You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

METODOLOGIA CIENTÍFICA

FICHAMENTO
PROFESSORA: Ms. Mary Delane Gomes de Santana.
E-mail.: mdgs.uepb@gmail.com

TIPOS DE FICHAS

FICHAS DE LEITURA;

FICHAS TEMÁTICAS;

FICHAS POR AUTORES;

FICHAS DE CITAÇÕES;

FICHAS DE TRABALHO:
a) problematizações;
b) sugestões;
c) ligação entre idéias;
d) seções do plano de idéias.

7 Quais as teses e provas desenvolvidas pelo autor do texto. 3 Do contexto socioeconômico-histórico. 2 Das informações sobre o autor. 5 Para a teoria desenvolvida ou conceitos apresentados. procurando identificar de que trata o texto. 4 Do objetivo do texto. 6 Para as ideias centrais. PROCESSO DE LEITURA PARA ELABORAÇÃO DE FICHAMENTO  LEITURA DENOTATIVA 1 Cuida do vocabulário. .

2 Verificar se existe relação das idéias do texto com a realidade de seu tempo. LEITURA POLISSÊMICA  PROCURAR RESPONDER: 1 O que o autor quis demonstrar. 3 Se há originalidade nas idéias. 4 Fazer a crítica do texto sem subjetividade e impressionismo. levando em consideração: a) O autor atingiu os objetivos estabelecidos? b) Foi claro e coerente? c) O texto apresentou contribuições para a comunidade científica? .

. PROBLEMATIZAÇÃO  PASSO FINAL  Indagar sobre as possibilidades de aplicação do texto a outras situações.  Sua contribuição para uma nova leitura de mundo.

4 Juízos valorativos a respeito da obra. FICHAS DE LEITURA  REGISTRAM INFORMAÇÕES: 1 Bibliográficas completas. 2 Anotações sobre tópicos da obra. 5 Resumo do texto. 6 Comentários. . 3 Citações diretas.

 Informações sobre o autor. .  Citações diretas (transcrições). CONTEÚDO DE FICHAS DE LIVROS  DEVEM CONTER:  Indicações bibliográficas precisas.  Comentários apreciativos (ou analíticos)..  PODEM CONTER:  Resumo (ou de conteúdo).

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA FICHA .

ISBN 85-224-0327-9 1. CDD-808. – 2. Retórica I. Português – Redação 2. São Paulo: Atlas. Comunicação escrita: a moderna prática da redação/João Bosco Medeiros. ed. João Bosco.0469 88-0036 -808 . FICHA DE INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA M439c Medeiros. 1992. Título. Bibliografia.

Othon. 1980. 8. p. FICHA DE ASSUNTO ESTRUTURA SINTÁTICA DA FRASE GARCIA. Rio de Janeiro: FGV. ed. 6-112. Comunicação em prosa moderna. .

ed. São Paulo: Martins Fontes. . 2. Problemas de redação. FICHA DE TÍTULO DE OBRA PROBLEMAS DE REDAÇÃO PÉCORA. alcir. 1986.

.  FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO COM CORTE INTERMEDIÁRIO DE ALGUMAS PALAVRAS. FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO  FICHA DE TRANSCRIÇÃO SEM CORTES.  FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO COM CORTE DE PARÁGRAFO INTERMEDIÁRIO.

8. p. EXEMPLO DE FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO  Transcrição IMPRESSIONISMO  SERULLAZ. passageiro. O impressionismo. Mas essas séries.” . os pintores vão ser levados ulteriormente a executar ‘séries’ onde acompanhamos as transformações de um local às várias horas do dia. por definição. Maurice. não tardarão a tornar-se um sistema de que a espontaneidade – uma das qualidades fundamentais do Impressionismo nascente – está logo ausente. 1965. onde o artista quer demonstrar essas transformações impostas pela luz.  “Representando aquilo que é. São Paulo: Difel.

. In: FISCHMANN.. Função social da escola. que defendia a liberdade e os interesses individuais numa sociedade cuja organização se direcionava para a posse da propriedade privada e dos meios de produção. [.. 1987.].).. a pedagogia liberal que marca o desenvolvimento das escolas do século passado [. Roseli (Coor. Conforme dissemos no item anterior.] conseqüência de uma doutrina liberal. 39-42. . p. Maria do Rosário Silveira. Escola brasileira. FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO COM CORTE INTERMEDIÁRIO DE PALAVRAS Transcrição A PEDAGOGIA LIBERAL: IMPLANTAÇÃO PORTO. São Paulo: Atlas.

