You are on page 1of 12

C O M PARAÇ Ã O

CATOLICISMO x ISLAMISMO
INIMIGOS SECULARES?
CRISTO versus MAOMÉ?
DAS CRUZADAS AO HOMEM BOMBA?
Pergunta: existirá uma “fórmula” para
uma boa convivência entre cristãos e
muçulmanos?

2.1 Bilhões de Cristãos no mundo. a metade são católicos CATÓLICOS E ISLÂMICOS PELO MUNDO 1.2 Bilhões de Islâmicos no mundo .

Sergipe. Pernambuco.167 (0. Rio Grande do Sul. Proporcionalmente.CATÓLICOS E ISLÂMICOS PELO BRASIL A convergência de imigrantes árabes para a fronteira do estado do Paraná com o Paraguai fez com que a região. especialmente a cidade de Foz do Iguaçu. Presença de Muçulmanos: (Bahia. . a cidade possui a maior comunidade islâmica do Brasil. Santa Catarina) e no Distrito Federal. Minas Gerais. seja um dos locais de maior concentração de muçulmanos no país. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso. População Residente Total 190.172 (64.799 (100%) Católica apostólica romana 123. Rio de Janeiro.02%) Fonte: Censo IBGE 2010. Paraná.6%) Islamismo 35. Goiás.280.755.

incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. A GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES (CENTRALIDADE RELIGIOSA) Meca é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos. Como decorrência disto. . Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam. o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era. capital da Itália. por área. é o menor país do mundo.7 milhões de habitantes (2008). O Vaticano ou Cidade do Vaticano. No século VII. então.44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes. é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma. Possui uma população de 1. Com aproximadamente 44 hectares (0. Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. um importante centro comercial.

EMIR ( autoridades de estado) VIZIR (primeiro ministro) MARAJÁ e RAJÁ (grande rei) . autoridade religiosa) XÁ (líder político. governante) PAXÁ (titulo de honra) XEQUE (ancião. Organização e Hierarquia CATÓLICO ISLÂMICO CALIFA (líder político e religioso de todo o Estado Árabe) SULTÃO (poderoso. governante) AIATOLÁ (jurista islamico) IMÃ (coordenador de oração) MULÁ e ULEMÁ (conhecedores dos escritos sagrados).

Ramadã – jejum obrigatório por 1 mês. a Eucaristia – que é a Verdadeira presença de Cristo: Corpo. São Paulo disse aos cristãos: “Agora não há mais judeu nem grego. PRÁTICAS DO ISLAMISMO .Preces Cotidianas – 5 vezes ao dia. Por outro lado. Peregrinação a Meca (pelo menos uma vez na vida) Jihad (Guerra Santa) morte aos infiéis – propagação do Islã. Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3. do nascer até o pôr do sol Zakat – pagamento de tributo – 2. vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. todos os fiéis formam um só “corpo”.28). nem livre. pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo. nem escravo. Caridade.5% do ganho individual de cada fiél. Jejum e peregrinação a Meca. oração voltado para Meca – ajoelhado 5 Pilares – Credo. nem homem. Alma. . Sangue e Divindade. TEMPLOS E RITUAIS RELIGIOSOS A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade. Oração. nem mulher.

também conhecido como Corão. como se vestirem. Alcorão . como o chamam. O Novo Testamento contém a revelação feita diretamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados.• Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros. como guerrear.• Salvação apenas para os seguidores de Alá. como expandir a fé. como rezar. como é a Bíblia para os Cristãos. Maomé (Muhammad) Outras religiões terão lago de fogo. Judeu) e na Bíblia (Cristã). A Bíblia (Sagrada Escritura) é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina. que literalmente tem o significado de “a recitação” é o livro sagrado do Islamismo. nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade. O Antigo Testamento contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo. Baseado no Torá (ou Talmud. Os muçulmanos. creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus ou Alá. como adorar. Ressurreição no juízo final. «A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas» REGISTRO E ORIENTAÇÃO DOGMÁTICA O Alcorão. seguidores de tal escritura. o que comer (e não comer). Posuindo 114 capítulos (Suras).

Mabaha (33 ou 99 pedras) (terço árabe) Hamsá (amuleto). Segundo a fé islâmica. a lua representa o calendário muçulmano e a estrela representa Alá (Deus. e o olho no centro (olho de Alá) . que significa os 5 pilares do Islam (5 dedos) A água é muito usada como purificação antes das orações. SIMBOLOGIA RELIGIOSA Hilal (Lua crescente) excelência do Islão. na língua Árabe.

VESTIMENTAS REPRESENTATIVAS .

Submissão da mulher (tortura. O LADO CONTRADITÓRIO DAS RELIGIÕES ISLÂMICA Jihad Maior/Menor (Luta do indivíduo/divulgação do Islã). ácido. . Inquisição (Santo ofício). Casos de Pedofilia. “Lavagem de dinheiro” (Banco do Vaticano). CATÓLICA Interferência/influência no Estado (Monarquia).. Belicosidade pela fé ( Ex. Intolerância (homem bomba). Cruzadas.... etc).: 11 de setembro 2001 – USA como “O grande Satã”). Faixa de Gaza.

O LADO HUMANITÁRIO DAS RELIGIÕES Pessoas pobres conseguem comida de graça durante o Ramadã. Madre Teresa foi Beatificada pela igreja católica em 2003. Em 1965 a Santa Sé aprovou a Congregação. Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica albanesa. Logo cedo descobriu sua vocação religiosa. ensinar geografia no Colégio das Irmãs. Paquistão. . Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Com dezoito anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. em Karachi. Foi para Calcutá. A miséria material e espiritual de tanta gente tocava o seu coração. Dedicou toda sua vida aos pobres. Criou a Congregação Missionárias da Caridade.

que fazia o jejum anual prescrito no Alcorão. Quando o almoço terminou e as pessoas saíram. menos o muçulmano. “Temos sim”. “Ele tenta servir a Deus tanto quanto eu. disse o padre. enxergariam principalmente o que há de comum entre elas – e metade dos problemas do mundo seriam resolvidos”. E concluiu: “pena que as pessoas só vejam as diferenças que as separam. um dos convidados não deixou de alfinetar: “veja como os muçulmanos são fanáticos! Ainda bem que vocês não tem nada em comum com eles”.O CATÓLICO E O MUÇULMANO ( Histórias de Paulo Coelho ) Eu conversava com um sacerdote católico e um rapaz muçulmano durante um almoço. Quando o garçom passava com uma bandeja. Se olhassem com mais amor. “TOLERÂNCIA E DIÁLOGO” . todos se serviam. Apenas seguimos leis diferentes”.