AULA DIGITAL

E
PLANO DE AULA

Equipe responsável pela produção
Nome do Educopedista produtor da aula: Flavio Alves de Castro Gomes
Nome da revisora final da aula: Tânia Almeida
Coordenador de Disciplina: Maria Poyares
Coordenador Pedagógico: Anderson Souto

Disciplina Ano Aula número
Língua Portuguesa 7º 4

Tema da Aula Digital

Histórias de causar arrepios! – A lenda urbana

PARÂMETROS DIDÁTICOS
Competências e Habilidades envolvidas
- Identificar a finalidade e os elementos do gênero lenda urbana;
- Reconhecer e utilizar marcas típicas da oralidade, adequando o padrão de linguagem à
situação – a tradição oral e a proliferação (boca a boca);
- Relacionar o conteúdo das lendas à vida na sociedade contemporânea;
- Compreender os elementos que conferem verossimilhança ao enredo;
- Relacionar a especificidade da lenda urbana aos diferentes tipos de lenda;
- Observar elementos que despertam o interesse do público-leitor;
- Compreender que pode haver diferentes versões para uma mesma lenda urbana;
- Identificar estratégia de suspense na construção de referências textuais;
- Produzir uma lenda urbana com base em conhecimentos prévios e partilhados.

Referencial Teórico
CAMPOS, Maria Inês Batista & ASSUMPÇÃO, Nívia. Tantas linguagens. Volume 2. São
Paulo: Scipione, 2010.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002.
LOPES, Carlos Renato. Linguagem em (Dis)curso. V. 8, n. 2, p. 373-393, maio/ago, 2008.
http://www.academia.edu/778743/Em_Busca_do_Genero_Lenda_Urbana

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão Apresentação Pergunta-desafio Justificativa Diagnóstico
ATIVIDADE 1 ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 3 ATIVIDADE 4 ATIVIDADES
5a7

.Atividade 1: Relembrando Na aula passada. você estudou sobre o Samba-enredo. atual campeã do carnaval carioca? Clique no ícone abaixo. Lembra que samba-enredo é a música composta para acompanhar o desfile de uma escola de samba? Que tal ouvirmos o samba-enredo de 2013 da Unidos da Tijuca.

Link do objeto de aprendizagem: http://www. .br/unidos-da-tijuca/samba-enredo-2013.vagalume. atual campeã do carnaval carioca. o objetivo dessa atividade é fazer uma breve revisão sobre o conteúdo abordado na aula anterior sobre o samba-enredo. Verifique se há alguma dúvida sobre o assunto.com. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.html Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o samba-enredo de 2013 da Unidos da Tijuca.

Fonte: portaluhtv Animado? Então vá em frente! . Já ouviu falar? Nosso objetivo é compreender as particularidades deste gênero textual em comparação com outras espécies de lendas.Atividade 2: Apresentação inicial Sabe o que vamos estudar nesta aula? A lenda urbana. percebendo os efeitos de texto e de sentido que caracterizam este gênero arrepiante.

Atividade 2: Apresentação inicial

Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Professor, o objetivo dessa atividade é apresentar o tema da aula, explicitando o
objetivo a ser alcançado e despertar o interesse dos alunos para o prosseguimento
dos estudos.

Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem
Não há objeto de aprendizagem.

Fonte da imagem:
http://www.portaluhtv.com/2011/10/lendas-urbanas-o-misterio-da-ampulheta.html

Tempo de duração da atividade: 5 minutos.
Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com
toda a turma.

Atividade 3: Pergunta-desafio
E que tal começarmos com um desafio? Lá vai:

Quais as diferenças entre LENDA FOLCLÓRICA e LENDA URBANA?

Se você não sabe a resposta, não
se preocupe, porque no decorrer
desta aula você vai adquirir o
conteúdo necessário para
responder corretamente.
Fonte: direitoenegocios

Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Professor, o objetivo dessa atividade é desafiar os alunos a buscar
respostas para a pergunta formulada. Estimule-os a propor respostas, para
a pergunta-desafio, baseadas em seu conhecimento prévio. Realize um
momento de compartilhamento das respostas, anotando-as no quadro ou
em papel pardo. Ressalte, que no decorrer da aula, eles irão adquirir o
conteúdo necessário para que respondam corretamente.

Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem
Fonte da imagem:
http://www.direitoenegocios.com/2010/09/o-que-responder-quando-na-entrevista-perg
untam-sobre-pretensao-salarial/

Tempo de duração da atividade: 10 minutos.
Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com
toda a turma.

heroicas (curupira). Pare um pouco e pense: de que lendas você se lembra? Tantas que fica até difícil de contar. convivemos com elas e as compartilhamos com nossos amigos e mais tarde com nossos filhos. sejam elas folclóricas ou urbanas. vamos conhecer ou relembrar algumas dessas histórias e entender melhor quais são os seus propósitos. Fonte: contaumahistoria Nesta aula. As lendas. Somos apresentados a elas ainda muito pequenos. certo? Existem lendas românticas (boto). fantásticas (lobisomem). engraçadas (saci) e até mesmo assustadoras (loira do banheiro).Atividade 4: Por que isso é importante? Certamente você já ouviu falar em lenda. . fazem parte de nosso acervo cultural.

para que posteriormente seja feita a distinção entre conto e lenda.br/?p=3292 Tempo de duração da atividade: 15 minutos. o objetivo dessa atividade é contextualizar os alunos a respeito das lendas (folclóricas e urbanas). Fonte da imagem: http://contaumahistoria.com. Peça para dizerem de que lendas se lembram. Anote em um papel pardo ou no quadro. Neste momento não faça distinção entre lendas folclóricas e urbanas. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma. anote também. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Caso algum aluno cite algum conto de fada. Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. .

d) Branca de Neve e Cinderela.Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 1) São exemplos de lendas folclóricas a) Saci e Rapunzel. Fonte: caravanacentrooeste . b) Boitatá e Curupira. c) Loira do banheiro e Gangue do palhaço.

. Resposta correta: Boitatá e Curupira são duas lendas que pertencem ao nosso Folclore. mas Rapunzel é um conto de fadas. Resposta incorreta: Branca de Neve e Cinderela são exemplos de contos de fadas. Resposta incorreta: Loira do banheiro e Gangue do palhaço são exemplos de lendas urbanas.Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe Resposta incorreta: Saci é um exemplo de lenda.

Mula sem cabeça e Uirapuru. Curupira e Iara. Os personagens. d) Curupira. Boto e Saci. retirados de lendas folclóricas brasileiras são a) Saci. b) Saci. Mula sem cabeça e Saci. Fonte: moikana .E O Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 2) Observe a imagem abaixo. c) Boitatá.

Mula sem cabeça e Saci. Mula sem cabeça e Saci. os personagens são Curupira (ou Caipora). os personagens são Curupira (ou Caipora). Mula sem cabeça e Saci. Resposta correta: De acordo com as características descritas nas lendas folclóricas brasileiras. Mula sem cabeça e Saci. Resposta incorreta: De acordo com as características descritas nas lendas folclóricas brasileiras. Resposta incorreta: De acordo com as características descritas nas lendas folclóricas brasileiras. os personagens são Curupira (ou Caipora). . os personagens são Curupira (ou Caipora).Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Resposta incorreta: De acordo com as características descritas nas lendas folclóricas brasileiras.

. Depois responda: São problemas enfrentados pelos personagens das lendas folclóricas brasileiras a) a destruição das matas e a corrupção.Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 3) Leia o texto abaixo. b) a poluição dos rios e o desemprego. c) a crença em mitos estrangeiros e o analfabetismo. d) a destruição das matas e a poluição dos rios.

mas não há nenhuma referência explícita à corrupção.Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Resposta incorreta: É citada no texto a destruição das matas (bicho-homem). . Resposta incorreta: É citada no texto a poluição dos rios (caboclo d´água e boto). mas não há nenhuma referência explícita ao desemprego. mas não há nenhuma referência explícita ao analfabetismo. Resposta incorreta: É citada no texto a crença em mitos estrangeiros (caipora). Resposta correta: São citados no texto a destruição das matas (bicho- homem) e poluição dos rios (caboclo d´água e boto) como dois dos principais problemas enfrentados pelos personagens das lendas folclóricas brasileiras.

