cb2-7ddf-4336-9db17bfe67aec6a5&v=&b=&from_search=2 • http://www.edu. • Gestão do Conhecimento.gov.Referências • http://www. • GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES ORIENTADAS PARA PROJETOS .br/sbgc/congep/noticia/casos-sucesso-gestao-do-conhecimento-administracaopublica-sao-apresentados-congep • https://gcgestaodeprojetos.ipea. Cynara Carvalho • Global Manager. Antonio Cesar Amaru Maximiano • Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial! – Biblioteca TerraForum Consultores • UM MODELO CONCEITUAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA UNIDADES ORGANIZACIONAIS DE PESQUISA AGROPECUÁRIA SOB A ÓTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE.br/observatorio/palavra-de-espcialista/110-florinda-matos/137-gestao-doconhecimento-desafios-de-um-novo-paradigma • https://neigrando. nº 1 • Gestão do Conhecimento: Chave para o sucesso empresarial.br/gestaodoconhecimento/gestao-do-conhecimento/gestao-do-conhecimento • Revista da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.wikispaces.sbgc.