Revolução

Industrial
Nome: Amanda Schneider,
Bruno, Caroline, Layla,
Martina e Richelly
Turma: 2M5

Introdução
• A Revolução Industrial teve início no século XVIII,
na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas
de produção. Enquanto na Idade Média o
artesanato era a forma de produzir mais utilizada,
na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia
industrial, ávida por maiores lucros, menores
custos e produção acelerada, buscou alternativas
para melhorar a produção de mercadorias.
Também podemos apontar o crescimento
populacional, que trouxe maior demanda de
produtos e mercadorias. 

O primeiro país a se industrializar na Europa ? a) a França b) a Inglaterra c) a Rússia d) a Bélgica e) a Alemanha O primeiro país a se industrializar na Europa ? a) a França b)a Inglaterra c) a Rússia d) a Bélgica e) a Alemanha .

Aviões chegavam a 640Km/h • A partir dos anos 1960. Jatos de passageiros atingem 1100Km/h e um avião concorde é capaz de chegar a . Barcos a Vapor 57Km/h e as locomotivas alcançavam 100Km/h • Nos anos 1950. Carruagens e Velas 16km/h • Entre 1850 e 1930.A diminuição das Distâncias • Entre 1500 e 1840.

Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor). C .Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor). . B . B . C .Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial? A . Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial? A .Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

a Inglaterra conseguiu impor a entrada de sua produção têxtil. fornecendo as mercadorias que seriam trocadas por escravos africanos. Posteriormente. A produção de tecidos de algodão rústicos articulou-se á rede ultramarina. monopolizando a maior parte do mercado mundial. O rentável tráfico negreiro proporcionava grande parte dos capitais aplicados nas manufaturas e em seu desenvolvimento tecnológico. tanto em áreas coloniais diretamente controladas quanto em colônias de outros Estados europeus.O Mercado Mundial • O carro-chefe dessas transformações foi a manufatura têxtil. .

• Desde então. a América Latina. áreas potencialmente industrializáveis e outras marcadamente dependentes. . a Inglaterra foi a grande oficina do mundo. os ingleses ocuparam o centro da economia mundial. sendo escoadouro de manufaturas e fornecedoras de produtos primários. aproximadamente. a partir de seus circuitos mercantis. Principais exportadores de produtos industrializados e importadores de matérias primas. África e a Ásia figuraram como regiões dependentes da economia inglesa. Até 1850. integrando.

com a aquisição das novas máquinas. Para eles. O caminho. • Sistema artesanal cede lugar ao sistema fabril. • A Inglaterra foi a primeira a derrubar tal proibição.O Declínio Da Produção Familiar • As corporações de artesãos do século XVIII pressentiram os perigos da industrialização. • Em grande parte da Alemanha. era um pecado e um crime fazer concorrência aos colegas por meio do aumento de produtividade e tentar conduzi-los a todo custo á ruína. introdução de máquinas foi proibida pela polícia até meados do século XVIII. • Estes não produziam para o mercado no sentido atual. assim. . ficou livre para as invenções técnicas. • Burguesia assume o controle da produção. mas para o mercado regional limitado e sem concorrência.

Foi o sistema que deu mais certo nenhum país conseguiu acumular tantas riquezas. principalmente ouro e prata como a Inglaterra não achou esses metais em sua colônia logo tinha que arranja outra forma de conseguir riqueza. achou o comércio marítimo a melhor ideia para conseguir riqueza. realmente o comércio. .Por que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra? • Na Idade Moderna todos os países usavam o Mercantismo cujo objetivo era ter riquezas.

b) Com a criação do Banco da Inglaterra. podemos citar os seguintes: a) As condições sociais e políticas da época eram favoráveis. essa nação tornou-se o maior centro capitalista da época. c) O sistema corporativo não chegara a se enraizar desde a Idade Média. b) Com a criação do Banco da Inglaterra.Entre os fatores que fizeram da Inglaterra o berço propício à eclosão da Revolução Industrial. d) A supremacia naval . essa nação tornou-se o maior centro capitalista da época. c) O sistema corporativo não chegara a se enraizar desde a Idade Média. podemos citar os seguintes: Entre os fatores que fizeram da Inglaterra o berço propício à eclosão da Revolução Industrial. d) A supremacia naval a) As condições sociais e políticas da época eram favoráveis.

Exemplos do desenvolvimento tecnológico: Siderurgia Maquina a vapor Transportes Construções de estrada de ferro .• • • • • • • • O Desenvolvimento Tecnológico O desenvolvimento da manufatura têxtil (máquina que produzia tecidos) inglesa. Uma vez iniciada. que se tornou necessária uma tecnologia cada vez mais complexa. uma pioneira na Revolução Industrial é um bom exemplo de como se iniciou industrialização. a expansão industrial revelou-se tão grande e a procura de produtos. tão urgente.

Siderúrgica Máquina a vapor Telégrafo .

Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial? Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial? A .Calculadora manual D .Calculadora manual D .Telefone B .Telégrafo C .Máquina a vapor     .Máquina a vapor A .Telefone B .Telégrafo C .

sempre contém energia. em um movimento rotativo de uma roda. . Para sermos exatos. agora versátil. A máquina a vapor. E. a primeira invenção moderna. mas o vento é errático e a água corrente existe somente em determinados locais. foi a primeira das modernas fontes de energia. a primeira que poderia captar a energia como ocorria na natureza e aplica-la ao funcionamento das máquinas. para frente e para trás. inventou um acessório mecânico que engenhosamente convertia o movimento do pistão. para que a máquina a vapor pudesse fornecer a força a uma variedade de atividades e de máquinas. O uso do combustível é seguro. o que é mais importante pode ser usado em qualquer lugar e em qualquer quantidade que se imagine. ou seja.História e Física A Maquina a Vapor • Em 1781. o vento e a água corrente foram as fontes de energia do passado.

A máquina a vapor. cerca de 10 mil anos antes. foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida. tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos. em quantidades muito maiores do que qualquer outra coisa conseguira realizar no passado. sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drástica do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura. .

em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado. a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial. foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida. I. p. a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura. a seguir. aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação: “A máquina a vapor. 395). c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.Leia o texto e. já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção. tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Cronologia das Ciências e das Descobertas. sob o nome de Revolução Industrial.” (ASIMOV. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura. d) Segundo o texto. 1993. cerca de 10 mil anos antes. a máquina a vapor era eficiente porque . b) Segundo o texto.

cerca de 10 mil anos antes. 1993. p. foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida. c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo. a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura. já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção. Cronologia das Ciências e das Descobertas. d) Segundo o texto. I. em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado.” (ASIMOV. aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação: “A máquina a vapor.Leia o texto e. a máquina a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura. b) Segundo o texto. sob o nome de Revolução Industrial. a seguir. tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos. a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade. 395). .

com formas diversas de propriedade e diferenciados arranjos de poder. • Enquanto os fundamentos de novos padrões socioeconômicos eram implantados. . muitas estruturas arcaicas persistiam.Da Sociedade • A industrialização produziu um novo mundo.

. em condições miseráveis. • Viviam com frequência em moradias abarrotadas. • Os operários das fábricas diferiam dos artesãos em muitos aspectos.A situação dos pobres • Com a industrialização. os problemas enfrentados pelos assalariados nas fabricas converteram-se numa preocupação especial.

sem infraestrutura adequada.. .. os que viviam num quarto sujo e gelado[.] • As cidades industriais cresceram rapidamente.As cidades industriais e a pobreza • O massacre dos gatos (Livro): Massacre de gatos. pois formavam um imenso exército de mão de obra empregado a salários baixos. Os serviços sanitários e a iluminação eram precários. realizado por aprendizes gráficos. Os pobres constituíam-se numa necessidade para a indústria.

Braços cruzados. máquinas paradas • Se as máquinas podiam produzir tanta riqueza e tantos produtos. muitos se perguntaram por que havia tantas pessoas pobres. • Movimento Ludista • Movimento cartista • Trade Unions • O Movimento elaborou em 1838 a chamada Carta do Povo .

os ludistas invadiam fábricas e invadiam fábricas e quebravam as quebravam as máquinas numa forma máquinas numa forma de protesto e . através das eleições.Os ludistas protestavam através de B . através das C . trabalho dos operários. C .Os ludistas buscavam. os ludistas "quebradores de máquinas". D - Também conhecidos como D - Também conhecidos como "quebradores de máquinas". B .Os ludistas buscavam. eleger representantes do movimento para lutar pelas causas movimento para lutar pelas causas trabalhistas.Os ludistas protestavam através de passeatas e outras manifestações passeatas e outras manifestações pacíficas contra pacíficas contra as condições de as condições de trabalho dos operários.Os ludistas buscavam negociar A . eleger representantes do eleições. trabalhistas. donos das indústrias.Os ludistas buscavam negociar melhores condições de trabalho com os melhores condições de trabalho com os donos das indústrias. Qual das alternativas das alternativas abaixo explica abaixo explica melhor este melhor este movimento? movimento? A .Um dos principais movimentos Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revoluçãocondições de trabalho na Revolução Industrial ficou Industrial ficou conhecido como conhecido como Ludismo. Qual Ludismo.

não proporcionara uma orientação para a reconstrução da sociedade. renunciou a sua título de nobreza durante a Revolução Francesa. mas. Ele tomou para aint-Simon (1760-1825) si a missão de construir a nova sociedade. segundo ele. a filosofia iluminista. embora tivesse ajudado a destruir a ordem antiga. .Os primórdios do socialismo • Socialista francês.

Charles Fourier (17721837) • Outro socialista francês. acreditava que a infelicidade humana devia-se ao conflito entra as necessidades naturais do homem e a disposição da sociedade de então. .

coproprietário e gerente da fábrica de tecidos de algodão New Lanark. providencioulhes moradia. alimentação e vestuário a preços razoáveis. em 1799. aumentou os salários. Penalizando com os maus-tratos frequentemente infligindo aos trabalhadores.Robert Owen ( 17711858) • Tornou-se. Na Escócia. melhorou as condições de trabalho. e recusou-se a .