You are on page 1of 33

escala do tempo

geológico

PRIMATAS: adaptações à vida nas árvores olhos na frente do rosto: percepção de profundidade .

PRIMATAS: adaptações à vida nas árvores mãos habilidosas com polegares opositores .

PRIMATAS: prossímios (África e Ásia) társios lêmure .

PRIMATAS: macacos do velho mundo mandril babuíno .

PRIMATAS: macacos do novo mundo rabo longo preênsil macaco-prego mico-leão-dourado .

PRIMATAS: antropóides .

entrevista: prof. Walter Neves . da USP Dr.

.

.

BIPEDALISMO E POSTURA ERETA .

.

.

Australopithecus afarensis (“LUCY”) 1974: Etiópia – mais provável ancestral dos humanos .

Australopithecus afarensis (“LUCY”) 1974: Etiópia – mais provável ancestral dos humanos .

Homo habilis: habilidade de fazer ferramentas(coletores e caçadores) .

Homo erectus: utilizava o fogo para cozinhar. caçava grandes animais e fazia ferramentas de pedra .

Homo sapiens neanderthalensis reconstrução por computador .

Homo sapiens neanderthalensis .

Homo sapiens sapiens (cro-magnon) .

Homo sapiens sapiens .

.

.

.

obesidade: distúrbio relacionado com a deposição de gordura em excesso fatores genéticos fatores pré-natais: obesidade materna e excesso de alimentação durante a gestação fatores ambientais: sedentarismo e dietas hipercalóricas .

uma nova obesidade: epidemia .

. Isso permite concluir que: a) o chimpanzé é ancestral do homem. c) o homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas. e) os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem. d) a evolução do homem não foi gradual.PUC: Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. b) o chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.

e) em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros. b) na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios. d) em época posterior ao desaparecimento dos dinossauros. .8 milhões de anos. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5. pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram a) em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.2 e 5.FUVEST: Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. mas antes do surgimento dos anfíbios. c) na mesma época que os dinossauros e após o aparecimento dos anfíbios.

extinção dos dinossauros aparecimento dos anfíbios .

c) o chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que o gorila. é INCORRETO afirmar que: a) os quatro grupos tiveram um ancestral comum. . e) o gorila é mais próximo (evolutivamente) do orangotango do que o chimpanzé. d) o chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que do orangotango. incluindo o homem. que mostra a filogenia de alguns grupos de primatas.MACK: Na figura acima. b) o homem evoluiu a partir do chimpanzé.

c) O uso do fogo para cozinhar alimentos. d) O uso do fogo não foi importante. e) O uso do fogo foi importante para diminuir o tamanho dos dentes e facilitar as mordidas durante as lutas. mãos e braços ficaram livres para lutar. a) Os dentes menores foram selecionados de acordo com a mudança alimentar. sobre a relação entre as mudanças de hábitos alimentares e o tamanho dos dentes no Homo sapiens. . VUNESP: Considere o processo evolutivo do ser humano e VUNESP: assinale a alternativa que corresponde à hipótese. diminuindo a importância da mandíbula e dos dentes. ao adquirir a postura ereta. contribuiu para diminuir o tamanho dos dentes. de herbívoro para carnívoro. b) Não é possível estabelecer nenhuma relação. hoje mais aceita. pois o homem conseguiu moldar as formas dos dentes de acordo com o consumo de alimentos de baixa caloria. tornando-os mais moles. pois.