FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA

Tangram

TEMA MATEMÁTICO
  Tópicos:  Figuras no Plano e sólidos geométricos

Sub-tópico:  Decomposição e composição de figuras

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Realizar composições e decomposições de figuras geométricas.

CAPACIDADES TRANSVERSAIS

Tópicos:  Figuras no Plano e Sólidos Geométricos

Objectivos específicos:  Desenvolver o sentido espacial;  Compreensão das propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço;

A MENINA QUADRADO
A PARTIR DE UM QUADRADO E AO LONGO DA HISTÓRIAS CONSTRUÍMOS UM TANGRAM
Era uma vez uma cidade onde todos eram iguais, todos eram quadrados, e ninguém questionava nada. Porém, um dia, uma menina começou a reparar nessa semelhança e perguntou à mãe o porquê das pessoas serem todas quadradas. A mãe simplesmente respondeu: "Porque sim!". A menina inconformada resolveu dobrar-se ao meio, e cortar-se, pois assim formaria outras formas.

. ENTÃO, ASSIM FAZENDO, ELA TRANSFORMOU-SE NUM PÁSSARO, CRIOU ASAS E CONSEGUIU VOAR. DESSA MANEIRA PODERIA CONHECER OUTROS LUGARES, VER OUTRAS PESSOAS.
Dividimos o quadrado em 2 triângulos E construímos as asas da Menina Quadrado

PORÉM A MENINA QUERIA MAIS. ENTÃO GUARDOU UMA DAS ASAS E DOBROU A OUTRA NOVAMENTE AO MEIO, CORTANDO-A E OBTENDO MAIS DOIS TRIÂNGULOS. AGORA, ELA QUE ERA UM QUADRADO, TRANSFORMOU-SE EM TRÊS TRIÂNGULOS E PODERIA FORMAR UMA SÉRIE DE FIGURAS.
Depois de brincar muito com os três triângulos, ela pensou e decidiu não cortar outra vez o triângulo maior ao meio, mas encostar a sua cabeça bem na metade do lado oposto.
dobrar-se bem, resolveu cortar-se na dobra recentemente feita, ficando então, com quatro figuras.
Ao

Que feliz que estava, poderia brincar muito agora com todas essas partes, construindo mais formas. Acham que ela parou aí? Claro que não! Continuou com as suas descobertas, desta vez cortando ao meio o trapézio que tinha formado.

SABEM O QUE CONSEGUIU? UM PAR DE SAPATOS! VOCÊS JÁ IMAGINARAM O QUANTO ELA GANHOU? CAMINHOU, CAMINHOU ATÉ SE CANSAR E VIU QUE POR TODOS OS LUGARES ONDE IA, AS PESSOAS ERAM SEMPRE QUADRADAS. POBREZINHA TANTO ANDOU QUE UM DOIS SAPATOS FICOU SEM BICO. CAMINHOU ENTÃO A COXEAR E ACABOU PARTINDO O SALTO DO OUTRO SAPATO.

Mas sabem o que aconteceu? Em vez de ficar triste ela ficou muito contente, pois conseguiu dividir-se em sete partes. Agora, vamos tentar montar as sete partes, para construir o quadrado inicial?

PINTURA E RECORTE DO TANGRAM

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS QUE COMPÕEM O TANGRAM

CONSTRUÇÃO DE UM QUADRADO COM 2 PEÇAS

CONSTRUÇÃO DE UM QUADRADO COM TRÊS PEÇAS

CONSTRUÇÃO DE FIGURAS POR INICIATIVA PRÓPRIA

CONSTRUÇÃO DE FIGURAS SEGUINDO O ESQUEMA

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful