TREINO FUNCIONAL

Profº E. Maico Regis silva

Avaliação funcional

Idealizadores FMS .

. • Functional Movement Screen (Análise Funcional do Movimento ou Análise de Movimentos Funcionais).Treinamento físico funcional • A fisioterapeuta Gray Cook e pelo treinador Lee Burton. • 7 testes com a finalidade de identificar assimetrias e limitações em padrões de movimento funcionais.

Os 7 testes do FMS .

.

Os 7 princípios de Gray Cook PRINCÍPIO 1: Separe sempre que possível padrões de movimento dolorosos dos padrões de movimento disfuncionais. PRINCÍPIO 2: “ O ponto de partida para a aprendizagem do movimento são parâmetros reprodutíveis de movimentos. estabilidade e propriocepção funcional) PRINCIPIO 3: Avaliações biomecânicas e fisiológicas não fornecem uma completa análise dos riscos de lesão. . para criar clareza e dar perspectiva. ou uma ferramenta de avaliação diagnóstica para uma compreensão abrangente de comportamentos dos padrões motores. mobilidade.” (TODOS NÓS TEMOS: sistema fundamental de movimento) (alinhamento.“ É PRECISO IDENTIFICAR QUAL O PADRÃO DE movimento fundamental (AQUELES DA 1º INFÂNCIA QUE ESTÃO ERRADOS OU FORAM PERDIDOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO MOTOR.

4. Os 7 princípios de Gray Cook • PRINCÍPIO 4: “Aprendizagem e reaprendizagem do movimento tem hierarquias que são fundamentais para o desenvolvimento da percepção e do comportamento motor. . 5 transições na postura e posição.8 manipulação de objetos. 7 Locomoção. 2 estabilização estática . 3 estabilização dinâmica.” • SEQUÊNCIA: 1 mobilidade.6 manutenção da postura. controle.

primeiro tente maximizar a mobilidade e simetria disponíveis dentro do sistema .• Se o seu alvo é a estabilização e o controle motor.

então. As crianças não nascem rígidas e então trabalham sua flexibilidade durante seis meses. • . Isso não é uma regra do Gray Cook. na medida em que vão progredindo na maturação motora. é a lei da natureza. As crianças praticamente nascem com a máxima flexibilidade mas sem controle. a mobilidade vem em primeiro lugar. através de transições nas posturas na tentaiva de explorar o ambiente que as cerca).T: Através de tentativa e erro. eles adquirem estabilização (N.• Portanto.

  NÃO TRABALHAR NO OUTPUT: saída de informações. Ao invés disso. eles deveriam representar oportunidades desafiadoras para gerenciar erros em um nível funcional. TRABALHAR NO INPUT (ENTRADA DE INFORMAÇÃO SENSORIAL) entrada de informações .• PRINCÍPIO 5: Exercícios corretivos não deveriam ser uma reprodução de saída de informações. quase no limite da habilidade.

o 2) comportamento (motor) irá fornecer 3) o retorno de informação (feedback) .• Princípio 6: "A percepção direciona o comportamento do movimento e o comportamento do movimento modula a percepção" Isso irá colocar o foco na percepção. e quando alcançarmos a 1) dosagem correta de percepção.

2. Obs: DICAS VERBAIS ESTÍMULOS SESONRIAIS E PROPRIOCEPTIVOS . 3 CRIAR TENSÃO. SEQUÊNCIA DE APRENDIZADO: 1.EXECUTAR O MOVIMENTO. 4.ENTRAR NA POSIÇÃO.ALINHAMENTO CORPORAL.

. .. • A REPRODUÇÃO ALIENANTE DO MOVIMENTO (POSE) SE O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA CORPORAL E BENEFÍCIO FUNCIONAL DO MOVIMENTO. CUIDADO COM . É PRECISO SENTIR O MOVIMENTO.

• Princípio 7: "Não deveríamos colocar condicionamento físico (fitness) sobre disfunção" .

. FLEXIBILIDADE . PIRÂMIDE GRAY COOK 1. Base representa os padrões de movimento básicos( 2.) 3. Topo às diversas habilidades esportivas=especificidade de cada modalidade . Meio às capacidades físicas(FORÇA..

• 4.Os exercícios corretivos devem ser sem sobrecarga externa. • 2.O movimento deve acontecer com integridade e equilíbrio.sem correções funcionais produzimos compensações posturais (induzindo espasmos musculares que dificultam as correções) • 3.Controle do próprio peso e equilíbrio estático e dinâmico . Corrigir disfunções e somente depois desenvolver valências físicas • 1.Grau de Competência (qualidade do movimento) • 5.

capacidade e especialização". Este é o modelo da pirâmide de competência.• Princípio 8: "Precisamos desenvolver performance e habilidade considerando cada camada de uma progressão natural de desenvolvimento e especialização do movimento. .

Competência: • Isso testamos com a análise de movimento (N. Competência adequada. . existe um problema de competência de movimento. existe um problema de aptidão básica de movimento. mas mantenha o ponto. escolha o termo que preferir. Se a análise revela dor ou disfunção na forma de limitações e assimetrias.T: O já célebre FMS: Functional Movement Screen). sugere qualidade aceitável dos movimentos fundamentais. Alternativamente.

Capacidade adequada. Se a competência de movimento está presente e estes testes de capacidade revelam limitações de força muscular. Jogadores de futebol americano são comparados com seus pares. simplesmente sugere quantidade de movimentos fundamentais aceitáveis . existe um problema fundamental de capacidade física. potência ou resistência. assim como golfistas são comparados com golfistas. Capacidade:    • Capacidade é medida usando testes padronizados para capacidade física utilizando-se de dados normativos específicos à uma população em particular ou categoria de atividade.

  Especialização adequada.  Se a capacidade está presente e os testes e estatísticas revelarem limitações na performance de habilidades específicas.T: Os nossos olheiros de futebol de campo por exemplo). testes especiais. . simplesmente sugere habilidades de movimentos especializados aceitáveis. existe um problema de especialização. Especialização:    • Treinadores e especialistas avaliam habilidade com o uso da observação (N. exercícios de habilidade e estatísticas se estiverem disponíveis.

• Princípio 9: "A dosagem da receita de exercícios corretivos sugere que trabalhemos perto dos parâmetros. preenchida com erros administráveis"  . no limite da habilidade e com um objetivo claro. Isso deveria produzir uma experiência sensorialmente rica.

" .• Princípio 10: "A rotina de prática de exercícios auto-limitantes pode manter a qualidade de percepção de nossos movimentos e preservar a adaptabilidade única que o mundo de conveniências moderno corrói.

: FMS1010) . Avaliação fms Barra para Avaliação Funcional FMS Sanny (Cód.

R$653.00 em 6 x R$108.83 .