You are on page 1of 22

Importância da Higiene na alimentação

A Higiene Alimentar tem como objectivo…
estudar os métodos de produzir, preparar e
apresentar alimentos sãos e de boa qualidade

preparação. .armazenamento. transmitindo doenças graves.exposição podem provocar alterações superficiais ou . diminuindo a sua qualidade e o seu tempo de conservação No caso dos microrganismos patogénicos*. . .Qualquer alimento pode ser contaminado com microrganismos durante: . podem provocar alterações na saúde dos consumidores e manipuladores de alimentos. profundas dos produtos.e venda. nomeadamente as toxinfecções (intoxicações e infecções alimentares) *causadores de doenças .a sua produção.

idosos .As doenças alimentares constituem uma das principais preocupações ao nível da Saúde Pública A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas todos os anos. e. náusea.crianças . grupos mais vulneráveis . por vezes. sendo a maioria causada pela ingestão de alimentos contaminados. vómitos. dor abdominal. febre e dor de cabeça. diarreia. Os sintomas dependem da bactéria responsável e da quantidade de alimento contaminado ingerido. sendo os mais frequentes: falta de apetite.

Segundo a OMS. Toxinfecção Alimentar é a doença de natureza infecciosa ou tóxica. pelo consumo de alimentos ou água. . manifestando-se algumas horas após a ingestão dos alimentos contaminados e pode durar de 1 a 7 dias. A toxinfecção alimentar é uma doença provocada pela ingestão de alimentos contaminados por algumas bactérias e/ou as suas toxinas. causada ou potencialmente causada.

é longo infeções alimentares Quando os microrganismos se multiplicam nos próprios alimentos e produzem toxinas. o período de incubação é de poucas horas rápido actua ao nível intoxicações aparecimento toxina pré-formada do estômago alimentares de vómitos é ingerida com o alimento São também denominadas intoxicações as ocorrências que resultam da ingestão de alimentos contendo substâncias químicas tóxicas ou venenos. desde a ingestão até ao aparecimento de sintomas. Quando o microrganismo necessita de se multiplicar ao nível do intestino o período de incubação.As diferenças entre intoxicações e infecções de origem alimentar resultam do modo de actuação do agente etiológico* no trato gastrintestinal**. * causador da doença (=patogénico) ** relativo ao estômago e intestinos (=gastrointestinal) .

Depois de lavados. Manter as mesas e bancadas limpas o tempo todo. verduras e legumes.Alguns cuidados a ter com os Lavar as mãos alimentos: antes de cozinhar. os utensílios devem ser secados e guardados em local fechado. Não usar sabão ou detergentes para a lavagem destes. na parte mais baixa do frigorifico. Lavar os utensílios que caírem no chão. . usar sempre sabão ou detergente e água corrente. em água corrente. Limpar o fogão toda vez que for utilizado. Lavar todas as frutas. nunca picadas ou descascadas. Guardar as hortaliças e frutas em sacos plásticos. Devem ser armazenadas inteiras. Ao lavar os utensílios. Manter o caixote do lixo sempre tampado e lavá-lo.

.E por vezes mascaras faciais (exº quando constipadas) . .Touca/Boné.As pessoas que trabalham com comida não podem ter: -Unhas grandes e pintadas. . DEVEM USAR: . -Anéis.Avental. ou bigode. não podem fumar no local de trabalho nem mexer em cigarros. -Barba. -Cabelos soltos. -Também.Luvas. -Pulseiras. -Brincos.

CINCO CHAVES PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SEGURA .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

html.com/2009/10/alimentos-contaminados-falta-de-apetite.pdf.int/foodsafety/consumer/5keys/en/index. 8 /11/2011 http://www. 25/10/2011 http://ebmg58d.saudepublica.who.saudepublica. 25/10/2011 http://www.html 25/10/11 .pt/TrabClaudia/HigieneAlimentarCantinas_BoasPraticas/HigieneAlimentarCantinas_guia.web.netconsumo.html. 8 /11/2011 www.who.htm. 5/11/2011 http://www.Apresentação elaborada a partir da informação que consta em: http://www.com/2009/08/intoxicacoes-alimentares-saiba-como.htm.web.int/foodsafety/consumer/manual_keys_portuguese.pt/TrabClaudia/HigieneAlimentar_BoasPraticas/HigieneAlimentar_CodigoBoasPraticas1.blogspot..

Questionário – Manual das 5 chaves para uma alimentação mais segura .