You are on page 1of 18

.

uma categoria social. quer sejam uma nação.  . ao estudo sistemático.As morais definem qual a forma correta de agir. quais comportamentos são bem-vindos e quais não. .Enquanto a ética diz respeito à disciplina teórica. orientam e justificam as ações dos agentes sociais. códigos de conduta que coletividades adotam.Conjunto de regras comportamento. as morais correspondem as representações imaginários que dizem aos agentes sociais o que se espera deles.  . . uma comunidade religiosa ou uma organização qualquer.

 . a melhor maneira de agir coletivamente. .As normas que compõem morais determinadas – são pautas de ação que ensinam o “bem fazer” ou o “fazer virtuoso”. a virtude e o vício. são marcos que qualificam o bem e o mal.A ética opera no plano da reflexão ou das indagações. o permitido e o proibido. . e certo e o errado.

Existem morais macrossociais que recobrem as sociedades como um todo e que servem de balizas as centenas de morais mesossociais ou microssociais. As morais que não são macrossociais expressam os interesses e as visões de mundo das muitas coletividades que constituem as sociedades. . .

a moral predominante em empresas de uma nacionalidade específica. em particular. . .A referencia à ética empresarial ou a ética dos negócios significa estudar e tornar inteligível a moral vigente nas empresas capitalistas contemporâneas e.

 . os bens simbólicos e tudo o que é imaginário fincam suas raízes na história.  .As morais são múltiplas e nenhum sistema de normas morais pode pretender obter o selo da eternidade ou da universidade. Isso por uma razão bem simples: as representações mentais. .Toda moral é sempre a moral de algum agente coletivo.

 A adesão coletividade pela necessidade de identificar-se e pertencer a dada coletividade. A convicção de que a vida em sociedade requer o respeito a regras de interesse comum.    .  A submissão dos agentes diante da ameaça representada por sanções que a coletividade pode exercer.

 .  .Ética filosófica (estabelecer princípios constantes e universalmente válidos para a boa conduta da vida em quaisquer sociedades e épocas. Toda relação moral implica escolhas.  . .Falar de moral.Ética cientifica (qualifica o bem e o mal). é falar de conflito de interesses. aparentemente a única saída consistiria em fazer escolhas que interessassem a humanidade como um todo. Praticando um altruísmo inquestionável.Para superar as inúmeras linhas divisórias que demarcam espaço social. .

Quanto mais ampla for a coletividade beneficiada. que passa por uma outra pergunta – a quem beficia uma ação determinada e quem esta prejudica? Toda e qualquer ação pode ser submetida a esse crivo. mais egoísta ou exclusivista será a ação. ou quanto mais ampla for a coletividade prejudicada. Lançando mal de um critério objetivo. mais altruísta será a ação. .

 Macrossocial: a maior coletividade possível no planeta  Mesossocial: coletividades do tamanho intermediário  Microssocial: coletividades restritas .

Amplo (Nível Intermediário Restrito (Micro) Macro) (Médio) Humanidade Etnia Organização Civilização Região ou Subunidade Província organizacional Império Classe social Rede informal de poder Nação Categoria Social Família Religião Publico Individuo .

 . . afetando os Stakeholders.Alertas em não conformidade com a opinião publica se traduz na capacidade dos stakeholders em boicotarem (qualquer entidade que não proceda de forma socialmente responsável).As decisões empresariais não são isentas de conseqüências: carregam um enorme poder de irradiação pelos efeitos que provocam. .

a sociedade civil reúne condições para mobilizar-se e rataliar as empresas socialmente irresponsáveis. . . uma marca  Em países que possuem Estados de Direitos. uma reputação.Quais medidas poderiam ferir os interesses ou os valores de quais stakeholders e quais contribuições para a sociedade seriam bem acolhidas?  Em ambiente competitivo as empresas tem uma imagem a resguardar.

.

quando existe competição efetiva e possibilidades reais de escolha por parte dos clientes e usuários finais. A política pela ética reúne boas condições para florescer quando o chamado poder de mercado para as empresas está distribuído. .

As razoes residem. Atos considerados imorais ou inidôneos pela coletividade deixaram de serem encobertos e tolerados. Converteu-se até em disciplinas nos cursos de Administração ao redor do mundo. no fato de que escândalos vieram a tona em virtude do desenvolvimento de uma mídia plural e dedicada a investigação.A moral organizacional virou chave para a própria sobrevivência das empresas    . . no essencial. .A questão ética tornou-se um imperativo no universo das empresas privadas. A sociedade civil passou a exercer pressões eficazes sobre as empresas.