You are on page 1of 19

E-Business e TI aplicado a

Logística
Memória de Aula 02:
Por que usar SIs com apoio de
tecnologia?
O cenário e seus impactos
Prof. Carlos Alberto de Mello

1

Carlos Alberto de Mello 2 . Cenários e Impactos Que problemas resolveremos hoje? 1.Entender a complexidade dos ambientes – dentro e ao redor da organização – e do controle necessário 2.Por que usar SIs?.Entender a importância da aplicação da tecnologia aos sistemas de informações Prof...

Prof.  A consequência de tais ações normalmente. Carlos Alberto de Mello 3 . como seria de se esperar.  Daí a importância de as organizações pensarem seriamente em seus sistemas de informações apoiados em tecnologia.. é desastrosa!  Isso porque as tomadas de decisões ocorrem calcadas em conhecimento equivocado ou incompleto..Por que usar SIs?. Cenários e Impactos  É frequente que as organizações invistam pesadamente em soluções. sem saber exatamente quais são os seus problemas.

Prof. Cenários e Impactos Sistema da Informação: Recursos • Humanos • Financeiros • Tecnologia • Utilidades • Instalações • Equipamentos • Matéria prima Informações • Resultados alcançados • Tendências do ambiente • Disponibilidade de recursos • Imagem da organização na comunidade Feedback • Etc.Por que usar SIs?. Carlos Alberto de Mello Prestação de Serviços ou Produção Finanças Processo de transformaç ão Marketing Serviço Recursos Humanos Consumidores: pessoas e empresas Portadores da imagem: pessoas e empresas 4 ...

.. Cenários e Impactos Os Públicos no Ambiente de Negócios: Governo Demografia Economia Concorrência ORGANIZAÇÃO Tecnologia Sócio-cultural Político-legal Natureza Fornecedores Compradores Prof. Carlos Alberto de Mello 5 .Por que usar SIs?.

. Cenários e Impactos Componentes de um sistema de informação com apoio tecnológico (informatizado): • • • • recursos humanos hardware software dados (bancos de dados e bases de conhecimento) • redes (mídia de comunicações e apoio de rede) Prof.Por que usar SIs?. Carlos Alberto de Mello 6 ..

Carlos Alberto de Mello 7 .. Cenários e Impactos Algumas das capacidades de tal SI : • realizar cálculos numéricos de alta velocidade e de alto volume • fornecer comunicação e colaboração rápidas e precisas dentro da organização e entre organizações • armazenar enormes quantidades de informação em um espaço pequeno e fácil de acessar Prof.Por que usar SIs?..

Por que usar SIs?. Cenários e Impactos Algumas das capacidades de tal SI : • permitir acesso rápido e barato a enormes quantidades de informação em todo o mundo • facilitar a interpretação de grandes quantidades de dados • aumentar a eficácia e a eficiência de pessoas trabalhando em grupos. ou vários. Carlos Alberto de Mello 8 .. a qualquer distância • automatizar processos comerciais semiautomáticos e manuais Prof.. em um local.

Por que usar SIs?.. Carlos Alberto de Mello 9 . no que tange a: Prof. Cenários e Impactos O que há de novo nos SIs..

Cenários e Impactos Objetivos organizacionais dos SIs: 1.relacionamento mais estreito com clientes (Mandarin Oriental) e fornecedores (JC Penney) 4. Carlos Alberto de Mello 10 . melhor tomada de decisões (Verizon) 5. Sobrevivência (Citibank) Prof. vantagem competitiva (DELL Computer) 6.. serviços e modelos de negócios (Apple) 3.novos produtos.Por que usar SIs?..excelência operacional (Wal-Mart) 2.

Aliados a práticas empresariais brilhantes e a uma administração colaborativa. O WallMart é a mais eficiente loja de varejo do setor: são 2 mais de 300 dólares em Alberto vendas 11 Prof.. Carlos de Mello por m . Assim que um cliente compra um artigo.289 lojas Wall-Mart espalhadas ao redor do mundo. é capaz de atingir uma eficiência operacional de classe mundial. oferece um bom exemplo de como os SIs. Cenários e Impactos Excelência operacional (Wall-Mart) O Wal-Mart. contra 250 2 ..Por que usar SIs?. o fornecedor fica sabendo que deve enviar um substituto para a prateleira. Em 2005 as vendas do Wall-Mart ultrapassaram os 285 bilhões de dólares – aproximadamente um décimo das vendas de varejo em todos os Estados Unidos – em grande parte graças a seu sistema RetailLink que conecta digitalmente os fornecedores a cada uma das 5. o maior varejista do planeta.

Cenários e Impactos Novos produtos. entrega e vende um produto ou serviço a fim de obter lucros. A indústria fonográfica atual é completamente diferente da que existia em 200.. transformou o velho modelo de negócio de distribuição de música. A Apple Inc. serviços e modelos de negócios (Apple) Descreve com a empresa produz.um constante fluxo de 12 Carlos Alberto de Mello .Por que usar SIs?. baseado em sua plataforma tecnológica iPod.. A Apple colheu os frutos de Prof. em um modelo de distribuição legal e online. baseado em discos de vinil. fitas cassete e CDs.

