You are on page 1of 10

Dia 13 de Dezembro

Celebração da Bíblia
Apresentação da Bíblia para leitores iniciantes

Do ponto de vista de um leitor:  Enredo: Conta a história de um reino que. A vida.  Episódios Principais: A Queda e o Protoevangelho. pela vontade de seus inimigos. Ele dirige e controla toda a história e dará fim a essa história. a morte e a ressurreição do Messias. A História de Israel e as Promessas do surgimento do Messias. esse reino é Soberano. seria suplantado. Abraão. usurpado: o Reino de Deus. Mas. A Promessa da . o Pai da Fé.

O Rei deste reino que se ofereceu como oferta para o perdão e remoção do poder do pecado da história.25-27. santificando. salvando. justificando e dando nova vida a sua principal criação: os homens (Lucas 24. 44-48) . o Filho de Deus. Personagem Principal: Jesus.

também traz uma boa notícia: “Embora a consequência do pecado é a morte. o presente gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Jesus Cristo. A Bíblia traz uma má notícia: “Pois todos os seres humanos pecaram! Todos fracassaram e estão afastados da Gloriosa Presença de Deus”  Mas. o Senhor” .

traduzida do latim.26-30. 31-37  Cumprida: Mateus 26. 24.6-12.  ANTIGA ALIANÇA:  Realizada: Êxodo 19.  A interpreta a palavra hebraica que significa ‘pacto/aliança’. Hebreus 8.1-8  Quebrada: Jeremias 11. 23-28.1-12  NOVA ALIANÇA:  Prometida: Jeremias 31. 12.1-6.24 .1-8. seria: Antiga Aliança e Nova Aliança.Antigo Testamento e Novo Testamento Palavra testamento. Assim.

os hebreus usavam a poesia. Eles compõem uma linha do tempo histórica para a nação de Israel. O Velho Testamento tem 39 livros com três tipos diferentes de gênero de livros:  Livros Históricos: Se você quer ler a história da nação hebreia deve ler os primeiros dezessete livros.  Livros Poéticos: Para poder expressar ou comunicar alguma mensagem/instrução de Deus e/ou para expressar sua alma a Deus.  Livros Proféticos: Os profetas foram representantes de Deus diante do povo com uma mensagem de denuncia de pecado. chamada ao arrependimento e uma promessa de esperançosa restauração. Seriam os livros de Isaías a Malaquias. . por meio de canções. Seriam os livros de Gênesis à Ester. Seriam os livros de Jó à Cantares.

 Epístolas Paulinas: São cartas enviadas por Paulo as igrejas que ele plantou em suas viagens missionárias. Seriam os livros de Hebreus à Apocalipse. que contam a história de Jesus e Atos dos Apóstolos que conta o inicio da história da Igreja. Porém. três são conhecidas como ‘cartas pastorais’. contendo cartas de Pedro. O Novo Testamento tem 27 livros e também três tipos diferentes de gêneros de livros:  Livros Históricos: Os Livros Históricos são os quatro Evangelhos. Seriam os livros de Romanos à Filemon  Epístolas Gerais: Os últimos nove livros são cartas enviadas à igrejas e para indivíduos. . que são conselhos de Paulo a jovens pastores: Timóteo e Tito. Judas e João. Seriam os livros de Mateus à Atos. Tiago.

.

.

. A palavra é quem ilumina as trevas de ignorância de Deus. num mundo de mentiras. Para conhecê-lo é preciso lê-la.  2° O segundo motivo é esse: nela se responde a pergunta: Como encontrar a salvação?  3° O terceiro motivo é por se esse um meio da graça que nos santifica. A palavra de Deus é a verdade que nos santifica.  4° O quarto motivo é porque andamos num mundo de trevas. Por que ler a 1° Bíblia? Primeiro motivo: Porque ela fala de Deus.