INSTRUÇÃO

FORMAS DE INGRESSAR NO
EXÉRCITO BRASILEIRO

SUMÁRIO










1 – Introdução
2 – Objetivos
3 – Desenvolvimento
a)EsPCEx
b)IME
c)EsFCEx
d)EsSEx
e)EsSA
f)CPOR/NPOR
g)Tiro de Guerra
4 - Conclusão

INTRODUÇÃO

O militar de carreira (oficial ou sargento)
é aquele que ingressa no Exército
mediante a aprovação em concurso
público, de âmbito nacional, de acordo
com a sua faixa etária e escolaridade.

OBJETIVOS

.Conhecer as formas de ingressar no
exército brasileiro como Oficial e
Sargento de Carreira.

. Conhecer as formas de ingressar no
Exército Brasileiro como Oficial e
Sargento temporário.

.Conhecer a forma de ingressar no
Exército Brasileiro através do
Recrutamento.

prorrogáveis sucessivamente. de acordo com o interesse de ambas as partes. O tempo de serviço do militar temporário (serviço militar + serviço público) não poderá exceder a oito anos de efetivos serviços.MILITAR TEMPORÁRIO   O serviço militar temporário possui a duração de doze meses. contínuos ou interrompidos. . por períodos de doze meses.

Cavalaria. Artilharia.EsPCEx  Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): escola militar do Exército destinada aos jovens do sexo masculino que tenham concluído ou estejam cursando a terceira série do ensino médio. escola responsável pela formação do oficial de carreira das Armas (Infantaria. Engenharia e Comunicações). do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico . Tem como objetivo preparar candidatos para ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

do sexo masculino. no máximo. . 22 (vinte e dois) anos. no mínimo. 17 (dezessete) e. Faixa etária: possuir idade de. completados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2015.  ter concluído ou estar cursando a 3ª Série do Ensino Médio.EsPCEx     Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato.

.

.

.

IME  Instituto Militar de Engenharia (IME): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial engenheiro militar de carreira. (Localizado no Rio de Janeiro) . É destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia.

São oferecidas 10 (dez) especialidades de Engenharia e os cursos tem duração de 5 (cinco) anos.IME      Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato. ambos os sexos. referenciados a 31 de dezembro do ano da matrícula. ter entre 16 e 22 anos.  As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de agosto e setembro. . ter concluído o Ensino Médio por ocasião da matrícula.

.

.

Economia. Veterinária. Magistério. Enfermagem e Comunicação Social. . Informática. Pedagogia. Psicologia. é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de Administração. O Capelão Militar também tem seu ingresso pela EsFCEx mediante concurso público específico. Ciências Contábeis. localizada na cidade de Salvador (BA). Direito. Estatística.EsFCEx  A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).

. ambos os sexos. inspeção de saúde e exame de aptidão física.EsFCEx       Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato. As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de julho a agosto. ter concluído o curso de graduação em área objeto do concurso. referenciados a 31 de dezembro do ano da matrícula. ter entre 20 e 36 anos. O concurso compõe-se de: exame intelectual.

.

.

.

EsSEx  Escola de Saúde do Exército (EsSEx): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação  do oficial de carreira do Quadro do Serviço de Saúde. desde que sejam possuidores do ensino superior completo na área de medicina. (localizada no Rio de Janeiro) . O curso possibilita o ingresso de ambos os sexos. odontologia e farmácia.

O concurso compõe-se de: exame intelectual. ter entre 20 e 36 anos. . inspeção de saúde e exame de aptidão física. ter concluído o curso de graduação em medicina. referenciados a 31 de dezembro no ano da matrícula.EsSEx       Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato. As inscrições para o concurso ocorrem anualmente nos meses de julho a agosto. odontologia ou farmácia. ambos os sexos.

.

.

.EsSA  A Escola de Sargentos das Armas (EsSA): escola militar do Exército responsável pela formação de sargentos de carreira de qualificações: combatente. música (para sexo masculino) e saúde (para ambos os sexos). aviação. logística técnica.

.

.

da linha de ensino bélico. . habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência. destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe. conforme indicado pela Junta de Serviço Militar.CPOR e NPOR   São estabelecimentos de ensino militar de formação de grau médio. Os candidatos à matrícula nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) devem comparecer à seleção.

.

.

.

os jovens convocados recebem instrução. prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. o Atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas.Tiro de Guerra  Outra forma de prestar o serviço militar é por meio dos Tiros de Guerra (TG) – órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados. No Tiro de Guerra. . ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército. conciliando-a com o trabalho e estudo. Desse modo. mas não incorporados em organizações militares da ativa.

.

.

quanto aos aspectos físico. psicológico e moral. o jovem considerado APTO é designado para a prestação do Serviço Militar em Organizações Militares da Ativa. conforme a disponibilidade de vagas. o qual é subdividido em Período Básico e Qualificação participando de atividades específicas das Forças Armadas. Na Organização Militar deverá permanecer por um período de 10  meses. podendo permanecer por até 7 anos engajado. . cultural.RECRUTAMENTO  Ao término da SELEÇÃO realizada pela Comissão de Seleção (CS) a qual destina-se a avaliar os alistados para o Serviço Militar Inicial.

.

.

.

EAS/EST     Estágio de Adaptação e Serviço (EAS): Estágio de Serviço Técnico (EST) a. farmacêuticos. . dentistas e veterinários. deverão prestar o serviço militar no ano seguinte ao da conclusão do respectivo curso ou após a realização de programa de residência médica ou pós-graduação. . farmacêuticos. que não tenham prestado o serviço militar inicial obrigatório no momento da convocação de sua classe. dentistas e veterinários que tenham obtido adiamento de incorporação. ainda como estudantes do último ano. por adiamento ou dispensa de incorporação.Os concluintes dos cursos nos Institutos de Ensino destinados à formação de médicos.Profissionais médicos. em caráter obrigatório .

a data e o local para comparecimento à Comissão de Seleção Especial e os critérios de seleção poderão ser obtidos na Organização Militar de sua cidade.  Estágio de Serviço Técnico (EST). destinado a todos integrantes de categorias profissionais de nível superior de áreas de interesse do Exército.EAS/EST    b.os médicos. Informações detalhadas sobre a documentação necessária. dentistas e veterinários voluntários. . com menos de 38 anos de idade completados até 31 de dezembro do ano da convocação. em caráter voluntário . e de acordo com as prescrições do Comando de cada Força Armada. responsável pela seleção local. possuidores de qualquer documento comprobatório de situação militar. farmacêuticos. homens e mulheres. que não se enquadram como “caráter obrigatório”.

.

.

para adaptar o convocado às normas e procedimentos da vida militar. com duração de quarenta e cinco dias. obrigatoriamente.  2ª FASE: destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais. a formação do militar temporário é realizada através do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) destinado aos profissionais de nível médio técnico que possuam formação em uma das áreas de interesse do Exército. Todos os três estágios têm duração de doze meses assim divididos: 1ª FASE: denominada instrução técnico-militar. realizada. realizada nas Organizações Militares para as quais foram convocados .EBST     Como sargento.