CONTINENTE AMERICANO

-Unidades

12, 13 e 14 ±

Profª Fabiane Rossi

Início da Colonização Européia 
   

1493 Cristóvão Colombo Chegada em São Domingos Só descobriram que era um novo continente depois da expedição de Américo Vespúcio Já anteriormente ocupado por povos nativos.

A Globalização
A Globalização não é um processo recente, o primeiro grande passo foi a expansão marítimo-comercial européia do século XV.

.

Mapa Mundi e a América .

Dividido em três áreas territoriais: América do Norte.CONTINENTE AMERICANO . . . ambientais. históricos e sociais. . .No sentido Norte/Sul ocupa a primeira posição em seu tamanho. culturais.Ocupa o segundo lugar em extensão territorial com 28% das terras emersas.Apresenta uma rica diversidade nos aspectos físicos. climáticos. .É o segundo continente mais populoso do mundo. América Central e América do Sul.

América Latina = colonização portuguesa e espanhola. regionais e de desenvolvimento entre seus países. . .A maioria da América ± do México até o sul da Argentina fazem parte dos países do Sul ou Subdesenvolvidos. .Marcado por fortes desigualdades sociais.América Anglo-Saxônica= colonização francesa e inglesa. .Estados Unidos e Canadá ± fazem parte dos países do Norte desenvolvido. Este continente também é dividido por aspectos históricos por diferenças na colonização existindo: .

Regionalizações da América  Do ponto de vista geográfico podemos dividir a América em 3 regiões:  América do Norte  América do Sul  América Central e Região do Caribe .

Regionalizações da América  Do ponto de vista históricocultural podemos dividir a América em duas regiões:   América Latina América Anglo-Saxônica .

 .Regionalizações da América  Do ponto de vista econômico podemos dividir a América em: América subdesenvolvida  América desenvolvida.

CONTINENTE AMERICANO ± DO PONTO DE VISTA GEOGRÁFICO AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA DO SUL .

América do Norte .

A população total do continente é de cerca de meio bilhão de habitantes.A América do Norte A América do Norte é composta por Canadá. ilhas Saint Pierre e Miquelon (território francês). Groenlândia (território dinamarquês). México. . EUA.

. a leste com o Atlântico. a oeste com o Pacífico e ao sul com a América Central e o Caribe. A América do Norte limita-se:      ao norte com o oceano Ártico. A mais desenvolvida das sub-regiões.

    Possui uma grande variedade de tipos raciais e étnicos. decorrente da miscigenação dos indígenas que viviam no continente com os europeus e os negros africanos. o Canadá e nos Estados Unidos. A maioria dos groenlandeses provém da miscigenação de esquimós com os primitivos colonizadores dinamarqueses. No século 20. A maior parte da população mexicana é mestiça de europeus e indígenas. . a maioria da população é de origem européia. aumentou a imigração de asiáticos.

A América Central Composta por uma parte continental e outra insular. denominada Caribe .

a Norte com a América do Norte na fronteira da Guatemala com o México. a leste com o Oceano Atlântico. . e a Sul com a América do Sul na fronteira do Panamá com a Colômbia.América Central  limita-se:     a oeste com o Oceano Pacífico.

América Central Político Guatemala Belize Honduras El Salvador Nicarágua Costa Rica Panamá .

América Central: Caribe .

Antilhas Holandesas. Aruba. Dominica. Ilhas Virgens Britânicas. Haiti. São Cristóvão e Névis. Guadalupe. Trinidad e Tobago Territórios: Anguila. Jamaica. Ilhas Turks e Caicos. Martinica. Granada. República Dominicana. Ilhas Caimã.América Central: Caribe     Região Insular da América Central Composto por 13 países independentes e mais 11 territórios: Países: Antígua e Barbuda. Santa Lúcia. Cuba. São Vicente e Granadinas. Bahamas. Monte Serra e Porto Rico . Barbados. Ilhas Virgens Americanas.

tendo a agricultura como base de sua economia.  Economicamente a América Central não se destaca muito. O clima na região da América Central é tropical quente com estação úmida no verão e seca no inverno sendo comuns tempestades tropicais atingirem a região. . Outras atividades incluem a extração de madeiras de lei e a caça. A vegetação compreende densas florestas que já foram desmatadas em quase 50% devido à exploração da madeira de Lei.

já haviam desenvolvido a escrita hieroglífica. . além da construção de pirâmides.C. um calendário e uma astronomia altamente sofisticados. No território onde hoje é a Guatemala surgiu a civilização Maia que por volta do ano 200 d. A civilização Maia em seu apogeu chegou a alcançar dois milhões de habitantes tendo sido muito importante na formação cultural dos países da América Central.