... Para que esse recurso seja feito com adequação......... uma partida – que teve 90 minutos de duração – fica resumida a cinco ou dez minutos de relato haja vista os compactos que a televisão apresenta... p.... 59.. é importante recuperar as relações lógicas entre as partes... São Paulo: Selinunte....... é necessário determinar qual a referência e como está tematizada.............. O texto: movimento de leitura.. Selecionam-se os lances principais........FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO COM CORTE INTERMEDIÁRIO DE PARÁGRAFOS................ geralmente os que se referem ao ataque.................... táticas de produção.... relatar uma partida de futebol a alguém que não pode assistir a ela..... João Hilton Sayeg de.............” .. . ou melhores............. “O processo usado para sumarizar um texto é muito semelhante ao que se usa para por exemplo............ Assim...... Além disso............ TRANSCRIÇÃO SIQUEIRA. critérios de avaliação........... 1990..

para construir o Direito. 2001. aparentemente iguais mas essencialmente diferentes. cuja noção se pressupõe conhecida de quantos iniciam o estudo do Direito Tributário. bastante para fazer as regras de conduta. Como afirma Weber (1982. necessitou o homem de uma entidade com força superior. .CITAÇÕES . A citação ficaria da seguinte forma: Para viver em sociedade. 31). “a ética das últimas finalidades e a ética da responsabilidades. (MACHADO.”  COM MAIS DE TRÊS LINHAS: deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda. Dessa necessidade nasceu o Estado.144). p.ABNT-NBR 10520:2002  COM ATÉ TRÊS LINHAS : são incluídas no parágrafo em que faz a referência a seu autor: Toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentais e irreconciliavelmente diferentes. p.

... João Hilton Sayeg de.......... Assim.. táticas de produção......... é necessário determinar qual a referência e como está tematizada........ relatar uma partida de futebol a alguém que não pode assistir a ela......... uma partida – que teve 90 minutos de duração – fica resumida a cinco ou dez minutos de relato haja vista os compactos que a televisão apresenta...... Para que esse recurso seja feito com adequação.... TRANSCRIÇÃO SIQUEIRA..... p....... 59..................... São Paulo: Selinunte...... O texto: movimento de leitura...... “O processo usado para sumarizar um texto é muito semelhante ao que se usa para por exemplo............ Selecionam-se os lances principais..” .................FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO COM CORTE INTERMEDIÁRIO DE PARÁGRAFOS....... 1990. geralmente os que se referem ao ataque.................. é importante recuperar as relações lógicas entre as partes.. critérios de avaliação.. .. Além disso....... ou melhores.......

RESPEITAR O TEXTO DE ORIGEM  CONSTRUÇÃO CONSTRUINDO UM OUTRO TEXTO DE FORMA SINTÉTICA. ELIMINAR OBVIEDADES OU  SELEÇÃO INFORMAÇÕES SECUNDÁRIAS E ATÊR-SE ÀS IDÉIAS PRINCIPAIS. REGRAS PARA ELABORAÇÃO DE UM RESUMO ELIMINAR AS PALAVRAS  SUPRESSÃO SECUNDÁRIAS DO TEXTO. SUBSTITUIR ELEMENTOS  GENERALIZAÇÃO ESPECÍFICOS POR OUTROS GENÉRICOS. .

 SUPRESSÃO “A bonita paisagem do Rio de Janeiro estava embaçada por uma neblina densa que impedia enxergar um palmo a frente do nariz e ver o belíssimo Pão de Açúcar. tanto podem valorizar quanto depreciar as pessoas. . Se um estereótipo é positivo ou negativo. dependendo da categoria que os adota. isto depende da categoria que o a dota.” Os estereótipos tanto podem ser positivos quanto negativos. “Os estereótipos tanto podem ser positivos quanto negativos.” A paisagem do Rio de Janeiro estava embaçada por uma neblina que impedia ver o Pão de Açúcar.

Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade. pizza. Guimarães Rosa. GENERALIZAÇÃO “ Marcos gosta de ler Machado de Assis. Clarice Lispector.” Elizabete gosta de massas.” Marcos gosta de literatura brasileira. “Elizabete gosta de macarronada. lasanha e canelone. .

alguns procedimentos. . como seleção do material.” A leitura exige procedimentos como seleção e delimitação de uma totalidade e ( que não seja feita a partir de um) fragmento (destituído do contexto). A seleção e a delimitação de um texto são procedimentos de leitura que devem levar em consideração o contexto. para a realização adequada. contexto. ideologia. cuidando para que a unidade delimitada compreenda uma totalidade e não mero fragmento. SELEÇÃO “A leitura é atividade intelectual que exige.

ELEMENTOS DE UM FICHAMENTO DE COMENTÁRIO  EXTENSÃO DO TEXTO  CONSTITUIÇÃO DO TEXTO  ILUSTRAÇÕES ASPECTOS  EXEMPLOS QUANTITATIVOS  BIBLIOGRAFIA  CITAÇÕES  CONCEITOS ABORDADOS  ANÁLISE E DETECTAÇÃO DE HIPÓTESES ASPECTOS  OBJETIVO  MOTIVO PELO QUAL O AUTOR EXCREVEU O TEXTO QUALITATIVOS  IDÉIAS QUE FUNDAMENTAM O TEXTO  EXEMPLOS UTILIZADOS NO TEXTO  ORGANIZAÇÃO DO TEXTO  LIGUAGEM UTILIZADA ASPECTOS  ARGUMENTAÇÃO TEXTUAIS  COMENTAR A CONCLUSÃO  CITAR OS BENEFICIADOS COM O TEXTO  AVALIAR A OBRA .