Matrizes do Pensamento – Psicologia

Cognitivo Comportamental

Lidiane C. de Faro
Martínez

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

“Estudar a aprendizagem é estudar como o
comportamento pode ser modificado” (CATANIA,
2004,p.27)

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

“(...) os psicólogos interessados em problemas
funcionais tendiam a falar uma linguagem
comportamental, enquanto os interessados em
problemas estruturais tendiam a falar uma
linguagem cognitiva ou mental.” (CATANIA,
2004, p.25)

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

“Podemos considerar tanto a função, as
relações entre os termos (p. ex., dados certos
antecedentes, que consequências são
produzidas pelo comportamento?), como a
estrutura, as propriedades de termos
particulares (p.ex., quais são as propriedades
críticas daqueles antecedentes?).” (CATANIA,
2004,p.26)

Shaw & . a Terapia Racional-Emotiva-Comportamental (Ellis & Dryden. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Existem diferentes modelos terapêuticos cognitivos comportamentais: Psicoterapia Funcional-Analítica (Kohlenberg & Tsai. a Terapia da Aceitação e Compromisso (Hayes. 1997. Strosahl & Wilson. 1991). Ellis & Greiger. Rush. 1999). 1977) e a Terapia Cognitiva (Beck.

. composto por diversas propostas. mais ou menos. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Opta-se então por compreender a nomenclatura Terapia Comportamental como um campo mais amplo. fundamentadas na tradição behaviorista.

muitos autores tem utilizado o termo Terapia Cognitivo- . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Para se referir ao subgrupo de terapias que enfatiza os aspectos cognitivos relacionados ao comportamento e que compartilham o pressuposto da alteração do comportamento não-verbal como função de uma mudança prévia do pensamento.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental
Psicologia científica – Wundt 1879
Estudos em psicologia cognitiva 1960
Críticas a psicanálise – constatação da
importância do inconsciente
Behaviorismo 1950

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

Em 1913 Watson publica o Manifesto
Behaviorista que funcionou como um
protesto cuja intenção era dilacerar as
posições “mentalistas”.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

Na definição de comportamento verbal
como comportamento reforçado por
intermédio de outras pessoas, não
especificamos, nem o podemos fazer,
qualquer forma, modo ou meio. Qualquer
movimento capaz de afetar outro
organismo pode ser verbal. P.15
(SKINNER, 1912, p.15)

Como surgiu a Psicologia Cognitivo
Comportamental

Estágios do Behaviorismo:
• 1º Behaviorismo metodológico – Watson
• 2º Behaviorismo radical – Skinner
• 3º Neobehavirosmo – Bandura, Tolman
• 4º Propostas Cognitivo-
Comportamentais – Beck, Ellis e outros.

29) • Enfoque na Aprendizagem Social Na perspectiva da aprendizagem social. 2004.p. de reflexo. a produção fidedigna de uma resposta específica por um estímulo específico. 2004.28) • Enfoque Operante “Os estímulos são eventos no mundo e as respostas são instâncias do comportamento” (CATANIA. cognitivas e ambientais. o funcionamento psicológico envolve uma interação recíproca contínua entre influencias comportamentais. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental • Enfoque respondente “Denominamos essa relação. (BANDURA. 2004. 43) .” (CATANIA.p. p.

o tratamento dado aos eventos privados foi fundamental para a diferenciação dos terapeutas cognitivo-comportamentais. em relação a seus colegas de orientação respondente ou operante. . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Do ponto de vista teórico.

resultava na desconsideração dos eventos privados e seu papel mediador. . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Para os pesquisadores em TCC o suposto ambientalismo excessivo. presente na Análise do Comportamento.

(BANDURA. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Existem muitas coisas que não saberemos pela experiência direta ou vicaria. 48) . p. seja por causa de limites na acessibilidade ou porque as questões envolvem ideias metafisicas que não podem ser submetidas a confirmação objetiva. 2004.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Para Dobson e Dozois (2001) vislumbram- se 3 princípios que estão presentes nas diversas propostas consideradas TCC:  Hipótese de acesso = O conteúdo e o processo de nosso pensamento é passível de ser conhecido.  Hipótese de mediação = Nossos pensamentos mediam nossas respostas emocionais às variadas situações nas quais nos encontramos. .

independentemente de nossa consciência de tal realidade. Uma realidade objetiva existe. As pessoas podem passar a conhecer o . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental O modelo Cognitivo-comportamental endossa uma perspectiva filosófica geral chamada hipótese ou conjectura realista.

. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Embora ninguém possa conhecer seu mundo perfeitamente. a pessoa que distorce o mundo a seu redor ou que não consegue ver as situações como elas são tenderá a ter mais problemas do que aquele que for mais realista.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Os fatores cognitivos determinam em parte quais eventos externos serão observados. como serão percebidos. qual a sua valência e eficácia e como as informações que transmitem serão organizadas para uso futuro. (BANDURA. p. 2004. 44) . se terão algum efeito duradouro.

as pessoas podem exercer um certo grau de influencia sobre o seu próprio comportamento. Alterando o seu ambiente imediato. criando motivações pessoais e incentivos condicionais para si mesmos. em vez de precisarem executar as opções possíveis e sofrer as consequências de atos irrefletidos. Dessa forma. uma ação . criar e planejar cursos de ação por meio de pensamento antecipatório. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental A extraordinária capacidade dos seres humanos de usar símbolos lhes permite engajar-se em pensamento reflexivo.

” . o sistema do self não é um agente psíquico que controla o comportamento. se refere a estruturas cognitivas que proporcionam mecanismos de referencia e um conjunto de subfunções para a percepção. avaliação e regulação do comportamento. Pelo contrário. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental “Na teoria da aprendizagem social.

Razão e Emoção em terapia Albert Ellis Psicólogo do Estados Unidos. em 1955 desenvolveu a Terapia racional emotiva comportamental – método ABC– faleceu em 2007 .

Depressão Aaron Beck Psiquiatra do Estados Unidos. desenvolveu as escalas da depressão e ansiedade – 95 anos .

Processos Cognitivos Michael Mahoney Esteve a frente das principais pesquisas em psicoterapia e desenvolvimento humano – faleceu em 2006 .

Processos Cognitivos Visão epistemológica objetivista Epistemologia = reflexão geral em torno da natureza. etapas e limites do conhecimento humano = qualquer Objetivismo teoria que afirma a supremacia dos fenômenos .

Processos Cognitivos “Desenvolvemos. uma natural inclinação para representar internamente os significados da existência exterior” (ABREU. em nossa vida. p. 2004.278) CATEGORIAS .

p. advogando a lógica como uma poderosa ferramenta para obtenção do equilíbrio psicológico humano” (ABREU. Processos Cognitivos “Teorias cognitivas tradicionais (também chamadas racionalistas) se posicionam. 2004.278) .

Aaron Beck desenvolve uma concepção acerca da psicopatologia. afirmando que os estados psicopatológicos compartilham a ideia de que as perturbações no pensamento colorem a percepção de um modo específico. . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Estudando principalmente pacientes com Depressão.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Ellis observou que a causa das angustias muitas vezes estavam relacionadas ao modo irracional de pensar ou avaliar os eventos. Propôs um método que auxiliasse a mudança no pensamento que denominou inicialmente Terapia Racional (TR) – Terapia Emotiva Racional (TER) – Terapia do Comportamento Emotivo .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental “Viver bem é o resultado de um pensar bem (ou corretamente)” (MAHONEY. 1998) .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Alguns autores classificam as várias propostas de intervenção nas Terapias Cognitivo-Comportamentais em 3 vertentes:  Restruturação Cognitiva = racionalistas  Cognitivo-comportamentais = estratégias de enfrentamento  Construtivistas = interpessoalidade e valoração subjetiva .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Para Gabalda (1997) não existe um muro intransponível entre os modelos citados.O Modelo Cognitivo Genérico - . Vídeo . mas é possível observar as diferentes influencias na construção das propostas.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental As terapias cognitivas no Brasil têm suas origens no enfoque comportamental. 1995) . com a análise experimental do comportamento e no Rio de Janeiro. com uma prática mais clínica. denominada “condutoterapia” (Rangé & Guilhardi. ocorrendo concomitantemente em São Paulo.

