You are on page 1of 11

UNIVERDIDADE NORTE DO PARANÁ

CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE-CEARÁ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DEFESA DE PROJETO DE MONOGRAFIA

Pesquisador acadêmico: Maria José Barbosa
Orientadora: Amanda Boza Gonçalves Carvalho
Tutora de Sala: Mariana Costa Machado
Tutora eletrônica: Andicléa Laranjeira Ribeiro

.TÍTULO DA PESQUISA GRAVIDEZ NA ADOLÊSCENCIA E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL.

Objetivos específicos: • • • Discutir a gravidez na adolescência como problema social e os riscos de vulnerabilidade. de seu filho e no meio social em que vive também de profissionais de assistência social que lidam com a formação da adolescente. Identificar fatores determinantes da gravidez na adolescência.Objetivo Geral: Analise da literatura atual e dos principais aspectos que envolvem a gravidez na adolescência. bem como suas consequências na vida da adolescente. Compreender o papel do assistente social junto as adolescentes grávidas. . no sentido de apontar caminhos para envolvê-las nos programas educacionais destinados a esta faixa etária.

Metodologia: • Método da pesquisa: Bibliográfico • Abordagem: Qualitativa .

explora-se excessivamente a chamada sexualidade brasileira através de figuras de dançarinas. Na televisão. Fatores têm estimulado uma iniciação sexual mais precoce: dentre eles destacam-se os meios de comunicação. 1997). Há um verdadeiro bombardeio erótico na mídia.Definição de adolescência: é um período de vida que merece atenção. cantoras. pois esta transição entre infância e a idade adulta pode resultar ou não em problemas futuros para o desenvolvimento de um determinado indivíduo.7 anos (BENFAM. . apresentadoras de programas. e do primeiro filho é de 16. Gravidez prematura: A idade mediana da primeira relação sexual em mulheres brasileiras com idades entre 15 a 19 anos é 15 anos. que usam a sensualidade e transformam-se em ídolos infantis.

Gestação na adolescência X aborto: As estimativas do Ministério da Saúde são de que de 1 milhão de gestações ocorridas entre adolescente por ano no Brasil. . de promiscuidade. contestador e esses sentimentos despertam nele o desafio. de abandono.  Natureza do adolescente: Ele é um ser idealista. curioso.Classe de risco: O fenômeno gravidez na adolescência é verificado especialmente na população de baixo nível socioeconômico por causa das condições de vida desfavoráveis. o levam. de desinformação e falta de acesso a métodos anticoncepcionais. a uma conduta de risco. 1/3 termine em abortos. frequentemente. que aliado à falta de experiência. vivência anterior.

Família X Gravidez na adolescência: A família tem relação direta com o início da atividade sexual. . Sendo assim. • Desejo de prender o namorado. provavelmente vem de famílias cujas mães também tiveram iniciado sua vida sexual muito cedo ou engravidaram na mesma fase.FATORES QUE CONTRIBUEM GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PARA A • A falta do convívio familiar. adolescentes que tem relações precoces ou engravidam nessa fase. Diversidade de motivações para a gravidez na adolescência: • Vontade que a adolescente tem de idealizar de ter um filho nessa fase da vida. • Os bombardeios da mídia com relação ao sexo e a grande permissividade. • Poder sair da escola ou da casa dos pais.

Fatores de riscos biológicos para a gravidez na adolescência: destaca-se o baixo peso ao nascer. a não adesão ao aleitamento materno e o abortamento. a prematuridade. as adolescente necessita. sendo suportável se essa jovem tivesse um desejo claro de se tornar mãe. relações familiares fragilizadas. . Fatores que contribuem para a gravidez na adolescência: ausência de informação. trazendo uma sobrecarga de esforços físicos e psicológicos que são muito grandes para que ela possa suportar sozinha.Consequência da gravidez na adolescência: Quando engravidam de forma precoce. encarar tanto os processos de transformação comuns na adolescência como também os da gestação.

• O assistente social: A partir de 2004. criar um clima propício de tranquilidade para que o parto seja um momento de felicidade para a mãe. dos exames que precisam ser cumpridos para garantir a saúde da mulher e da criança. das consultas do pré-natal que são de extrema importância e. informando-a dos programa de apoio. é peça fundamental para a adolescente grávida. . concluímos. • Papel do assistente social versus a realidade de gravidez na adolescência: Assim. principalmente. os serviços do campo de trabalho desenvolvido pelo Assistente Social começaram a ser organizados em níveis de proteção. o assistente social.

Não se previne adequadamente de uma gravidez indesejada. Entretanto. é bom saber que muitas adolescentes engravidam porque o desejam. Antes de tudo. é necessária muita reflexão para se entender os motivos que levam uma adolescente a engravidar. mas não sabe como utilizá-los.CONCLUSÃO GERAL: • Os jovens geralmente têm informações sobre métodos anticoncepcionais. porque querem ser vistas como adultas. por que acreditam que é isso que o namorado quer. . porque alimentam um sonho de que estarão se realizando sendo mãe.