com. oriente os alunos para que respondam.com. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem da questão 2 é uma imagem com personagens folclóricos e o Objeto de Aprendizagem da questão 3 é o texto Assembleia dos mitos. Atividades 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.moikana.blogspot. às questões propostas. com apenas uma resposta correta. O Educoquiz 1 é composto por três questões de múltipla escolha. O objetivo dessas atividades é aferir o conhecimento prévio dos alunos a respeito do conceito de lenda folclórica. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas em duplas.br/ http://www.com/document/d/1NDpH3rJO1-8L_Loj3MMu52I3ajVaV9_e8n0wIZq yqZs/edit Tempo de duração da atividade: 20 minutos.br/blog/?p=166 Link do texto: https://docs. de Angelo Machado Links das imagens: http://caravanacentrooeste. .google. em duplas.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Checagem Reflexão Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES ATIVIDADE 8 ATIVIDADES 9 a 11 12 a 15 .

Agora que tal nos aprofundarmos nas semelhanças e diferenças que existem entre elas? Então clique nos ícones abaixo. .Você já sabe que existem lendas folclóricas e lendas urbanas. assista aos vídeos e depois liste em seu caderno as semelhanças e diferenças observadas entre a lenda folclórica e a lenda urbana.

youtube. Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem 1 é o vídeo Curupira. da Série Juro que vi.youtube. o objetivo dessa atividade é apresentar semelhanças e diferenças entre as lendas folclóricas e as urbanas.com/watch?v=2-W2LmqjHSI https://www. . produzido pela Multirio. Organize um momento de compartilhamento. Anote no quadro ou em um papel pardo e depois faça comentários sobre as características percebidas pelos alunos.com/watch?v=ykvpPavrxEw Tempo de duração da atividade: 30 minutos. baseadas na percepção dos alunos. Após os vídeos. O objeto de aprendizagem 2 é o vídeo Lendas urbanas – o homem do saco Links dos vídeos: http://www. peça para os alunos listarem no caderno as semelhanças e diferenças percebidas entre as lendas folclóricas e as urbanas. apontando as características de cada tipo de lenda. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

Clique no ícone abaixo para saber mais sobre este assunto.Atividade 9: Lendas folclóricas Muito bem! Agora que tal conhecermos melhor cada tipo de lenda? Vamos começar com as lendas classificadas como folclóricas. .

Neste momento cabe conversar com os alunos sobre as lendas que foram listadas no papel pardo/quadro (atividade 4) e que são lendas folclóricas. suporte e opinião).com/presentation/d/1WxU6G8jtDg3NGTBaTZdeJkNRXYa5yZuO xQpKU5c_TQ8/edit Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Link do texto: https://docs. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma imagem que apresenta os principais elementos de um artigo de opinião (assunto. Atividade 9: Lendas folclóricas Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. o objetivo dessa atividade é apresentar definição. Não fale ainda sobre as demais. .google. propósitos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma. emissor. personagens e as principais lendas folclóricas brasileiras. leitor.

. Geralmente são baseadas em fatos reais. constituindo uma espécie de folclore moderno. São estruturadas em torno de uma única personagem ou de um pequeno grupo de personagens e abordam temas ligados aos problemas urbanos. principalmente a violência. Clique no ícone ao lado para ler uma lenda urbana muito conhecida e assustadora.Atividade 10: Lendas urbanas Já as lendas urbanas são narrativas bem curtas e de fácil entendimento. Uma de suas características mais interessantes é a utilização de recursos textuais para conferir uma aparência de verdade à lenda.