Quadro Histórico e Geopolítico       Antigas civilizações existentes no território Processos de colonização e descolonização dos países da América Central Guerras de Independência Implantação do Socialismo em Cuba Haiti: primeira revolução negra. terremotos. Panamá e a Zona do Canal do Panamá . pobreza.

América do Sul .

A América do Sul ± Político BRASIL URUGUAI PARAGUAI ARGENTINA BOLÍVIA CHILE PERU EQUADOR COLÔMBIA VENEZUELA SURINAME GUIANA GUIANA FRANCESA .

.

. A América do Sul abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhado a leste pelo oceano Atlântico. na zona intertropical ocidental. A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul. conhecido como do Caribe. a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas.

Fernando de Noronha (vinte ilhas de origem vulcânica. localizadas na costa Argentina). localizada na costa nordeste do Brasil) e na costa do Equador as ilhas Galápagos. além das Malvinas (arquipélago com mais de duzentas ilhas. O subcontinente abordado é privilegiado em área costeira. ao longo do litoral sul americano são identificados diversos acidentes geográficos. esses instituídos pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um Patrimônio Natural da Humanidade. devido sua imensa extensão. um exemplo desse tipo de configuração é o Estreito de Margalhães que liga os oceanos Pacífico ao Atlântico. .

No interior da América do Sul identifica-se em grande parte uma predominância de planaltos com pouca elevação e planícies.Relevo  Toda a costa leste da América do Sul é composta por planaltos de origem geológica muito antiga. devido a isso sofreu longos processos erosivos e atualmente possui características relativamente planas.  .

A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até o Chile.Relevo  No extremo ocidente do subcontinente o relevo é constituído por grandes altitudes. onde está localizada a Cordilheiras dos Andes que corresponde a um dobramento alpino oriundo do encontro entre a placa de nazca e a placa sulamericana. devido a isso a região desenvolve uma grande incidência de abalos sísmicos. diante dessa extensão os Andes possuem aspectos distintos que variam de acordo com cada particularidade. . pode ser classificado como: Andes setentrionais úmidos. Andes centrais ou áridos e Andes meridionais ou frios.

 . em recurso hídrico.Hidrografia  A América do Sul. como por exemplo. a bacia do Amazonas que é a maior do mundo. possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. O grande potencial hídrico desse subcontinente é proveniente dos aspectos climáticos que predominam em grande parte do território onde prevalecem os climas úmidos (equatorial e tropical úmido) com altos índices pluviométricos.

Bolívia.Hidrografia  As principais bacias hidrográficas presentes na América do Sul são: Bacia Amazônica: está localizada na floresta Amazônica e abrange o Brasil. Bacia do Rio São Francisco: encontra-se totalmente em território brasileiro e tem como rio principal o São Francisco. . Paraguai e Uruguai). Bacia do Prata: corresponde à união de três sub-bacias (Paraná. Equador. Venezuela e Guiana. Colômbia. Peru.

 . Dessa forma.Clima e Vegetação  Devido à extensão territorial. além da presença de clima mediterrâneo e temperado. a intertropical e a temperada do sul. servindo assim como uma espécie de corredor de passagem de massas que seguem seu trajeto para interagir com as características locais e assim dar origem às distintas variações climáticas. são identificados climas equatorial. dessa forma ao longo de toda planície amazônica não há altitudes que possam impedir a locomoção de massas de ar quente ou fria. no sentido norte-sul. o continente sofre influência de duas zonas climáticas. tropical. O relevo é um dos primordiais na composição dos climas.

desenvolve grandes florestas do tipo latifoliadas. na América do Sul são identificados ainda os climas: frio de montanha. Venezuela e Colômbia. característico dos Andes. que ocorre nos territórios do Brasil. semi-árido que ocorre nos Andes Central e nordeste brasileiro. Como o clima em grande parte é o equatorial e tropical.Clima e Vegetação    Além dos climas já apresentados. Paraguai. ocorrem vegetações tais como as savanas (cerrado no planalto central brasileiro. chaco no Paraguai e Bolívia e lhanos na Venezuela). e árido ou desértico que ocorre na Patagônia (Argentina) e do Atacama (Chile). . E nas regiões de clima tropical úmido ocorrem as florestas tropicais como a floresta Atlântica na costa brasileira. como a Amazônica. que corresponde à floresta equatorial. Nas áreas de clima tropical.

