Conscientização da

Vida:
A visão Espírita
sobre o Aborto

O que é vida?

• Cientificamente
• Filosoficamente
• Espiritualmente

A visão Espírita sobre a Vida 336. Poderia dar-se não haver Espírito que aceitasse encarnar numa criança que houvesse de nascer? “Deus a isso proveria. está predestinada sempre a ter uma alma. Quando uma criança tem que nascer vital.” . Nada se cria sem que à criação presida um desígnio.

que o recém-nascido solta. O grito. Desde o instante da concepção. anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus. o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico. Em que momento a alma se une ao corpo? “A união começa na concepção.” . mas só é completa por ocasião do nascimento.344. que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz.

que o adverte de que lhe soou o momento de começar nova existência corpórea.. Essa perturbação cresce de contínuo até ao nascimento. (. começa o Espírito tomado de perturbação.) ..)A partir do instante da concepção. Nesse intervalo. seu estado é quase idêntico ao de um Espírito encarnado durante o sono.351.. No intervalo que medeia da concepção ao nascimento. goza o Espírito de todas as suas faculdades? (..

visto que a encarnação está apenas em via de operar-se. propriamente falando. Não sendo completa a união do Espírito ao corpo. ligado à alma que virá a possuir. de certo modo. O feto não tem pois. Acha-se. poder-se-á considerar o feto como dotado de alma? “O Espírito que o vai animar existe.353. senão depois do nascimento. não estando definitivamente consumada. entretanto. fora dele.” . uma alma.

Que conseqüências tem para o Espírito o aborto? “É uma existência nulificada e que ele terá de recomeçar.” .357.

ou quem quer que seja. Uma mãe. por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando. Constitui crime a provocação do aborto. em qualquer período da gestação? “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus.358. cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento.” .

” . Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela. haverá crime em sacrificarse a primeira para salvar a segunda? “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.359.

• Até 1876 nenhuma Mulher em Paris conseguiu sobreviver a uma Cesariana. Em 1881 mortalidade materna era de 58% e sobrevivência fetal de 86% .Adendo Histórico • 1940: Primeira vez em que a Ultrassonografia foi utilizada por um Médico ( 83 anos após a publicação do livro dos Espíritos).

Por que não respeitar as obras da criação.” .360. algumas vezes incompletas por vontade do Criador? Tudo ocorre segundo os seus desígnios e ninguém é chamado para ser juiz. Será racional ter-se para com um feto as mesmas atenções que se dispensam ao corpo de uma criança que viveu algum tempo? “Vede em tudo isso a vontade e a obra de Deus. desatenciosamente. Não trateis. coisas que deveis respeitar. pois.

André Luiz: Mundo Maior • Cecília Engravidou aos 25 anos sem desejar. • Um Espírito ligado a ela por vidas passadas e que sempre a acompanhava reencarnou aproveitando a situação. • A Gestação estava em 4 meses .

... chorosa: – Poupa-me! Poupa-me! Quero acordar no trabalho! Quero viver e reajustar o destino... Pagar-te-ei com amor. .. como se fora violentada num sono brando.. em processo de reencarnação. suplicava. Não me expulses! Tem caridade!. Ajuda-me! Resgatarei minha dívida!...A mente do filhinho.

(.)Parcialmente desligada do corpo físico. em compulsória modorra. e Cecília passou a ver-nos.. pela atuação calmante do remédio.) .. embora imperfeitamente. Calderaro aplicou-lhe fluidos magnéticos sobre o disco foto-sensível do aparelho visual.. detendo-se..(. na contemplação da genitora. admirada.

ser de teu ser. Que não fará no mundo a mulher que sabe renunciar? (. que será o teu filho.) Além disto. se é certo que o padecimento da vergonha açoitará tua sensibilidade.) ... Tuas lágrimas orvalharão uma flor querida e sublime. a glória da maternidade resplenderá em teu caminho..(... carne de tua carne..

.. . o entezinho foi retirado afinal. nem mesmo à tua voz que. não!.) Não. ainda amo! É-me impossível retroceder.... não desisto.) • Depois de longo e laborioso trabalho....(. a despeito de tudo.• (.

..) .. oferecia condições especialíssimas. adesa ao campo celular que a expulsava.(. (. como se a mantivessem atraída ao corpo materno forças vigorosas e indefiníveis..)a entidade reencarnante.

• Para saber como a história termina leia: .

porém. anestesiamos a consciência. quando instalados na Terra.Se. não lhes podemos prever as reações negativas e. . a pretexto de resguardar o próprio conforto. expulsando-os de nossa companhia.

então. à custa das nossas promessas de compreensão e de auxílio. ontem convertidos. muitos dos associados de nossos erros de outras épocas. no Plano Espiritual. em amigos potenciais. fazem-se hoje .

Emmanuel .) Vida e sexo ...e isso ocorre bastas vezes.. em todas as comunidades da Terra .inimigos recalcados que se nos entranham à vida íntima com tal expressão de desencanto e azedume(.

A conscientização da vida .