You are on page 1of 20

Elementos básicos da

Comunicação Visual
DISCIPLINA LINGUAGEM VISUAL E ANÁLISE DA IMAGEM GRÁFICA
DOCENTE DRA. CARLA PATRÍCIA
DISCENTE RAFAEL GOMES DA COSTA

Elementos
Os elementos visuais
são tudo aquilo que
vemos. Basicamente,
são: ponto, a linha, a
forma, a direção, o
tom, a cor, a textura,
a dimensão, a escala
e o movimento. Eles
são toda a informação
visual que captamos do
ambiente, em
diferentes
combinações. 
Cubo de Necker e o Vaso de Rubin,
dois exemplos utilizados na gestalt

Ponto O Ponto é a unidade de comunicação mais simples e básica. Com dois pontos. junto de uma régua e outros instrumentos como o compasso Seurat .La Parade Quadro pontilhista . Aprendemos a utilizar desde cedo o ponto como sistema de notação. podemos medir o espaço no meio ambiente.

Ladrilhos Hidráulicos .

Croqui: Palácio do Planalto por Oscar Niemeyer .Linha Quando vários pontos estão agrupados e ordenados. transformando-se em outro elemento visual: a linha. aumentam a sensação de direção.

Mobiliário Popular .

podem formar entidades visuais básicas como o quadrado. podemos construir formas. e o triângulo. Dependendo de sua quantidade. . o círculo.Forma Com diversas linhas.

Mobiliário Popular .

a curva.Direção Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado. o círculo. a diagonal. Foto: Henri CartierBresson . a horizontal e a vertical. o triângulo.

complementando a percepção da perspectiva e da volumetria .Tom Variações de luz que possibilitam distinguir a complexidade visual.

a saturação. .Cor  A cor é um fenômeno percebido pela retina. a cor tem três dimensões definidas: matiz. Toda luz que atinge a matéria é refletida em feixes de fótons que transmitem informações ao nervo óptico diretamente para o cérebro. e a luminosidade. Sendo o elemento mais sensível às nossas emoções.

.

Cerveja Artesanal Rare – Califórnia .

Associada à memória afetiva Móvel de cozinha compacto com partes em textura que lembra a madeira .Textura Mínimas variações de uma superfície. reconhecidas através do tato e da visão.

2010) .Projeto Topomorfose de Heloisa Crocco (CROCCO STUDIO.

volumetria) Julian Beever .Dimensão  A representação da dimensão em formatos bidimensionais depende da ilusão de ótica intencional (perspectiva.

Ron Mueck .Escala Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros.

sua dimensão. linhas. e escala podem guiá-lo num caminho naturalmente percebido pela intuição visual. É o que podemos chamar de movimento. High speed photography .Movimento  Quando o olho percorre um objeto ou uma forma.

Fonte: Jornal i Portugal .

net/vivi_belon/elementos-bsicos-da-comunicao-visual http://www.ufrgs.inbordal.pgdesign.Referências https://prezi.pdf http://pt.slideshare.com/vd7n-ozggibk/elementos-basicos-da-comunicacao-visual/ http://www.br/sites/default/files/caderno-instrucoes-bordadofile.br/designetecnologia/index.org.net/marinapzn/apostila-de-linguagem-visual-32503367 .php/det/article/view/67 /44 http://pt.slideshare.