Trabalho

de
Geologia

Métodos investigativos de
subsuperficie geofísicos

Investigação Geológica

Estudo através de métodos de investigação para
identificar as camadas de diferentes solos existentes
no subsolo e seus respectivos comportamentos.

Métodos:

 Métodos Sísmicos
 Métodos Potenciais
 Métodos Elétricos

Métodos Sísmicos É o mais empregado por refletirem as propriedades mecânicas das rochas e facilitam a interpretação e correlação com dados de sondagens diretas. .

Para investigações profundas. Assim como na Sísmica de Refração. e os resultados. resultando em estimativas de profundidade das interfaces das camadas. As informações são processadas por meio de softwares especializados. podemos conhecer os materiais constituintes e as espessuras das camadas. REFLEXÃO SÍSMICA OU SÍSMICA DE RELEXÃO – O método. as informações são processadas por meio de softwares especializados. usa os pulsos de energia sísmica refletidos pelas interfaces geológicas e registrados na superfície. apresentados sob a forma de sismogramas ou seções sísmicas. obtêm-se os tempos de percurso medidos. usa os pulsos de energia sísmica . Nesta técnica. que separam camadas terrestres de diferentes impedâncias acústicas (velocidades sísmicas x densidades). e os dados são apresentados sob a forma de sismogramas ou seções sísmicas. resultando em estimativas de profundidade das interfaces das camadas.  Normalmente utilizado para localizar superfícies refratoras. Nesta técnica. Sísmica de Reflexão. obtêm-se os tempos de percurso medidos.REFRAÇÃO SÍSMICA OU SÍSMICA DE REFRAÇÃO – O método Sísmica de Refração usa a energia sísmica que retorna para a superfície após viajar através do solo ao longo das trajetórias dos raios refratados. . Baseado na velocidade de propagação das ondas elásticas.

.

.

.

Métodos Potenciais São considerados métodos de investigação não invasivos. que consiste em localizar. gravimetria e magnetometria. São utilizados 2 métodos. reconhecer e mapear grandes estruturas geológicas que não ficam aparente na superfície da terra. .

tanto em nível local como global. Gravimetro . Os dados levantados depois de processados e analisados podem fornecer informações sobre a distribuição de massa no interior terrestre.• Gravimetria: Equipamentos muito sensíveis chamados gravímetros conseguem medir a variação na aceleração de gravidade produzida pela distribuição da massa em subsuperfície.

 Magnetometria: Os magnetômetros são equipamentos muito sensíveis que medem na superfície o magnetismo gerado no interior da Terra. fornecendo informações sobre as estruturas rochosas presentes em subsuperfície que possuem propriedades magnéticas Magnetometro .

para obter resultados da dificuldade da corrente elétrica em se propagar na rocha ou solo. . Métodos Geoelétricos  ELETRORRESISTIVIDADE: neste método geofísico realiza-se a injeção de uma corrente elétrica no solo através de eletrodos cravados na superfície do terreno.

Eletrodos .

Resistivimetro .

.

. sendo possível realizar a mediação das variações de voltagem em função do tempo ou frequência.• POLARIZAÇÃO INDUZIDA: • O subsolo possui a capacidade de guardar cargas elétricas por algum tempo após a injeção de corrente cessar. observa-se que a carga elétrica não decai instantaneamente para zero.

A presença de argila provoca um decréscimo gradual da voltagem. formando assim uma nuvem catiônica. . exercendo o efeito de uma membrana.

.Ocorre com a presença de minerais metálicos nas rochas estabelecendo um caminho eletrônico. por onde a corrente pode fluir.

1990). mede-se a diferença de potencial elétrico (voltagem)entre dois pontos causado por correntes que se desenvolvem naturalmente na superfície terrestre (Corwin. O método do potencial espontâneo em casos ambientais ou de engenharia. não injeta corrente elétrica no solo. tem sua principal aplicação no estudo dos movimentos (Fluxo) da água em subsuperfície. diferentemente dos demais.  .POTENCIAL ESPONTÂNEO: neste método elétrico.

.

.

.  Determinação e locação de falhas geológicas. É muito utilizada para:  Mapeamento da salinidade dos solos para agro- indústrias. das plumas de contaminação. ELETROMAGNÉTICO INDUTIVO (EM): envolvem a propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência e baseiam-se nos fenômenos físicos de eletricidade e magnetismo.

.

.

Computador Antena GPR Hodômetro DetectorDuo (IDS – Ingegneria dei Sistemi) .  É possível detectar cavidades e de objetos enterrados no subsolo. MÉTODO GPR (GROUND PENETRATING RADAR) OU GEO- RADAR:O GPR é um método que fornece seções contínuas dos perfis executados. imageando as feições em subsuperfície.

.

.

Bibliografia http://geofisicabrasil.unesp.br/metodos_sismicos .com.br/igce/aplicada/DIDATICOS/BRAGA/Ge ofisica/Geoeletricos.afcgeofisica.rc.com/o-que-e- geofisica/metodos.html http://www.htm http://www.