| || 



.

      .

     .

== Ásia Setentrional ==     ==   .

   ==  ! .

  ==      == ".

 #  .

] jorte do Continente Asiático. corresponde ao antigo território da URSS. ] 13 milhões de km2. . ] Situa-se no Hemisfério jorte e Oriental. ] Juntamente com a Ásia Central. apresentando terras na zona glacial ártica e na temperada norte.

] A Ásia Setentrional é composta pela Rússia ou Federação Russa (em sua parte asiática). Os Montes Urais dividem a parte ocidental da oriental. ] OBS: O território da Rússia pertence tanto ao continente Asiático quanto ao continente europeu. .

.

.

solo fértil. maior concentração humana. estepes. domínio da planície Siberiana. . grande produção mineral e maiores centros industriais do país (Moscou e S.] Rússia Européia: área menor. desenvolvimento econômico recente no setor da indústria pesada. devido à abundância de recursos naturais dessa porção da Ásia e à elevada produção energética. clima temperado continental. ] ] Rússia Asiática: grande extensão territorial. grande vazio populacional. presença da Floresta de Coníferas (Taiga). Petersburgo).

A Federação também conta com 6 territórios: Altai. Tuvá e Udmúrtia. Karélia. uma região autónoma e 10 áreas autónomas. Krasnodar. Marii El. Khabarovsk. Daguestan. Kalmíquia. Ossétia do jorte. Kabardino-Balcária. Tatarstan. Khacássia. Kómi. Tchuváchia. Krasnoiarsk. Primórie e Stavropol. . Altai. Inguchétia. Bachcortostan. Tchetchnia. Mordóvia. Buriátia. Sakha (Yacútia). As cidades de Moscou e São-Petersburgo têm status federal. 49 regiões administrativas. KaratchaiTcherquéssia.A Federação da Rússia compreende de 21 repúblicas: Adigueia.

Russo é a língua oficial em todo o território da Federação da Rússia. cidades federais. . territórios. Republicas-membros têm direito de dar o status oficial às línguas por sua escolha. A estrutura dos Poderes em repúblicas. que podem ser usadas à mesma escala com a língua russa em todos os órgãos de poder local e instituições estatais das repúblicas. O status das repúblicas é definido pela Constituição Federal e Constituição da república respectiva. regiões e áreas autónomas é definida pelos membros da Federação conforme os princípios básicos da Estrutura Constitucional do Estado da Rússia e princípios gerais do funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo bem como conforme as leis federais.Os membros-elementos da Federação têm amplos poderes.

•" .

 "  ] $ .

% $  % &#   "$ .

$  ' ( ")*'   + .

$.

.%.

]  ".   -$ .$ .

(  ( .

   % $ / .

$  .

 % ( .

 .

0    * (.

1 % .

.2304 3.

•" .

 " 5 % ]   % $   ' 6.

  $"$ %$ .

     ( %   + .

.$ *   7.

•" .

 " 527 /6 ]    + .

$.

.%.

" .

 (  + 7 # (.

 7 ( +  %$ .

     . .

•" .

 " 58 .

7  ] 8 .

7  % %"  . ]  9"$   ""* .

 ( .

  (.

 .

%" ] % $ .

  $  7 .

 $ 0 .

#"  .

•" .

0"%  ] "   .

% 0<.:.

 .

*.

]  7 65$." ] !  5"=> ] !  5% 7? ( 0 (#  % 0".

%. .

 ""%  7 6." 5   %(  % % )".

.%. .

•" .

  @%  ] 7$ "# 5$.

"/6.

]  ' 5 % "%    *6(% ' .  ( 0( ) (  7  A*  .

($?7# " . ] 7 6.

  5"% .

%  % $?.

.  .

 .

B  ] .

%. .

$.

" * 7 .

 $  % .

% ' $ % .

 7 65% .

%  % B7 . ] !     /65! " .  ($9".