Segurança do

Trabalho
Noções Gerais

provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda ou redução. da capacidade para o trabalho. permanente ou temporária.Acidente de Trabalho Acidente:  É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço ou pelo exercício do trabalho dos segurados. .

Acidentes e Doenças do Trabalho Doença: Doença Profissional. Doença do Trabalho. . peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho. aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

. ST-RQ-001: FIA. ST-RQ-002: RI.Exposição a Material Biológico.Relatório de Incidente. ST-PQ-002.Ficha de Informação de Acidente.Acidente do Trabalho  Formulários necessários em caso de incidente ou acidente: o o o o ST-PQ-001.Ocorrência de Incidente.

nestes casos. assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação. guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho. devendo.Vacinas Necessárias O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais. .

Vacinas Necessárias VACINA Dupla bacteriana-DT Hepatite B DOENÇA QUE PROTEGE Difteria e tétano Nº DE DOSES INTER VA LOS REFORÇ O 3 30-60 dias 6 meses a 1 ano depoisde 10 em 10 anos Hepatite B 3 1º dose: no dia 2º dose: 1 Mês Tétano Tétano 3 Só deve serutilizada na falta da vacina DT Gripe 3ºdose: 5 meses após a 2º dose 1º dose: no dia - Reforço de 10 em 10 anos 2ºdose: 2 Meses 3º dose: 6 a 12 meses após a 2º dose Influenza 1 anual anual .

EPI DEFINIÇÃO: o o o o o O Equipamento de Proteção Individual é um instrumento de uso pessoal. causados pelas condições de trabalho. que poderiam causar lesões ao trabalhador. For necessário complementar a proteção individual.EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Protegê-lo contra possíveis danos à saúde. O EPI deve ser usado como medida de proteção quando: Não for possível eliminar o risco através da proteção coletiva. Em trabalhos eventuais e em exposições de curto período. . cuja finalidade é: Neutralizar a ação de certos acidentes.

Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Comunicar ao MTb qualquer irregularidade observada no EPI. quanto ao EPI: o o o o o o o Adquirir o tipo adequado à atividade do empregado. Substituí-lo. quando danificado ou extraviado. quanto ao EPI: o o o Usá-lo apenas para a finalidade a que se destina.EPIs Obrigações do Empregado. imediatamente. Treinar o trabalhador sobre o uso adequado. Responsabilizar-se por sua guarda e conservação. Tornar obrigatório o seu uso. Fornecer ao empregado somente EPIs aprovado pelo MTb. Responsabilizar-se pela sua higienização e manutenção periódica. Obrigações do Empregador. .

DQ 6. .2-12: Ficha de Controle de Recebimento Individual de EPIs TECSAÚDE.Controle de Entrega de EPIs  Formulários necessários para conhecimento: o o DQ 6.2-3: Dimensionamento de EPIs TECSAÚDE.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS . devendo estar articulado com outras normas.PCMSO).PPRA O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. . e em especial a NR-9 (Programa de Controle Medico Saúde Ocupacional.

Equipe a ser Considerada. .PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS . Riscos Ambientais.PPRA  Itens importantes para conhecimento: o o o o o Quem Confecciona. Período de Validade. PPRA para outros Estados fora de Pernambuco.

PCMSO Tem o objetivo a promoção e preservação da saúde do conjunto de trabalhadores.PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO SAÚDE OCUPACIONAL . Deve ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores. .

MÉDICO SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO  Itens importantes para conhecimento: o o o o Quem Confecciona e como é Realizada a Distribuição. . Exames Médicos Necessários por Funções. Exames Complementares. Período de Validade.

FISPQ dos Produtos Químicos.DOCUMENTOS DIVERSOS PARA AUDITORIAS  Itens o o o o o o o Básicos Necessários: PPRA. . ASOs. Ficha de EPIs. PCMSO. Ordens de Serviços. Cartões de Vacinas Atualizados.