You are on page 1of 8

FILOSOFIA

CRISTÃ
PROFESSOR JOVANI ARAÚJO

PATRÍSTICA (Séc.ESCOLÁSTICA (Séc. XII à XV) Resumo ou Simplificação Junção ou combinaç PLATÃO ão (Santo Agostinho) PLATÃO (Santo . II à IV) 2º.SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO FILOSOFIA CRISTÃ SINTESE 1º.

SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO Agostinho de Hipona Tomás de Aquino .

 Romana.  Influência do pensamento Judeu.SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO  ORIGEM: Século I (Apostolo Paulo e João)  Fim do pensamento Helenístico. em Alexandria (Egito).  Harmonia de Culturas:  Grega.  Judaica e  Egípcia) .

FILOSOFIA FILOSOFIA ou CRISTÃ? MEDIEVAL? .SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO  ORIGEM:    Tolerância Religiosa Crescimento do Cristianismo A Razão servia de apoio para justificar a Fé.

Podemos chamar de filosofia cristã exclusivamente a filosofia dos cristãos enquanto tais.] Mas seria erro crer que o cristianismo é uma filosofia. a que está determinada pela situação cristã de que o filósofo parte. é uma religião. coisa muito distinta. se o adjetivo cristã definir um caráter da filosofia.SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO “[. nem sequer se pode falar com rigor de filosofia cristã. ... ou seja.

por exemplo. É o homem cristão que é outro. o cristianismo tem um papel decisivo na história da metafísica porque modificou de modo essencial os pressupostos a partir dos quais se move o homem. distinta. portanto. da grega. e por isso é outra sua história. a situação de que parte para o filosofar. e.SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO Neste sentido. (Julián Marías)[?] .

Como o Pensamento Cristão pode responder essas questões? 5. Você sabia que Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino são um dos filósofos mais estudados nas Faculdades de Filosofia? 3. Você conhece Julián Marías? 2.SINTESE DO PENSAMENTO CRISTÃO 1. 4. A Fé e Razão devem andar juntas ou uma anula a outra? Justifique. Herege e Dogma? . Quem seria um: Pagão. Os filósofos Helenísticos buscavam um sentido para a vida e o caminho para a felicidade.