Clima e Vegetação  Nas regiões onde prevalece o clima subtropical. Uruguai e Argentina. essa característica climática se apresenta no sul do Chile. a vegetação que desenvolve na região é a floresta temperada. Em uma restrita parcela da América do Sul ocorre o clima temperado. além de estepes e pradarias.  . ocorrem vegetações como Mata de Araucária. como no sul do Brasil.

Peru. Bolívia. . Os brancos são maioria no Chile. Equador. Bolívia e Paraguai. principalmente asiáticos. chegaram à América do Sul. que formam um grupo minoritário significativo em São Paulo. mesclados ou não aos outros elementos formadores. Argentina. Paraguai e Brasil receberam um grande número de japoneses. Desde o início do século 20. Os negros predominam nas Guianas. novas levas de imigrantes.Etnias      Três grandes grupos formam a população sul-americana: indígenas. Colômbia. são maioria no Peru. brancos (principalmente espanhóis e portugueses) e africanos. Os índios e seus descendentes. No Brasil há forte presença do negro e do indígena. Uruguai e Brasil. com forte mestiçagem.

XX Crise Argentina (déc de 90) Cartel de coca e cocaína Nacionalização da Bolívia FARC e a Colômbia Mercosul .Geopolítica          Tráfico Negreiro Colonização e descolonização européia Guerra do Paraguai Regimes ditatoriais ± 2ª metade do séc.

CONTINENTE AMERICANO ± DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO-CULTURAL AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA AMÉRICA LATINA .

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA .

    Países: EUA. Presença de cadeias montanhosas e altos planaltos. planícies e depressões. . Canadá e Groelândia Zona Temperada Norte (maior parte do território) Zona Glacial Ártica (Alasca e parte norte do Canadá) Relevo: planaltos.

Relevo da América AngloSaxônica   

Domínio oriental: presença de planaltos cristalinos de origem pré-cambriana (Labrador-Canadá) e de dobramentos antigos (montes Apaches-EUA). Domínio central: extensas planícies, em sua maior parte de origem glacial. Domínio ocidental: portentosos dobramentos modernos (Montanhas rochosas-EUA).

Hidrografia  



rica em lagos; destaque para a região dos Grandes Lagos ± EUA. rios de grande porte. Grande potencial hidrelétrico.

Clima 
 

 

 

Subpolar: norte do Alasca e do Canadá Temperado Continental: porção central do Canadá e nos EUA Subtropical: junto ao golfo do México Temperado Oceânico: costa oeste dos EUA e no Canadá Mediterrâneo: litoral da Califórnia Árido e semi-árido: planaltos interiores a oeste dos EUA De Montanha: domínio dos dobramentos modernos

Vegetação      Tundra Floresta Boreal ou Taiga Pradaria Florestas temperadas Estepes .

População      Aprox. cerca de 315 milhões vivem nos EUA. 348 milhões de habitantes. Estrutura etária: maioria adultos e idosos PEA: 50% da população (95% da PEA no setor urbano ± secundário e principalmente terciário) . 75% dos habitantes vivem na área urbana. Crescimento populacional: migrações. Destes.

A falta de unidade canadense: dois idiomas oficiais. Elevado IDH . no Quebec (intenções separatistas).Canadá     98% da população de origem européia (34% britânicos e 35% franceses) Habitantes de origem francesa concentramse. territórios com maior identificação com os EUA. na sua maior parte.

Canadá: Economia     Uma das maiores e mais desenvolvidas economias do mundo (9º PIB Mundial) Sociedade industrial influente e de alta tecnologia Pertence ao NAFTA e à ALCA Regiões:  Sudeste: Quebec e Ontário. Atividade industrial beneficiada pela grande quantidade de recursos minerais e energéticos na região. Produção metalúrgica do alumínio e de papel e celulose. .

Grande Norte: pesca. mineração e extração madeireira. Costa Oeste: indústrias (metalurgia e produção de papel e celulose). Existência de jazidas petrolíferas e importantes refinarias e indústrias petroquímicas. Vancouver.Canadá: Economia    Pradarias: atividade agrícola bastante desenvolvida. . voltada para a exportação (cereais).

Controlam os principais órgãos internacionais ³Protetores´ do capitalismo e da democracia .EUA     País imperialista Hegemonia conquistada durante as duas grandes guerras mundiais.

Economia aberta: pouca intervenção estatal. mais forte e mais influente do mundo. . Moeda americana: mundial. Grande produtor mundial de petróleo. Grande diversidade de recursos minerais e energéticos presentes no território. cobre. entre outros. zinco e urânio. carvão mineral.EUA: Economia      Maior.

