PROTOCOLOS

Modelos OSI e TCP/IP
EFA
Curso Gestão de Redes
Escola Secundária Fontes Pereira de Melo
José Guimarães

Meios de transmissão

O meio através do qual os pacotes de dados
podem fluir, são vários:
 Cabo coaxial
 Linha telefônica
 Fibra Óptica
 Ar (Wireless ou Wi-Fi)

 O Modelo de referência OSI é o modelo fundamental para comunicações em rede. o modelo de referência OSI.Modelo de referência OSI A ISO reconheceu a necessidade das redes trabalharem juntas e de se comunicarem. a ISO lança em 1984.  .  Por isso.

Modelo em camadas OSI  Permite visualizar as funções da rede que acontece em cada camada. tornando-se mais simples.  Decompõe as comunicações da rede em pacotes. permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vários fabricantes .  Padroniza os componentes da rede. .

.Camadas. Protocolos e Interfaces Obs: Camadas pares.

Modelo em camadas OSI  Possibilita a comunicação entre diferentes tipos de hardware e de software de rede. . possibilitando maior rapidez no seu desenvolvimento.  Decompõe as comunicações de rede em pacotes.  Evita que as modificações numa camada afecte as outras. facilitando sua aprendizagem e compreensão.

O modelo em camadas OSI    Interfaces (os dados são transmitidos de uma camada para outra ) Engenharia modular (decompõe projetos de engenharia complexos em problemas menores e gerenciáveis) Interoperabilidade (no sentido de fazer com que vários fabricantes e tecnologias diferentes possam trabalhar juntos) .

para que os pacotes de dados fluem de uma origem a um destino numa rede. .As camadas  Cada camada OSI individual tem um conjunto de funções que ela deve executar.

Camada de Aplicação Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada de Apresentação Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada de Sessão Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada de Transporte Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada de Rede Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada de Link de Dados Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

Camada Física Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Link de Dados Física .

endereçamento  roteamento  Quadros e controle de acesso ao meio  Sinais e meios e .Palavras – chave  Navegadores Formato de dados comum  Diálogos e conversações   Qualidade de serviços e confiabilidade Seleção caminhos.

Encapsulamento de Dados SDU . unidade de dados de serviço : define uma solicitação de serviço PDU .Service data unit. .Protocol data unit. unidade de dados de protocolo.

Nomes para dados (PDU´s) em cada camada do modelo OSI PDU´s Dados Dados Dados Segmento Pacote Quadro ou Frame Fluxo de Bits .

não confundir com o modelo OSI .Modelo TCP/IP – “Internet”    Transmission Control Protocol/Internet Protocol Quatro camadas  Aplicação  Transporte  Interrede(Internet)  Interface de rede (Acesso à rede) Obs: apesar de algumas camadas terem o mesmo nome.

 O TCP/IP combina todas as questões relacionadas a aplicações em uma camada.  Trata de protocolos de alto nível.Camada de aplicação TCP/IP Os protocolos de mais alto nível incluem os detalhes da camada de apresentação e de sessão. questões de representação. codificação e controle de diálogo.  .

Ele mantém um diálogo entre a origem e o destino enquanto empacota informações da camada de aplicação em unidades. é um protocolo orientado para ligações. chamadas segmentos. . controle de fluxo e correcção de erros.  Transmission Control Protocol (TCP). fornece formas excelentes e flexíveis de se desenvolver comunicações de rede confiáveis com baixa taxa de erros e bom fluxo.Camada de transporte TCP/IP  Qualidade de serviços de confiabilidade.

.Camada de transporte TCP/IP  para conexões não significa que exista um circuito entre os computadores que se comunicam (o que poderia ser comutação de circuitos). Isso é conhecido como comutação de pacotes. Significa que segmentos da camada 4 trafegam entre dois hosts para confirmar que a conexão existe logicamente durante um certo período.

Camada de Internet TCP/IP Sua finalidade é enviar pacotes da origem de qualquer rede na internetwork e fazê-los chegar ao destino.  . Igual ao sistema postal (não sabe como a carta vai chegar ao seu destino). A determinação do melhor caminho e a comutação de pacotes acontecem nessa camada. independentemente do caminho e das redes que tomem para chegar lá.  O protocolo específico que governa essa camada é chamado Internet protocol (IP) .

Isso inclui detalhes de tecnologia de LAN e WAN e todos os detalhes nas camadas física e de Link do OSI. É a camada que se relaciona a tudo aquilo que um pacote IP necessita para realmente estabelecer um link físico e depois estabelecer outro link físico.Camada de acesso à rede TCP/IP  O significado do nome dessa camada é muito amplo e um pouco confuso. .  É também chamada de camada host-rede.

RARP) Internet Sua rede local Outras redes (LANs e WANs) .Gráfico do Protocolo TCP/IP Aplicação FTP HTTP SMTP DNS Transporte TCP Internet Acesso a Rede DNS TFTP UDP IP (ICMP. ARP.

Comparação entre os modelos OSI e TCP/IP Aplicação Transporte Internet Acesso a rede .

.Semelhanças – TCP/IP e OSI      Ambos têm camadas. embora incluam serviços muito diferentes. Ambos têm camadas de aplicação. Os profissionais de rede precisam conhecer ambos. Ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis. A tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos.

geralmente as redes não são desenvolvidas de acordo com o protocolo OSI. . Ao contrário. embora o modelo OSI seja usado como um guia.Diferenças – TCP/IP e OSI     O TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação O TCP/IP combina as camadas física e de Link do OSI numa camada O TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas Os protocolos TCP/IP são os padrões em torno dos quais a Internet se desenvolveu. portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos.