You are on page 1of 14

2ª Lei da

Termodinâmica

Prof. Matheus Fontanelle Pereira

Introdução Trabalho poderia ser obtido. .

Oportunidades de gerar trabalho Qual é o máximo valor teórico do trabalho que poderia ser obtido? Quais são os fatores que poderiam impedir a realização do valor máximo? .

além da transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio. .Enunciado de Clausius É impossivel construir um dispositivo que opere segundo um ciclo e que não produza outros efeitos.

Enunciado de Kelvin-Plank É impossivel construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de um peso e troca de calor com um único reservatório térmico. .

No entanto. E comparando a eficiencia de um sistema real com a máxima eficiencia teorica. podemos saber o quanto podemos melhorar nosso sistema. a máxima eficiencia teorica é avaliada através de processos idealizados. os quais diferem dos processos reais pela ausência das irreversibilidades. .Identificando Irreversibilidades Um dos importantes usos da 2ª Lei é a determinação da máxima eficiencia teórica de sistemas.

Processos Irreversíveis Um processo é dito irreversivel se o sistema e sua vizinhança não puderem voltar ao estado inicial após o processo ter ocorrido. Já um processo é dito reversivel se o sistema e sua vizinhança puderem voltar ao estado inicial após o processo ter ocorrido. .

Exemplos de irreversibilidades  transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio expansão não-restringida de um gás ou líquido para uma baixa pressão reações químicas espontâneas fricção – tanto entre superfícies sólidas como em escoamento de fluidos corrente elétrica através de uma resistência deformações inelásticas .

tais como: • • Um pendulo oscilando num espaço evacuado Um sistema cilindro-pistão contendo um gas sendo adiabaticamente expandido e comprimido com minimo atrito entre cilindro-pistão. No entanto. existem processos que se aproximam de processos reversiveis. processos reversiveis não existem.Processos Reversíveis Na prática. eles são apenas idealizados. .

Aplicação da 2ª Lei para Ciclos termodinâmicos .

Corolários de Carnot  A eficiencia termica de um ciclo de potencia irreversivel é sempre menor que a eficiencia de um ciclo de potencia reversivel operando entre os mesmo reservatórios térmicos. .  todos os ciclos de potencia reversiveis operando entre os mesmos reservatorios possuem a mesma eficiencia térmica.

Ciclos de Refrigeração e Bombas de Calor .

.Escala Kelvin de Temperatura A transferencia de calor entre os reservatorios só depende da diferença de temperatura entre eles.

Eficiencia máxima dos ciclos em função da Temperatura dos Reservatórios Ciclos Motores Ciclos Refrigeradores .