quando Raquel Rodrigues Kerbauy e Luiz Otávio de Seixas Queiroz começaram a enfatizar em seus cursos os eventos privados e os aspectos cognitivos como variáveis mediadoras do comportamento (Rangé . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Em São Paulo. o primeiro sinal de integração entre os modelos cognitivo e comportamental surgiu no início dos anos 70.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental O movimento das terapias cognitivas no Brasil percorreu trajetória semelhante ao que se iniciou no mundo. As vertentes construtivista e cognitivo- comportamental parecem ter sido mais predominantes em São Paulo. enquanto . a partir de insatisfações com as limitações do modelo estritamente comportamental. em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Todas referindo-se a correção ou a substituição dos padrões disfuncionais por padrões mais funcionais do . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Nas perspectivas Cognitivistas as técnicas visam ás diferentes formas de ajuste cognitivo como: reestruturação. identificação de crenças errôneas e etc. registro de pensamentos disfuncionais.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Beck. estudando depressão observou que pessoas deprimidas têm padrões cognitivos errôneos ou distorcidos que se originam do que chamamos esquemas – crenças básicas que influenciam a forma de perceber e interpretar as experiências. Curta Metragem .Depressão .

os significados não são entendidos como provenientes unicamente da lógica pessoal (cognição) em relação ao meio. . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Nos modelos embasados em uma epistemologia construtivista. mas são frequentemente criados a partir das estruturas corporal- emocional.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Vídeo - Ellis em Thinking Allowed .Legendado Por .

2006. idiossincrática. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental O mundo interno que habitamos é visto como derivado fundamentalmente de uma construção pessoal ímpar.278) . sentida e não unicamente pensada (ABREU. p.

.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Os modelos Cognitivo-Comportamentais consideram a utilidade e precisão dos pensamentos. .

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Os padrões de pensamento. ao longo do tempo. hipóteses e esquemas derivam. . incluindo as ideias gerais. de nossas experiências com o ambiente social.

(Festinger. o pensamento tenta extrair as padronizações percebidas de cada acontecimento transformando as similaridades detectadas em padrões gerais de interpretação. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Na medida em que se depara com novas situações. 1975) .

sendo também chamado de rotulação e se constituindo de uma verdadeira rede de significados em nossa estrutura cognitiva (Vygostky. 1991) . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Esses padrões coordenam o processo de percepção e de atribuição de significados.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental “As pessoas criam a sua própria realidade e também reagem a ela” (Dobson & Dobson. 2010.14) . p.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental “Se o pressuposto epistemológico é de que o conhecimento consiste numa representação imediata do mundo exterior – dessa realidade que é única – cabe ao terapeuta auxiliar o paciente no ajuste. no aperfeiçoamento ou na busca de padrões mais concordantes com a existência socialmente estabelecida” .

Aqueles processos mediacionais não condizentes com o real . cognições inúteis. pensamento errôneo. cognições autoderrotistas e etc. crenças irracionais. Principais Conceitos Os autores têm denominado: pensamento mal adaptativo.

crenças e atitudes que fazem as pessoas se sentirem mal. . dois aspectos básicos: 1. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Campo vasto em frequente crescimento e mudança. Estratégias cognitivas: reconhecimento de pensamentos. Existem. entretanto.

os valores e os pressupostos que foram desenvolvidos ao longo da sua vida para então avaliar e mudar qualquer elemento que possa predispor o . Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Em terapias cognitivo comportamentais (TCC) enfatiza-se a observação dos comportamentos e pensamentos atuais do paciente. e o terapeuta trabalha para descobrir as regras.

Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental Vídeo – Pensar. sentir e agir – pensamento e sua forma .

xii) . 1999. evitar que muito dele surja”(DALAI LAMA. Como surgiu a Psicologia Cognitivo Comportamental “Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento. mas. sobretudo e em primeiro lugar. p. então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente.

E as cognições estão frequentemente associadas a reações emocionais. . O modelo cognitivo-comportamental Pressuposto que o ser humano continuamente avalia a relevância dos acontecimentos internamente e no ambiente que o circunda.

O modelo cognitivo-comportamental Albert Ellis .

. Essa compreensão coloca nossa abordagem aos problemas do cliente no âmbito do contexto social e cultural em que vivemos. mas está inextricavelmente ligado a crenças e práticas sociais.Fatores sociais e culturais na psicologia cognitivo-comportamental O desenvolvimento de qualquer tratamento psicológico não ocorre no vácuo.

Indivíduos que se sentem desamparados e que carecem de escolhas podem experimentar. que valoriza a independência. em tal .Fatores sociais e culturais na psicologia cognitivo-comportamental Vivemos em uma sociedade que dá ênfase ao individualismo. a escolha pessoal e a capacidade de determinar e ter controle sobre o futuro.