Neste momento cabe conversar com os alunos sobre as lendas que foram listadas no papel pardo/quadro (atividade 4) e que são lendas urbanas.com. Caso tenham sido listados contos de fadas. Atividade 10: Lendas urbanas Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Link do texto: http://historianovest. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é a lenda urbana Loira do banheiro. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.br/2010/09/mitos-brasileiros-loira-do-banheiro.blogspot. .html Tempo de duração da atividade: 25 minutos. o objetivo dessa atividade é conceituar lenda urbana e apresentar uma das lendas urbanas mais conhecidas no Brasil: a Loira do banheiro. agora é o momento de fazer a distinção entre lenda e conto.

que. . Vamos conhecer algumas delas? Clique no ícone abaixo. também são consideradas lendas urbanas.Atividade 11: Outros tipos de lendas urbanas Mas existem outras lendas baseadas não em problemas e situações vividas nos meios urbanos. no entanto. mas em situações fantásticas ou falsamente comprovadas pela ciência e.

Monstro do Lago Ness. o objetivo dessa atividade é apresentar outros tipos de lendas urbanas.google. Monstro do Lago Ness e lobisomens) e lendas falsamente comprovadas pela ciência (Grande Muralha da China e Uso de apenas 10% do cérebro). lobisomens.com/presentation/d/1DS5QBPdjOtYnYloErR1DN-UxzcoqtVBFNW g2_MGufNA/edit Tempo de duração da atividade: 20 minutos. as ligadas a seres fantásticos (Pé Grande. Atividade 11: Outros tipos de lendas urbanas Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem são dois slides nos quais são apresentadas as lendas urbanas (Pé Grande. Grande Muralha da China e Uso de apenas 10% do cérebro). Link do texto: https://docs. . Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.

principalmente a violência. d) problemas urbanos. principalmente a impaciência. Fonte: prasempremeninas . estruturadas em torno de uma única personagem ou de um pequeno grupo de personagens e abordam temas ligados aos a) problemas urbanos.E O Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 1) Lendas urbanas são narrativas bem curtas e de fácil entendimento. principalmente a desilusão. c) problemas urbanos. principalmente a solidão. b) problemas urbanos.

mas geralmente elas não tematizam a impaciência. Resposta correta: As lendas urbanas são narrativas bem curtas e de fácil entendimento. Resposta incorreta: As lendas urbanas abordam temas ligados aos problemas urbanos. estruturadas em torno de uma única personagem ou de um pequeno grupo de personagens e abordam temas ligados aos problemas urbanos. mas geralmente elas não tematizam a solidão. Resposta incorreta: As lendas urbanas abordam temas ligados aos problemas urbanos. principalmente a violência (atividade 10). mas geralmente elas não tematizam a desilusão. .Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta: As lendas urbanas abordam temas ligados aos problemas urbanos.

d) lenda urbana. b) conto de fada. c) lenda fantástica.E O Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 2) Leia o texto abaixo e responda: essa história é um exemplo de a) lenda folclórica. .

Resposta incorreta: Essa história não pode ser classificada como conto de fadas.Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta: Essa história não pode ser classificada como lenda folclórica. Resposta incorreta: No estudo dos gêneros textuais. . Resposta correta: Essa história é uma lenda urbana. não há a classificação de lenda fantástica.

c) o clima de mistério e a linguagem formal. b) o humor e a linguagem informal. d) a narrativa curta e o clima de mistério. os elementos que podem ser considerados para classificá-lo como lenda urbana são a) a narrativa curta e o humor. .Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 3) Em relação ao texto da atividade anterior.

mas linguagem formal não. Resposta correta: Narrativa curta e clima de mistério são dois dos elementos mais significativos de uma lenda urbana. já a linguagem informal é. Resposta incorreta: Geralmente não há a presença do elemento humor. como é o caso desta lenda. mas geralmente não há a presença do elemento humor. um dos elementos que caracterizam uma lenda urbana. de fato.Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta: Um dos elementos de uma lenda urbana é ser uma narrativa curta. Resposta incorreta: Clima de mistério é um elemento importantíssimo de uma lenda urbana. como é o caso desta lenda. .

d) mentira cientificamente desmentida.E O Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 2) Clique no ícone abaixo. c) lenda urbana. leia a notícia e depois responda: uma A existência de uma criatura chamada Pé grande pode ser considerada a) lenda folclórica. b) verdade cientificamente comprovada. .

