Cluster

Windows
Server
Escola técnica Joaquim Nabuco - Recife

Conceito
Cluster

é definido como um
conjunto de computadores,
onde dois ou mais
computadores trabalham de
maneira conjunta. Os
computadores dividem as
tarefas de processamento e
trabalham como se fosse um

Todos devem ser interconectados e formarem uma rede. Cada computador de um cluster é denominado de nó ou nodo.O que é um Cluster ou Clustering É o nome dado a um sistema montado com mais de um computador. devido à particularidade em cada sistema. O sistema operacional dos computadores na rede deve ser o mesmo. de qualquer topologia. .

. um cluster precisa de pelo menos dois computadores.O que é um Cluster ou Clustering Independente do S. que vai ser responsável pela distribuição do processamento.O é preciso usar um software que permita a montagem do cluster em si. que exista.

Como cluster de servidor de dispositivo de quorum único 3. Como um cluster de nó único 2.Um cluster de servidor pode consistir em até oito nós e pode ser configurado de três formas: 1. Como cluster de servidor .

Cluster Cada objeto é associado a: 1. 2. 3. Um conjunto de códigos de controle de cluster usado para manipular as propriedades do objeto.Objetos do cluster Os objetos de cluster são as unidades físicas e lógicas gerenciadas pelo serviço. ou atributos que definem o objeto e seu comportamento dentro do cluster. Um conjunto de funções de gerenciamento de objetos usado para gerenciar o objeto por meio do serviço Cluster . Uma ou mais propriedades.

Cluster NLB NLB Cluste r NLB Host NLB Virtual IP Address NLB Host .

NLB usa um algoritmo distribuído para trafego de .O que é NLB (Network Load Balancing)? É uma tecnologia de cluster oferecida pela Microsoft como parte de todos os Windows 2000 e Windows Server 2003 sistemas operacionais da família.

Firewall. O serviço de Balanceamento de Carga de Rede melhora a disponibilidade e a adaptabilidade de aplicativos de servidor da internet. FTP. . como aqueles utilizados na web.O que é NLB (Network Load Balancing)? Oferece alta disponibilidade através da detecção de falhas de host operacionais. Proxy VPN e outros servidores de missão crítica.

Módulos de funcionalidade do cluster (NLB) Operam no modo unicast ou no modo multicast.  Todos os nós do cluster usam o mesmo endereço MAC. . Modo Unicast Modo de operação padrão O MAC real da interface de rede é alterado.

Todos os nós do cluster mantêm o seu endereço MAC original.Modo Multicast Atribui dois endereços de multidifusão a cada adaptador do cluster. Requer uma configuração adicional no switches .

Criando um novo cluster NLB Requisitos de hardware Duas placas de rede 256 memórias .

Criando um novo cluster NLB 1 – Vá em iniciar >> ferramentas administrativas >> Network Load Balancing Manager 2 – Clique com botão direito no item Network Load Balancing Clusters 3 – Clique em New Cluster 4 – Na janela Clusters .

.

Criando um novo cluster NLB 5 – No item Full Internet name  coloque Cluster.nome do domínio 6 – Selecione o item Cluster operation mode a opção Multicast 7 – Clique em Next 8 – Clique em next (novamente) 9 – Na janela no item Port Rules .

.

71 e clique em Connect 12 – Selecione a interface da sua rede administrativa e clique em NEXT 13 – Na janela Host Parameters clique em FINISH .Criando um novo cluster NLB 10 – Na janela Add/Edit port rules siga esta configuração – olhe a imagem01 Selecione port range from 3389 to 3389 Protocolos: TCP Filtering mode: Multiple host Clique no botão OK 11 – Na janela Connect.4.168. em nosso caso é 192. entre com IP do primeiro nó .

.Afinidade & Nenhuma Afinidade Os clusters que atuam com o modo afinidade refere-se ao equilíbrio do carregamento baseado no endereço do IP de origem da conexão que chega ou seja ele redireciona automaticamente todas as solicitações do mesmo membro do cluster . No caso de não existir a afinidade referente ao equilíbrio do carregador baseado no endereço IP que chega a seu número de portas.

Outros Tipos De Cluster Cluster Beowulf Cluster para Alta Disponibilidade(High Availability (HA) and Failover) Combinação HA & Load Balancing Processamento Distribuído ou Processamento Paralelo (HPC) Compute High Performance Computing Servidor Cluster Microsoft (MSCS) .

Cluster De Failover No Windows 2000 e Windows 2003 a funcionalidade de cluster é conhecida como Cluster Service. o serviço mudou de nome para Cluster de Failover.  . já no Windows 2008 e Windows 2008 R2.

e algumas das diferenças foram: A simplificação do serviço.Windows Server 2008 O serviço teve mudanças e novidades. A instalação e o gerenciamento do cluster estão mais fáceis. . com o intuito de tornar-lo mais seguro e aumentar sua estabilidade.

do armazenamento e da rede.Windows Server 2008 Aperfeiçoamentos na interação de interfaces com pastas compartilhadas que é mais simples. . e com menor probabilidade de erros. que pode ser executado teste para verificar se a configuração do sistema. Além de novas funcionalidades fornecidas: Como o novo recurso de validação. E o suporte para discos GGT (tabela de partição GUID) no armazenamento de cluster.

. Os dados de configuração do cluster são armazenados em vários discos em todo o cluster e o serviço Cluster assegura que a coerência desses dados seja mantida nos diversos discos.tipos de configuração de modelos de clusters Clusters de servidor de conjunto de nós principais possuem dois ou mais nós que podem ou não estar conectados a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster.

renderizações de efeitos especiais.Clusters do servidor com diversos nós Os clusters podem ser usados para uma infinidade de aplicações. simulações geotérmicas. simulações financeiras . Como exemplo: previsão metereológica.

o disco é configurado como um dispositivo de armazenamento de cluster.tipos de configuração de modelos de clusters Podem ser definidos de acordo com um dos três diferentes tipos de configuração: Clusters de servidor de nó único podem ser configurados com ou sem dispositivos externos de armazenamento de cluster. Neste tipo de cluster. .

Os dados de configuração do cluster são armazenados em um dispositivo de armazenamento de nó único. .tipos de configuração de modelos de clusters Clusters de servidor de dispositivo de quorum único possuem dois ou mais nós e são configurados de forma que cada nó e conectado a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster.