Qual

tipo de Negócio?

técnicas e procedimentos para planejar seu negócio.  Fazer uma análise da viabilidade do negócio.Competências a serem desenvolvidas:  Obter informações.  Elaborar um Plano de Negócio.  Elaborar cenário do negócio.  Coletar informações no mercado e aplicar no planejamento de seu empreendimento.  Refletir sobre as características indispensáveis para o empreendedor e investir naquelas que julgar mais necessárias. EDUCAÇÃO SEBRAE T03 .

Consultoria de Viabilidade Objetivo: Fazer uma análise de viabilidade consistente e baseada em informações. EDUCAÇÃO SEBRAE T04 .

utilizando o material coletado.  Elaborar seu Plano de Negócio. com base nas informações coletadas.  Elaborar cenário do futuro negócio. o que ele proporciona e quais os passos para sua elaboração. para ter uma visão mais clara e consistente no estudo sobre a viabilidade.Conhecendo seu Negócio Competências:  Entender para que serve o Plano de Negócio. EDUCAÇÃO SEBRAE T14 .  Desenvolver atitude de planejar e monitorar constantemente.

Tinha um preço bem baixo e era resistente. Quem nunca teve um Kichute? Este calçado era um misto entre chuteira e tênis feito de lona e borracha era produzido no Brasil pela Alpargatas desde 1970. EDUCAÇÃO SEBRAE T05 . Teve seu ápice na década de 80 quando a garotada usava para ir a escola e jogar bola.

Estas pequenas fitas de audio foram criadas em 1963 pela Philips e tiveram seu auge nas décadas de 70 e 80 devido a popularização dos Walkmans da Sony. Tiveram fim com a chegada do CD no inicio da década de 90. Quem nunca viu uma fita cassete de Sandi & Junior ou do É o tchan na prateleira do camelo da Esquina. EDUCAÇÃO SEBRAE T06 .

No inicio dos anos 90 a Telebrás criou os famosos cartões telefônicos a fim de reduzir os custos com recolhimento das fichas. EDUCAÇÃO SEBRAE T07 .• Criado para uso em telefones públicos no Brasil na década de 70 estas fichas metálicas compostas basicamente de latão. manutenção e etc. ferro e zinco davam o direto a 3 minutos de ligação em média.

casamento ou formatura.Fitas VHS Criadas em 1976 pela JVC substituíram as fitas betamax no sistema de videocassete caseiros devido a qualidade da imagem e baixo custo. Reinaram de forma absoluta até a chegada do DVD no final da décáda de 90. Quem nunca locou vídeo em uma vídeo locadora ou viu aqueles rebobinadores em formato de carro? Aposto que você ainda tem algum VHS de festa de aniversário. EDUCAÇÃO SEBRAE T08 .

K7 e rádio. Os últimos grandes lançamento ocorreram na metade da década de 90 e desde então só é vendido como uma coisa cult ou para colecionadores.   EDUCAÇÃO SEBRAE T09 . É o Tchan no Havai ou SPC. toda casa tinha seu 3 em 1 com LP. Discos de Vinil ou LP  Criado na década de 50 para reprodução de musicas. estes discos de Vinil nos acompanharam até a década de 90. Antes do advento do CD. Quem não teve seu LP dos Mamonas Assassinas .

PORTAS ABERTAS EDUCAÇÃO SEBRAE T10 .

PORTAS ABERTAS EDUCAÇÃO SEBRAE T11 .

ou mesmo na época da internet discada.edita-los e salvar novamente pois ainda não haviam muitos gravadores de CD no mercado. Pois antes da propagação da internet.44mb eram itens indispensáveis para quem tinha computador. Disquete  Este discos magnéticos com capacidade de 1. Não se assuste pois hoje o mais simplório dos pen drives tem mais capacidade que muito HD antigamente. Quando uma criança de 10 anos ou menos lhe pergunta aonde clicar para salvar e você responde: “Clique no disquete” e ela responde: ” Aonde?”. era a melhor forma de carregar arquivos. e os existentes eram mais caros que os próprios computadores.  EDUCAÇÃO SEBRAE T12 .

PORTAS ABERTAS EDUCAÇÃO SEBRAE T13 .

EDUCAÇÃO SEBRAE T15 . que forneça subsídios para o Plano de Negócio.  Desenvolver atitudes que facilitem a receptividade por parte das pessoas que serão entrevistadas na coleta de informações.Coletar informações Competências:  Conhecer questões fundamentais para abertura de negócio.  Elaborar roteiro de coleta de informações.

fazer um inventário pessoal e comprometer-se em potencializar características indispensáveis para o empreendedor. habilidades e valores essenciais à eficácia pessoal.Despertando o Empreendedor Competências:  Conhecer características essenciais dos empresários de sucesso.  Refletir sobre atitudes. investindo nas que julgar mais necessárias.  Conhecer características da orientação para resultado.  Registrar sua autopercepção. ao relacionamento interpessoal e ao empreendedorismo. EDUCAÇÃO SEBRAE T16 .

Objetivo: Apresentar uma visão geral do Programa e as competências que serão desenvolvidas. EDUCAÇÃO SEBRAE T17 .

De onde surgiu a ideia de ter seu próprio negócio? EDUCAÇÃO SEBRAE T18 .

2. EDUCAÇÃO SEBRAE T19 . Necessidade de ganhar mais. Vontade de não ter patrão. Insegurança ou instabilidade na atual condição. 5. 4. Uma habilidade ou recurso pessoal a ser explorado. 3. Perceber que algo que já é feito pode ser melhorado.Ideias mais comuns: 1.

 Buscar todas as informações de forma estruturada.  Organizá-las de forma a poder pensar estrategicamente.Caminhos:  Conhecer-se e conhecer o que é necessário à frente de uma empresa.  Discutir com alguém de fora da situação visando encontrar soluções possíveis. EDUCAÇÃO SEBRAE T20 .

 Persistir. EDUCAÇÃO SEBRAE T21 .O papel do Sebrae:  Oferecer soluções para a tomada de decisão mais consciente. O papel do futuro empresário  Ter uma ideia clara de negócio.  Investir tempo e dedicação no momento que antecede a abertura da empresa.

.

Sucesso e Obrigado! SEBRAE/BA –(71)3378-9836 9965-5420 .