ÉTICA

x
ÉTICA AMBIENTAL
Eng. de Segurança do Trabalho

-Lino

Vi

ÉTICA

Eng. de Segurança do Trabalho

-Lino

Vi

Eng. caráter enquanto forma de vida do homem.A palavra ética vem do grego ETHOS que significa: modo de ser. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

Podemos dividi-la em: ÉTICA NORMATIVA: Que são as recomendações. Eng. ÉTICA TEÓRICA: Quando explica a natureza da moral relacionada às necessidades sociais. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

de Segurança do Trabalho -Lino Vi . o qual vem desvendando a origem do homem. como pretendemos demonstrar. Eng. tirando-o do pedestal de espécie superior. ante a degradação ambiental em larga escala e o desenvolvimento científico.Uma nova forma de relação ética vem surgindo.

O rico polui com sua atividade industrial. O pobre polui por falta de condições econômicas e por falta de informações. Eng.Toda a sociedade é responsável pela degradação ambiental. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

Gerando uma política desvinculada dos compromissos com o meio ambiente. Eng.O Estado polui por falta de informações ecológicas de seus administradores. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

Eng. levando-o a condição de espécie superior pela razão. estuda o comportamento social do homem entre si.Ética antropocêntrica: Defendida principalmente por Kant. que orientou e deu base para as doutrinas posteriores. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

ou seja. Eng. o homem centrado no tudo ou no planeta como sua morada. permite o surgimento de uma ética que estuda também o comportamento do homem em relação à natureza global."oikos" = casa em grego.Ética ecocêntrica: Essa nova visão ecocêntrica que podemos definir como o homem centrado em sua casa . de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

A ética passa a ser também. nascendo assim. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . Uma nova concepção filosófica homem-natureza.Então. a ética ambiental. Eng. um estudo extrasocial e extrapola os limites intersociais do homem. surge a necessidade de uma nova forma de conduta em relação à natureza.

Mas para que isto ocorra é necessário que tenhamos uma plena conscientização da problemática ambiental. É preciso que o ser humano entendendo que ele faz parte na natureza. Eng. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . não é o "dono da Natureza".

Eng. a compreender que a Natureza não está ali para servi-lo.Assim. mas para que ele possa sobreviver em harmonia com os demais seres. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . passe o homem.

de Segurança do Trabalho -Lino Vi .ÉTICA AMBIENTAL Eng.

ou a própria conduta. Eng. da conscientização consequente tendo como compromisso objetivo a conservação da vida global. ambiental decorrente e preservacionista. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .Ética ambiental: Podemos definir essa Ética Ambiental como a conduta. comportamental do ser humano em relação à natureza.

Eng. Tudo que existe tem sua importância e passa a fazer parte dessa nova relação ética.Sua base científica é o estudo da relação homem-natureza. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . o ar e a água. englobando nesse binômio todas as raças humanas e todos os seres existentes. abrangendo também os inanimados como o solo.

Eng. ficando assim criada uma barreira ética protegendo a natureza como um todo.De modo que as ações impulsionadas por essa nova ética homem-natureza trarão resultados favoráveis à preservação ambiental e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. de Segurança do Trabalho -Lino Vi .

A colocação em prática dessa nova forma de comportamento ético propiciará uma enorme satisfação subjetiva e íntima em cada indivíduo e. da sociedade humana de estar contribuindo com responsabilidade para a preservação do maior bem que existe. Eng. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . consequentemente. que é a Natureza como um todo.

Uma nova forma comportamental e uma nova esperança de vida. de Segurança do Trabalho -Lino Vi . daí a importância de se conscientizar todos os segmentos da sociedade para essa nova relação ética. Eng.

de Segurança do Trabalho -Lino Vi .FIM Eng.

de Segurança do Trabalho -Lino Vi .ucamprominas Eng.Instituto Prominas .Apostila de Direito e Legislação Ambiental .