ASPECTOS LEGAIS

Introdução à
Engenharia de
Segurança do
Trabalho

POR QUE INVESTIR EM

SEGURANÇA?

Segurança no trabalho e na vida

Vida
i
d
a

L
o
n
g
a

Vida Longa .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d m p a o r L t o a n n g t a e .

Importante .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d m p i v a o e r r L t s o a ã n n g o t a e .

Diversão .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d m p i l e v a o r e g r L t s r o a n n ã i o g t a a e .

Alegria .

Segurança no trabalho e na vida Vida i c i d a d e c u n r t t e a .

Acidente .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d n v c i a a d l e c i u n d r e t t e a z .

Invalidez .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d n v o e c i a a d l n e c i ç u n r d a t t e z e a .

Doença .

Segurança no trabalho e na vida Vida i d n v o e u c i s a a d ê l n e n c i ç u n c r d a it t e z e a a .

Ausência .

TCE pede ressarcimento e multa engenheiros por negligência em fiscalização de obras Falhas materiais e financeiras em obras da Escola Estadual Anísio Teixeira. Cultura e Desporto.. . do ano de 1999. [.] engenheiros do quadro do órgão. levaram o Plenário do Tribunal de Contas do Estado a pedir o ressarcimento de R$ 40..2 mil reais aos servidores da Secretaria Estadual de Educação.

657. DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. 3° Ninguém se escusa de cumprir a lei. Reflexão DECRETO-LEI Nº 4. . Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro Art. alegando que não a conhece.

quando incorrer em dolo ou culpa. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 Art. XXVIII. além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII . 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. a cargo do empregador.seguro contra acidentes de trabalho. . higiene e segurança. sem excluir a indenização a que está obrigado. por meio de normas de saúde.redução dos riscos inerentes ao trabalho.

Acidentes de Trabalho Responsabilidades e Obrigações Responsabilidade Civil A responsabilidade ocorre na ação ou omissão por: Dolo Culpa .

se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão. de 1 (um) a 3 (três) anos. arte ou ofício. § 4º . não procura diminuir as consequências do seu ato. a pena é aumentada de 1/3 (um terço).Responsabilidades e Obrigações Código Penal : Homicidio Culposo Art.Matar alguém: § 3º . .Se o homicídio é culposo: Pena . ou foge para evitar prisão em flagrante. ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima.No homicídio culposo.detenção. 121 .

Responsabilidades e Obrigações Código Penal: Lesão Corporal Art. 129 .] do art.detenção. § 6º . de 2 (dois) meses a 1 (um) ano. .. § 7º Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) se ocorrer qualquer das hipóteses dos §§ 4º [.Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem. 121 deste Código.Se a lesão é culposa: Pena ..

6514/77 .(assemelha-se ao texto da NR-1 itens 1.7 e 1. . II – divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir. com os seguintes objetivos: I – prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho.8) Cabe ao empregador: •Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho. •Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho. dando ciência aos empregados.CLT. III – dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição pelo descumprimento das ordens de serviços expedidas.

7 e 1. .CLT. 6514/77 .8) Informar aos trabalhadores: I – os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho. II – os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.(assemelha-se ao texto da NR-1 itens 1.

ainda que exclusivamente moral comete ato ilícito). 186 Aquele que.DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR Art. violar o direito e causar dano a outrem. . Código CIVIL DA RESPONSABILIDADE CIVIL Capitulo I . ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar. nos casos especificados em lei.927 . causar dano a outrem. Haverá obrigação de reparar o dano independentemente de culpa. por sua natureza. negligência ou imprudência. risco para os direitos de outrem. fica obrigado a repará-lo. Aquele que por ato ilícito (arts. por ação ou omissão voluntária. Parágrafo único.

Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.° Se resulta: I – incapacidade para as ocupações habituais. . II – perigo de vida. Código Penal – Parte especial – Capitulo III DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE Perigo para a vida ou saúde de outrem: Art. Pena – detenção. se o fato não constitui crime mais grave. § 1. por mais de 30(trinta) dias. CODIGO PENAL – Parte especial – Capitulo II Lesão corporal de natureza grave. sentido ou função. de 3(três) meses a 1(um) ano. III – debilidade permanente de membros. 132.

121. . Art. Direito Previdenciário Lei 8213/91: Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Art.120. pela Previdência Social. a Previdência Social proporá Ação Regressiva Contra os Responsáveis. Nos casos de negligência quando às normas padrão se segurança e higiene do trabalho indicados para a proteção individual e coletiva. das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem. O pagamento.

RESUMINDO .

É MOMENTO DE MUDARMOS NOSSOS VALORES .

É IMPORTANTE SABER QUE: Só NORMAS e EPI Não evitam acidentes .

A ausência de capacitação pode provocar acidentes. .

.Temos que criar padrões adequados de SEGURANÇA.

O Sinônimo de SEGURANÇA é: Máquinas e Equipamentos Seguros ... NR 12 .Princípios Gerais ...

Capacitação da Mão de Obra............ ..

. ... aplicando as e normas internacionais na ausência de normas nacionais. ....

ASPECTOS LEGAIS Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho .