You are on page 1of 8

6 – COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO (CNC

)
A sigla CNC significa comando numérico computadorizado refere-se
a máquinas-ferramentas comandadas por computadores.
A primeira máquina-ferramenta controlada por computador foi uma
fresadora. Ela surgiu em 1952 e destinava-se a usinar peças de
geometria complicadas utilizadas em aviões e helicópteros.
Os benefícios trazidos pelas máquinas CNC:
• Fabricação de peças de geometria mais complexas, tolerâncias
dimensionais mais estreitas e melhor acabamento superficial;
• Maior repetibilidade das características do produto: já que as peças
produzidas são idênticas umas as outras, independentemente dos
fatores humanos;

para a utilização de todo o potencial tecnológico das máquinas. •Desempregos nos segmentos de indústria onde foram instaladas. o uso das máquinas CNC também trouxe alguns problemas. como: • Necessidade de investimentos relativamente elevados para aquisição dos equipamentos. • Necessidade de treinamento e capacitação de mão-de-obra. . Mas como freqüentemente ocorre no campo das inovações tecnológicas.• Redução da fadiga dos operadores humanos. que passam a ser responsáveis apenas por tarefas de preparação e programação.

são os graus de liberdade da máquina e/ou ferramenta para as mais diversas operações de usinagem. Esquema mostrando os três eixos lineares primários (X. V (rotacional a Y) e W (rotacional a Z). Alguns fabricantes definem os eixos rotacionais como sendo U (rotacional a X). B e C). em outras palavras. Y e Z) e os três eixos rotacionais (A. .Eixos em Máquinas CNC “É cada movimento (linear ou rotacional) possível de ser executado pela máquina”.

Z Y X Máquina-ferramenta (fresadora) com três eixos lineares (X.Quando uma máquina movimenta-se em dois eixos lineares consecutivamente e o terceiro quando os outros dois estiverem parados. esta máquina possui dois eixos e meio. Y e Z) .

A. Z. B) .Máquina de cinco eixos (X.Y.

“Os movimentos em X e Z são dados pela ferramenta”.6.1 . . em relação a uma origem pré-estabelecida (X0. • Torno CNC: Máquina de 2 eixos X .Z0) Z . todo o movimento da ponta da ferramenta é descrito neste plano XZ.Z0).Movimento longitudinal peça Para o torneamento. OBS.SISTEMAS DE COORDENADAS Toda geometria de peça é transmitida ao comando com o auxilio de um sistema de coordenadas cartesianas.Movimento transversal placa zero-peça (X0.

“Os movimentos em X e Y são dados pela peça (mesa da máquina) e em Z pela ferramenta”.• Fresadora CNC: Máquina de 3 eixos lineares Z eixo-árvore ferramenta zero-peça (X0.Z0) Z+ Y+ peça X+ OBS. .Y0.

Z0) da peça. ou o carro porta-ferramentas se a máquina for um torno. quase sempre. Representa a origem das coordenadas (X0.Diferença entre zero-peça e zero-máquina: • Zero-peça é um ponto definido pelo programador. Este ponto é fixo e representa. Neste referenciamento são levados para o zero-máquina o eixo-árvore e a mesa. . E por ser um lugar seguro pode ser usado como ponto de troca para ferramentas.Y0. o ponto mais distante da peça. Toda máquina CNC quando ligada necessita de ser referenciada (“Fazer o Home”) para que o comando conheça seus limites físicos (máximos deslocamentos nos eixos). • Zero-máquina é o ponto onde os valores dos eixos são zerados para o comando. Também chamado de zero-programa. no caso das fresadoras.