Por que usar SIs?. o sistema automaticamente muda as condições do quarto com base no perfil digital desse 13 Prof. diminuir as luzes. Esses hotéis usam os computadores para identificar as preferências dos hóspedes – por exemplo. em Manhatan. de maneira que podem ser remotamente monitorados ou controlados. qual é a temperatura preferida no quarto. armazenam esses dados em um gigantesco repositório de dados. por exemplo. Cenários e Impactos Relacionamento mais estreito com clientes (Mandarin Oriental) O Mandarin Oriental. Depois. e outros hotéis de alto luxo são um bom exemplo de como as tecnologias e os sistemas de informação podem ser usados para estreitar o relacionamento com os clientes. O sistema pode. os números de telefones mais frequentemente discados e seus programas de TV favoritos. Todos os quartos individuais desse hotéis são organizados em um servidor central. Carlos Alberto de Mello cliente.. . sua hora de check-in. Quando um cliente chega a um dos hotéis..

dando um drible nos distribuidores. Em outras palavras: o 14 Prof. com quais estilos. Carlos Alberto de Mello estoque de camisas da Penney chega praticamente . cores e tamanhos. processa o nº e. exemplifica os benefícios dos sistemas de informação para estreitar o relacionamento com os fornecedores. Cada vez que uma camisa é comprada em uma loja da Penney nos EUA.. Cenários e Impactos Fornecedores (JC Penney) A JC Penney. uma gigante indústria de Hong Kong que produz uma em cada oito camisas vendidas nos EUA.Por que usar SIs?. depois decide quantas camisas devem ser feitas. A seguir. a TAL envia as camisas diretamente às lojas Penney. o registro da venda aparece imediatamente nos computadores da TAL Apparel Ltd. por outro lado. Um modelo computacional desenvolvido pela própria TAL..

informar os consumidores 15a Prof. ela oferece a seus executivos informações precisas e em tempo real a respeito das queixas dos clientes. do desempenho da rede em uma localidade servida. Usando essas informações.. Com um painel digital baseado em Internet. os executivos podem imediatamente enviar equipes de reparo às áreas afetadas. Carlos Alberto de Mello respeito do andamento dos reparos e . de interrupções no serviço e de linhas danificadas por tempestade. uma das maiores prestadoras de serviços de telecomunicações dos EUA..Por que usar SIs?. Cenários e Impactos Melhor tomada de decisões (Verizon) A Verizon Corporation.

Cenários e Impactos Vantagem competitiva (DELL Computer) A DELL Computer. A DELL tem usado sua 16 Prof..Por que usar SIs?. a DELL apresentou uma lucratividade compatível com a de seus 25 anos de existência.. o qual lhe permite montar um PC customizado para qualquer um de seus milhões de consumidores em poucos dias – ou até mesmo de um dia para o outro. Boa parte dessa excelência operacional resulta da “customização em massa”: a empresa permanece próxima do cliente por meio de um modelo de entrada de pedidos baseado na Internet. se o cliente realmente tiver urgência. numa época em que o preço dos PCs estava caindo 25% ao ano e a maioria dos fabricantes perdia dinheiro. Isso porque os concorrentes eram incapazes de acompanhar o nível de excelência operacional que ela havia atingido em suas instalações de montagem. Carlos Alberto de Mello liderança no mercado para introduzir uma série e novos .

praticamente todos os bancos nos EUA possuem caixas automáticos locais com conexões a redes nacionais e internacionais como a CIRRUS. seus concorrentes correram para oferecer caixas automáticos também. oferecer esse tipo de serviço se tornou simplesmente imprescindível para estar e sobreviver no setor de varejo bancário.Por que usar SIs?. Carlos Alberto de Mello . Cenários e Impactos Sobrevivência (Citibank) O Citibank introduziu os primeiros caixas automáticos na região de Nova York em 1977 para atrair clientes com serviços de alto nível. Assim.. Hoje.. 17 Prof.

Por que usar SIs?..... ……………………………………………………….... Prof...10). citar exemplos para todos os itens: 1... ………………………………………………………...... 3.......... ……………………………………………………….............. ………………………………………………………... 5....... 6......... ………………………………………………………... 2.......... Carlos Alberto de Mello 18 .... Cenários e Impactos Exercício Baseados nos objetivos organizacionais do Sistema da Informação (p........ 4... ………………………………………………………....

Brasport .K.. COMPLEMENTARES: FERNANDES. RJ 2006.E. Editora Campus. Futura. Ed. Implantando a Governança de TI. e ABREU. MANSUR. 2001. 2006. São Paulo: Saraiva Brasil. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. Editora LTC. 1a edição. R.George M. BÁSICA: BANZATO. Governança de TI. IMAM. e POTTER. Remko Estratégia e Gerenciamento de Logística. 1a edição. Aline F. 2009. Ed. TURBAN. Vladimir Ferraz. RJ 2007. O' BRIEN. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Ricardo. Aguinaldo Aragon e ABREU. Carlos Alberto de Mello 19 . b. REZENDE. Tecnologia da Informação – Tomada de Decisão Estratégica para Administradores. R. 2003 LUCAS JR. Henry C. RAINER JR. Edit. ed. 2007. James A. Alan e VAN HOEK. de. MARAKAS.. Atlas Prof. Denis A. E. 1ª. HARRISON. Brasport. 2010.. Eduardo. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. Ed.Referenciais Bibliográficos a. 3ª ed. Edit. 2a edição.