You are on page 1of 13

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA

ECONOMIA A

VITOR ARAUJO

13-02-2017

Troca direta e troca indireta

Elaborado por:
• Alexandra Silva, 10ºB nº1

 Tem ainda como objetivo abordar o conceito de moeda e desmaterialização da moeda.Introdução  Com este trabalho pretendo explicar a troca direta e indireta. . bem como as suas desvantagens e vantagens respetivamente.

de modo que ambas as partes pudessem ter acesso aos bens de que não dispunham. .Troca Direta  Troca Direta Os produtos excedentários de uma pessoa eram trocados pelos produtos excedentários de outra pessoa.

O transporte de grandes quantidades de bens/ bens de grande porte O prazo/tempo estimado de determinados bens A existência de bens de uso não exclusivamente económico .Troca direta A dificuldade de compatibilizar os interesses das duas partes João António A dificuldade de Obstáculos à troca Direta Porco atribuir valor aos bens Vaca Batata Trigo Milho A indivisibilidade de Era difícil dividir certos certos bens bens como por exemplo uma vaca.

passando a incluir um novo intermediário. novo produto. .Troca Indireta  Troca Indireta Forma de ultrapassar os inconvenientes da troca direta.se a moeda por um por moeda. Este processo divide-se em duas fases: 1ªfase: Troca-se um produto 2ª fase: Troca. a moeda.

Troca Indireta Vantagens da troca direta Compatibilização dos interesses das partes contrárias Aumento do volume das trocas comercias Incremento substancial da atividade económica em geral .

que serve de meio de reserva de valor e para medir o valor dos bens. .Moeda Bem utilizado como intermediário nas trocas. de aceitação generalizada.

.Desmaterialização da moeda • Perda do conteúdo material da moeda gerada pela crescente utilização da moeda escritural.

bem como a sua importância.  Concluímos também que. . o que leva ao aumento da utilização da moeda eletrónica.Conclusão  Com este trabalho concluímos que a troca indireta veio substituir a troca direta o que foi vantajoso para toda a população. hoje em dia. e com as mesmas consegui aprender mais sobre a moeda. a moeda mais utilizada é a moeda escritural.  Para conseguir elaborar o presente trabalho foi necessário efetuar pesquisas. contribuindo assim para a chamada desmaterialização da moeda. isto é a perda do seu conteúdo. evolução e utilização.

Economia A. Porto Editora. Ação  Google .Bibliografia  Manual 10ºano.

Fim! .

Questões De V e F  A troca direta veio substituir a troca V F indireta  A indivisibilidade é um obstáculo á troca indireta  A troca indireta é constituía por 2 fases  Hoje em dia a moeda mais utilizada é a moeda representativa  Aumento do volume das trocas comercias é uma vantagem da troca indireta. .

A indivisibilidade de certos bens (por exemplo) 3. . Explica o que entendes por desmaterialização da moeda. Menciona 3 obstáculos à troca direta. A dificuldade de atribuir valor aos bens. de modo que ambas as partes pudessem ter acesso aos bens de que não dispunham.Questões De Desenvolvimento 1. R: A dificuldade de compatibilizar os interesses das duas partes. R: A desmaterialização da moeda é a perda do conteúdo material da moeda gerada pela crescente utilização da moeda escritural. Quando ocorre a Troca direta? R: Troca direta ocorre quando os produtos excedentários de uma pessoa são trocados pelos produtos excedentários de outra pessoa. 2.