. Nova Iorque.  Megalópole de Boswash (Boston. Produção bastante diversificada. As regiões dos Grandes Lagos e do Nordeste foram o denomidado cinturão industrial dos EUA: manufacturing belt. Filadélfia).Washington.EUA: Economia     Região Nordeste:  região econômica mais importante do país. Cleveland e Detroit.  Chicago. Meio-Oeste:  Grandes Lagos  Segunda maior concentração industrial do país.

Indústrias têxtil e de alimentação. avicultura. . amendoim. Siderurgia e petroquímica. pecuária extensiva de bovinos. tabaco.EUA: Economia  Região Sul:     economia fortemente vinculada ao setor agropecuário. frutas. Algodão.

EUA: Economia  Oeste:     Agropecuária e extração mineral. Indústrias alimentícias Turismo: Grand Canyon Las Vegas .

Agricultura: Califórnia.EUA: Economia  Costa Oeste:      Industrial Seattle: produção aeronáutica Portland: alumínio São Francisco e Los Angeles: diversificada. .

AMÉRICA LATINA .

O que podemos classificar como América Latina?  Região Localizada entre o México (N) e o sul da Argentina e Chile (S): México. América do Sul. . América Central e Região do Caribe.

46 países sendo 25 ilhas .

.

.

.

Tornou-se pobre e dependente .A colonização da América Latina    Se baseou no formato da exploração. Foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis.

Características econômicas da América Latina ?      Subdesenvolvimento Desemprego Dependência Atraso tecnológico Desigualdade social .

Base européia Cultura de base latina .Realidade da população que habita a América Latina     Péssimo padrão de vida. Indicadores sociais e econômicos negativos.

 . Atualmente essa região é uma forte área de influência dos EUA. mas a partir do séc.Dominação da região  Portugal e Espanha. dominaram por séculos a América Latina. XIX a Inglaterra assumiu o papel de potência dominadora da região. Depois da II Guerra Mundial essa situação se modificou.

Atividade industrial da região É marcada :  pela dependência tecnológica  por ser muito recente  por depender de empresas estrangeiras  Não é diversificada e moderna. .

política. ou seja. O que dá unidade a região é o tipo de colonização ± exploração. . social e histórica dão diversidade aos países que formam esse conjunto.Qual o verdadeiro elemento que dá unidade aos países latino-americanos ?   Sabemos que uma região como a América Latina não é homogênea. diversos elementos de ordem econômica.

Perfil da América Latina  População ± 520 milhões (2000)  8. México e Colômbia .6% da população mundial  Religião predominante  90% cristã (evangélicos e católicos)  Países onde o evangelho sofre perseguição:  Cuba.

Realidade Social          52 cidades com mais de 1 milhão de habitantes 45% da população entre 0 e 20 anos 14% do PIB gasto com violência e conflitos armados 40% das mulheres sofrem algum tipo de violência Corrupção Desemprego AIDS Pobreza Sincretismo religioso .

Religiosidade  BAHAI ± religião que mais cresce  Maior porcentagem na Bolívia  HINDUISMO ± grande porcentagem na Guiana (33%) ISLAMISMO ± segunda religião que mais cresce   17% ao ano no Equador  SEM RELIGIÃO ± maior porcentagem no Suriname (42%) .

Religiosidade  ESPIRITISMO ± maiores porcentagens em:     Cuba ± 17% Ilhas Cayman ± 14% Uruguai ± 13% Jamaica ± 10%  TRADIÇÕES ÉTNICAS ± cresce mais do que os cristãos em:     Costa Rica Guiana Francesa Bahamas Peru .

CONTINENTE AMERICANO ± DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO AMÉRICA DESENVOLVIDA AMÉRICA SUBDESENVOLVIDA .

‡ América AngloSaxônica = desenvolvida ‡América Latina = subdesenvolvida .

A América Anglo-Saxônica e a América Latina .

.Desejo de enriquecimento e desenvolvimento das colônias.Desenvolvimento econômico crescente ao longo da história. .Sofreu com a colonização de povoamento (inglesa e francesa).Espírito empreendedor de seus habitantes.A América = Anglo-Saxônica Apresenta as principais características: . . . .Presença de riquezas minerais em seus territórios.Organização política e administrativa independente. .

América Desenvolvida .

Convivência com fortes contrastes sociais.Sofreu com a colonização de exploração (portuguesa e espanhola). .Dependência econômica e política das metrópoles colonizadoras. . .Organização política e administrativa dependente das metrópoles européias.Presença de riquezas naturais em seus territórios. políticos e econômicos em sua história.A América Latina Apresenta as principais características: . . .

América subdesenvolvida .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful