You are on page 1of 11

GESTÃO DA INOVAÇÃO

TECNOLÓGICA

Atividade 4:
Apresentar um exemplo de política de inovação

Mestrando: Leandro Roberto Baran
Prof. Dr. Pedro Paulo de Andrade Junior

institutional structure. China's innovation policies: Evolution. p. and trajectory.005 Qualis Eng. FENG-CHAO LIU.1016/j.2011.respol. 40.doi. CONG CAO.05. III: A1 Artigo . DENIS FRED SIMON. 2011. n. http://dx. YU-TAO SUN. 917-931. v. sep. Research Policy.org/10. 7.

através de uma análise das apólices. China transformou-se em um exemplo de economia orientada para o mercado ao longo das últimas três décadas. O objetivo do artigo é investigar as principais causas dessa mudança econômica e nas políticas de inovação da China. Resumo . políticas e documentos emitidos pelo governo Chinês. sofrendo um longo período de rápido crescimento econômico. em que as contribuições de inovação em ciência e tecnologia (C & T) têm se tornado cada vez mais importante.

Este ministério engloba e desenvolve pesquisa básicas e aplicadas. Políticas x Inovação . O Ministério de Ciência e Tecnologia do governo chinês é o principal agente no desenvolvimento de políticas voltadas para Ciência e Tecnologia (C & T) e consequentemente inovação. comercialização das inovações. inovação nas empresas e promoção de incubadoras e parques tecnológicos.

Políticas x Inovação . A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) formular políticas relacionadas à inovação empresarial e de alta tecnologia aplicadas no desenvolvimento econômico e social chinês. e monitorando o uso apropriado dos fundos. também gerencia e executa programas de C & T. alocando verbas para determinados projetos e iniciativas. Outro ponto importante é o Ministério das Finanças (MF) na formulação de políticas de inovação e no controle dos orçamentos ministeriais.

também gerencia e executa programas de C & T. Outro ponto importante é o Ministério das Finanças (MF) na formulação de políticas de inovação e no controle dos orçamentos ministeriais. e monitorando o uso apropriado dos fundos. alocando verbas para determinados projetos e iniciativas. Políticas x Inovação . A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) formular políticas relacionadas à inovação empresarial e de alta tecnologia aplicadas no desenvolvimento econômico e social chinês.

em conjunto com a Academia Chinesa de Engenharia (CAE). Políticas x Inovação . A Academia Chinesa de Ciências (CAS). transferência de tecnologia e formação. uma entidade com múltiplas funções em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia. o Partido Comunista Chinês (PCC)diminui ano a ano suas intervenções no conhecimento científico e técnico do país. também desempenha um papel consultivo importante em políticas de inovação através de seus acadêmicos. Apesar de ter a palavra final.

• Líder político observou que a ciência e tecnologia seriam a principal força produtiva. Políticas desenvolvidas com foco em inovação: o 06 específicas para ciência e tecnologia. equipamentos de tecnologia e sistemas. incluindo instituições de pesquisa.• Revitalização geral do sistema de C & T. o 04 concessões fiscais. bases de experiência. o 04 específicas para desenvolvimento industrial. o 04 aporte financeiro Primeiro Período (1980-1984) .

• Criação do Programa 863 para acompanhar as tendências de alta tecnologia no mundo e fazer esforços para desenvolver suas indústrias de alta tecnologia da China. • Autonomia dos Institutos de Pesquisa. universidades e parques tecnológicos • Concessão de 18 políticas preferenciais sobre impostos. • Diretrizes e políticas específicas para tecnologia da informação e biotecnologia. • Aprovação para criação de mais 26 parques tecnológicos (atualmente são 53). empréstimos e mobilidade de pessoal e recrutamento para apoiar inovação. • Criação de centros de pesquisa.• 76 políticas de inovação (nas áreas industriais. Segundo Período (1985-1994) . ciência e tecnologia) • Reforma do sistema de C & T.

• Criação de políticas e incentivos para comercialização e aplicação das pesquisas que estavam sendo desenvolvidas. • Política do setor industrial orientada para promover a inovação.• 194 políticas de incentivo a inovação. Terceiro Período (1995-2005) . • Promulgação de várias leis de incentivos aos negócios entre empresas de inovação. • Instituições de P&D foram estimuladas a fundir-se com outras empresas ou tornar seus departamentos de pesquisa em empresas orientadas para tecnologia. • Apoio a empresas privadas de pesquisa.

Conclusão . tributária e fiscal. tornando-as estrategicamente importante no processo de promoção e inovação do governo chinês. • Criação de um ambiente propício a inovação. variedade e alcance. através de uma melhor gestão dos programas de C & T. • A dependência de uma estrutura política única para apoiar a implementação de programas de C & T específicas deu lugar à formação de um rico portfólio de diversas políticas como financeira.• Ao longo dos anos as políticas de inovação tem aumentado em número.