Resposta incorreta: Até o presente momento não há nenhuma comprovação científica sobre a existência ou inexistência do Pé grande. . Resposta correta: Por suas características.Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Resposta incorreta: Por suas características. Resposta incorreta: Até o presente momento não há nenhuma comprovação científica sobre a existência ou inexistência do Pé grande. a lenda sobre a existência desta criatura chamada Pé grande pode ser considerada uma lenda urbana. a lenda sobre a existência desta criatura chamada Pé grande não pode ser considerada uma lenda folclórica.

html Tempo de duração da atividade: 25 minutos.abril.com.com.9318ecafcd5ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD. relacionadas aos conceitos trabalhados até o momento da aula: conceito de lenda urbana e as características do gênero.html Links dos textos: http://revistaescola. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas individualmente. O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha.br/2011_01_01_archive. .br/pdf/homem_do_Saco. peça para os alunos responderem individualmente e com atenção cada uma das questões propostas.terra. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os Objetos de aprendizagem são o texto O homem do saco.pdf http://noticias. Link da imagem: http://prasempremeninas.blogspot.com. de Anna Claudia Ramos e uma notícia intitulada Animal misterioso filmado nos EUA resgata lenda do Pé- grande.br/ciencia/animal-misterioso-filmado-nos-eua-resgata- lenda-do-pe-grande.Atividade 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Checagem Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES ATIVIDADES 16 a 19 20 a 24 .

ou seja. as lendas geralmente apresentam várias versões. . por e-mails e sites na internet. no boca a boca. Mas também são divulgadas pela imprensa e. o que ampliou muito o número de pessoas que passaram a ter contato com as lendas urbanas. Para conhecer duas versões da Loira do Banheiro clique nos ícones abaixo. Como são transmitidas oralmente.Da mesma forma que as lendas folclóricas. mais recentemente. as lendas urbanas são transmitidas de forma oral.

. o objetivo dessa atividade é mostrar as versões e adaptações próprias de gêneros textuais que são transmitidos oralmente. do Duo Moviola.org. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em duplas. Link da música: http://www. O objeto de aprendizagem 2 é o vídeo A menina do algodão.radio. como é o caso das lendas urbanas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem 1 é a música A Loira do banheiro.br/filme/?name=a_menina_do_algodao Tempo de duração da atividade: 30 minutos.uol. de Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho.br/#/letras-e-musicas/duo-moviola/a-loira-do-banheiro/2454149 Link do vídeo: http://portacurtas.com. Atividade 16: A lenda urbana e suas versões Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.

Essas histórias. Que tal assistirmos a um curta de animação Fonte: sergioaperon sobre o medo? Clique no ícone ao lado.Atividade 17: Quem tem medo de lendas urbanas? Algumas lendas urbanas são assustadoras. monstros e fantasmas. da mesma forma que as lendas urbanas. através das histórias que nos são contadas. para nos ensinar a conviver com ele. convivemos com lobos. bruxas. são importantes para despertar nosso medo. dragões. mas também e principalmente para nos ensinar a enfrentar o medo. . Você sentiu medo? Do que você tem medo? Do escuro? Da morte? De algum animal? De dentista? De seus pais? De monstros? De fantasmas? Desde pequenos.

Caso considere pertinente. Atividade 17: Quem tem medo de lendas urbanas? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Link do texto: http://portacurtas.br/filme/?name=meu_medo Tempo de duração da atividade: 25 minutos. peça para os alunos desenharem os personagens de lendas urbanas que considerem assustadores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é o curta de animação Meu medo. que é a presença de recursos textuais que despertam o medo nos leitores. o objetivo dessa atividade é apresentar um dos elementos mais característicos do gênero textual lendas urbanas. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma. Importante criar um espaço de compartilhamento dos medos.org. de Murilo Hauser. .

em duplas. Por fim. compartilhe com seus colegas de turma. escolha duas delas e faça uma pesquisa mais aprofundada. Depois. . Vamos pesquisar sobre elas? Clique no ícone abaixo para conhecer 13 lendas urbanas de arrepiar os cabelos.Atividade 18: Pesquisando outras lendas urbanas na internet Existem muitas e muitas lendas urbanas circulando na internet.

. o objetivo dessa atividade é estimular os alunos a pesquisarem na internet sobre lendas urbanas assustadoras.com. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas.br/infografico/22097-13-lendas-urbanas-s inistras-que-vao-fazer-voce-tremer-infografico-.tecmundo. Peça para cada dupla escolher duas lendas da listagem de 13. Atividade 18: Pesquisando outras lendas urbanas na internet Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Divida a turma em duplas. Organize um momento de compartilhamento das histórias. Oriente a pesquisa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma tela de um site que contém uma descrição sucinta de 13 lendas urbanas assustadoras para despertar o interesse dos alunos para a pesquisa das lendas urbanas na internet. Esta atividade deve ser realizada no laboratório de informática. Link do texto: http://www.htm Tempo de duração da atividade: 30 minutos.

Após o vídeo. debata o seguinte tema: A cobra no Habib’s: verdade ou lenda urbana? . avalie a veracidade de cada um.Atividade 19: Debatendo Agora que tal assistirmos a um vídeo bastante interessante sobre um fato que supostamente teria ocorrido e que se tornou uma verdadeira lenda urbana? Observe cada depoimento. Observe o fenômeno de compartilhamento da lenda urbana. através do boca a boca e da internet. Observe também a estratégia textual para imprimir veracidade à história.

Pedir para que um grupo apresente um argumento e que o outro grupo tente refutá-lo. Dividir a turma em dois grupos (um dos que acreditam que o fato ocorreu e outro dos que acreditam que é uma lenda urbana). Atividade 19: Debatendo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Fazer tantas rodadas quantas forem necessárias para que os grupos esgotem seus argumentos. Pedir para que os alunos avaliem a veracidade dos depoimentos e as estratégias para imprimir veracidade. de acordo com a opinião pessoal. Pedir para que os alunos prestem bastante atenção. o objetivo dessa atividade é mostrar para os alunos os mecanismos de nascimento e propagação (boca a boca e internet) das lendas urbanas.youtube. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link do vídeo: http://www. . Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizado com toda a turma.com/watch?v=TGd30rRn-NE Tempo de duração da atividade: 45 minutos.

na realidade. a ) uma anedota. d ) uma história que os assusta. b ) uma piada de mau gosto.O que mais você aprendeu? Já vimos todo o conteúdo desta aula. Agora que tal fazermos alguns exercícios? Assista ao vídeo: 1) Segundo os depoimentos das crianças do vídeo A Loira do Banheiro é.Atividade 20: Educoquiz 3 . . c ) um caso verídico.

: As crianças não dizem que a Loira do Banheiro é uma piada de mau gosto Resposta incorreta : As crianças não dizem que a Loira do Banheiro é um caso verídico Resposta correta : Esta é a alternativa correta. Resposta incorreta. As crianças dizem que ficam com medo da história da “ Loira do banheiro”.Atividade 20: Educoquiz 3 .O que mais você aprendeu? Resposta incorreta: As crianças não falam que é uma anedota. .

O que mais você aprendeu? 2) Na realidade.Atividade 21: Educoquiz 3 . sabe-se pelo que estudamos que a “Loira do banheiro” é uma a)Lenda inglesa. c)Lenda do folclore brasileiro. d)Lenda suburbana. b)Lenda urbana. .

Resposta incorreta: A Loira do Banheiro não é uma das “lendas do folclore brasileiro”. Resposta incorreta: : A Loira do Banheiro não é uma “lenda suburbana”. Resposta correta: A Loira do Banheiro é uma “lenda urbana”. .Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Resposta incorreta: A Loira do Banheiro não é uma “lenda Inglesa”.

. b)nunca foram vistos.O que mais você aprendeu? 3) Podemos dizer que a loira do banheiro e o Monstro do Lago Ness a)são personagens de lendas folclóricas. c)são personagens de lendas. d)são personagens de lendas urbanas. logo não existem. urbana e folclórica. respectivamente.Atividade 22: Educoquiz 3 .

O que mais você aprendeu? Resposta incorreta: Pelas suas características. . mas não há nenhuma comprovação científica nem de que eles existem nem de que eles não existem.Atividade 22: Educoquiz 3 . podemos enquadrar a loira e o monstro como personagens de lendas urbanas. o monstro não pode ser classificado como um personagem de lenda folclórica. não podemos enquadrar a loira e o monstro como personagens de lendas folclóricas. Resposta incorreta: Muitos são os relatos de pessoas que contam já terem visto tanto a loira quanto o monstro. Resposta incorreta: Pelas suas características. Resposta correta: Pelas suas características.

. b) que não há Monstros como o do Lago Ness.Atividade 23: Educoquiz 3 . nada foi encontrado. pois após uma pesquisa minuciosa em todo o lago.O que mais você aprendeu? 4) Leia a reportagem no link abaixo e responda: Depois de todas as investigações feitas pela equipe da BBC sobre o Monstro do Lago Ness chegou-se a conclusão que a) que o Monstro do Lago Ness é verdadeiro. c) que o Monstro tem barbatanas enormes e que parece um tubarão. d) que o Monstro não existe.

afirma-se que o Monstro não existe. e nada foi encontrado. Resposta incorreta: A resposta de que não há Monstros como o do Lago Ness não tem nenhuma relação com a reportagem lida. Resposta incorreta: A resposta que o Monstro tem barbatanas enormes e que parece um tubarão não tem nenhuma relação com a reportagem. Resposta correta: No final da reportagem.. pois a BBC realizou uma pesquisa minuciosa em todo o lago.O que mais você aprendeu? Resposta incorreta: A resposta que não há Monstros como o do Lago Ness não tem nenhuma relação com a reportagem lida.Atividade 23: Educoquiz 3 . .

pela rua.O que mais você aprendeu? Leia o trecho do poema Tantos medos e outras coragens. b)o escuro está usando luvas de veludo. pela noite afora como um cavalo sem freio”.Atividade 24: Educoquiz 3 . d)o coração de quem está com medo fica muito acelerado. c)o escuro está montado no cavalo sem freio. Fonte: valytincu . 5) A autora utiliza a metáfora “cavalo sem freio” para dizer que a)o cavalo corre sem parar. de Roseana Murray e responda: “O escuro tem mãos de veludo que fazem o coração rolar pela escada.

O que mais você aprendeu? Resposta incorreta: Cavalo sem freio não está utilizado no poema em sentido literal. Resposta incorreta: A afirmativa está correta.Atividade 24: Educoquiz 3 . mas ao coração. Resposta correta: Cavalo sem freio é uma metáfora que está ligada ao coração e significa que o coração de quem está com medo por causa do escuro fica acelerado como um cavalo sem freio. mas não completa adequadamente a sentença. Resposta incorreta: Cavalo sem freio não está relacionado ao escuro. mas metafórico. .

com/watch?v=bzOvXxv4GhQ Link da reportagem(questão 4): http://www.O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. O objeto de aprendizagem 3 é um trecho do poema Tantos medos e outras coragens.br/2011/11/doamne-daca-mi-esti-prieten. O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha. Organização da sala de aula: Sugere-se que as atividades sejam realizadas individualmente.youtube.com/curiosidade/monstro-do-lago-ness. o objetivo desses exercícios é fixar o conteúdo abordado na aula por meio de atividades práticas.. relacionadas aos conteúdos abordados na aula.2 e 3) https://www.html URL da imagem (questão 5): http://valytincu. . Atividade 20 a 24: Educoquiz 3 . O objeto de aprendizagem 2 é uma reportagem da Revista BBC on line sobre o monstro do Lago Ness. Link do vídeo Educoquiz (Perguntas 1.blogspot.sitedecuriosidades.com. de Roseana Murray.html Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem do Educoquiz 1 é do youtube “Depoimentos e um vídeo feito pelos alunos de uma escola sobre o tema.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25 .

chegou a hora de escrever a nossa própria lenda urbana. Pode ser uma lenda totalmente nova ou uma releitura de alguma já existente. Seja criativo! Clique no ícone abaixo e veja algumas dicas: .Atividade 25: Você está sendo desafiado Vamos colocar em prática o que aprendemos? Agora que já conhecemos diversas lendas urbanas e já entendemos as estratégias textuais utilizadas para causar medo e imprimir veracidade aos fatos.

Link do texto: http://super. Faça uma revisão do texto. . o objetivo dessa atividade é a produção de uma lenda urbana nova ou uma releitura de alguma já existente. Organização da sala de aula: Sugere-se que a elaboração do artigo seja realizada individualmente.com. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é uma matéria da Revista Superinteressante com várias dicas sobre como redigir lendas urbanas. apontando as incorreções. Solicite que elaborem a versão final.br/cotidiano/como-criar-uma-lenda-urbana-eficaz-701098. Oriente os alunos na elaboração de uma versão preliminar. Atividade 25: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.abril.shtml Tempo de duração da atividade: 45 minutos. As lendas devem ser expostos nos murais da escola e publicados no blog da turma. Organize um momento de compartilhamento dos textos.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção Resumo Próximo tema ATIVIDADE 26 ATIVIDADE 27 ATIVIDADE 28 .

que tal produzir um resumo contendo pelo menos 5 tópicos com o conteúdo que considera mais importante de tudo que estudamos nessa aula? Fonte: donguille .Atividade 26: Construindo um resumo Agora que você já estudou bastante sobre as lendas urbanas.

URL da imagem: http://donguille. . listando os pontos que julgarem mais importantes de tudo o que foi aprendido e discutido. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada individualmente. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Crie um momento de compartilhamento dos resumos. o objetivo dessa atividade é que os alunos façam uma reflexão sobre tudo o que estudaram durante a aula.wordpress. destacando semelhanças e diferenças. Atividade 26: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.com/empresa/ Tempo de duração da atividade: 20 minutos.

Quantos destes itens apareceram na sua lista? Fonte: drpawluk .Atividade 27: Educossíntese Parabéns pelo resumo! Agora clique na imagem abaixo e compare com os itens listados.

Atividade 27: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor.com/document/d/18N4eLOy6MJjucAmtWsC33RijgDnjKw8JH6Ow8 9vrh8Q/edit Tempo de duração da atividade: 20 minutos. . É importante que os alunos façam uma comparação para verificar o que deixaram de listar em seus próprios resumos.google. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um documento contendo os 10 tópicos da Educossíntese. URL da imagem: http://drpawluk. o objetivo dessa atividade é fazer um resumo de tudo o que efetivamente foi estudado nesta aula.com/resources-2/ Link do texto: https://docs.

Até a próxima aula! . programada para 2017. Você vai estudar na próxima aula sobre o artigo de divulgação científica.Atividade 28: Na próxima aula.. Que tal uma amostra grátis do conteúdo que você vai aprender? Clique no ícone abaixo e leia um artigo da Revista Ciência Hoje sobre a missão espacial brasileira Áster..

.. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um artigo de divulgação científica publicado na Revista Ciência Hoje sobre a missão espacial brasileira Áster.br/revista-ch/2012/298/pdf_aberto/missaoaster298. programada para 2017. Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor. Atividade 28: Na próxima aula.uol.com. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada com toda a turma.pdf Tempo de duração da atividade: 15 minutos. o objetivo dessa atividade é motivar os alunos para o próximo tema (artigo de divulgação científica). Link para o texto: http://cienciahoje. .

shtml Pesquise na Internet sobre as lendas urbanas apresentadas na atividade 11 (Monstro do Lago Ness. PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Leia a matéria Livro desvenda a curiosidade despertada por lendas urbanas http://www1. Muralha da China e uso de apenas 10% do cérebro humano).folha.uol. Grave em MP3 as histórias contadas pelos entrevistados. Compartilhe as histórias com os alunos da turma e/ou publique no blog da turma/escola. . Lobisomens.com. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Faça uma pesquisa com os demais alunos da escola sobre que lendas urbanas eles conhecem.br/folha/ilustrada/ult90u570489. Escreva a sua versão de uma dessas histórias. Pé Grande.