Os perigos da solidão .Fatores sociais e culturais na psicologia cognitivo-comportamental Curta metragem.

.Fatores sociais e culturais na psicologia cognitivo-comportamental As pessoas que sofrem estão mais propensas ao isolamento em uma sociedade que dá mais ênfase ao individualismo.

Conceitos Básicos Foram identificados três níveis básicos de processamento cognitivo por Beck e seus colaboradores. O nível mais alto é a consciência (estado de atenção no qual decisões podem ser tomadas racionalmente) .

Conceitos Básicos A atenção consciente nos permite: • Monitorar e avaliar as interações com o meio ambiente. . • Ligar memórias passadas às experiências presentes. • Controlar e planejar ações futuras.

Havendo a necessidade de reconhecer pensamentos patológicos. Conceitos Básicos Na TCC os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos conscientes adaptativos de pensamento. . como o pensamento racional e a solução de problemas.

Conceitos Básicos .

Conceitos Básicos Beck e colaboradores diferenciam dois tipos principais de erros cognitivos:  Pensamentos automáticos: cognições que passam rapidamente por nossas mentes quando estamos em meio a situações (ou relembrando acontecimentos). .

Vídeo – Sistema de Crenças . Conceitos Básicos Beck e colaboradores diferenciam dois tipos principais de erros cognitivos:  Esquemas: Crenças nucleares que agem como matrizes ou regras subjacentes para o processamento de informações.

Conceitos Básicos Ao contrário da psicodinâmica. . enfatiza técnicas destinadas a ajudar os pacientes a detectar e modificar seus pensamentos profundos. a TCC não postula estruturas ou defesas específicas que bloqueiam os pensamentos da consciência. Em vez disso.

As crenças são suposições mais . pode-se compreender que os pensamentos (muitas vezes automáticos) são transitórios e influenciam nosso modo de sentir e nos comportar. Conceitos Básicos Se a cognição humana (mediadora) é composta por pensamentos e crenças.

estúpido!” Quais os pensamentos de Bob? E suas possíveis crenças mantenedoras destes . ele pensa: “idiota. Ao gesticular furioso para o outro motorista. quando outro motorista não lhe dá passagem. Bob evita um acidente de carro. Conceitos Básicos Por um triz.

Conceitos Básicos Foi a direção do outro que irritou Bob ou sua crença subjacente? .

. Conceitos Básicos Cognições criam sentimentos: Sentimentos são diretamente conectados às emoções. desgosto. raiva..ainda que tenhamos dificuldade em nomear podemos classificar em agradável ou desegradavel. Conhecemos sensação de felicidade. Grande parte dos comportamentos são .

Conceitos Básicos Para a psicologia cognitiva grande parte dos sentimentos são determinados por cognições. “Alguma coisa ruim pode acontecer” = ansiedade “Eles agiram mal e não deveriam sair impunes” = raiva “Eu fiz uma coisa errada e mereço ser punido” = culpa .

“Preciso ser amado e aprovado por todos”= tentar excessivamente agradar os outros. mas também desempenham importante papel no modo de se comportar. Conceitos Básicos Cognições influenciam os comportamentos: Não apenas as cognições determinam a forma de sentir. evitar comportamento .

Conceitos Básicos Comportamentos influenciam cognições e sentimentos: Certos comportamentos têm um efeito direto na melhoria do humor. . Alguns de nossos comportamentos influenciam indiretamente o modo de nos sentirmos pela influência que exercem em nossas cognições (influência direta ou indireta).

fracassos)  Informações adquiridas de leituras.  Experiências da vida (realizações.  Pessoas com as quais nos relacionamos. De onde vêm nossas cognições? Várias influências que moldam nossas percepções no decorrer da vida e incluem:  Experiências da primeira infância. .

em última análise. De onde vêm nossas cognições? Predisposição biológica: Fatores biológicos parecem poder influenciar a forma de reagirmos às situações e. de aprendermos a pensar. .

atraente. De onde vêm nossas cognições? Senso comum e cultura: As informações contidas no cotidiano.  Ser magro. na intersubjetividade moldam nossa percepção. jovem.  Ter status.  Conseguir riquezas. ser bem remunerado. sucesso profissional .

É muito saudável você se sentir triste..Sentimentos adequados x inadequados “Emoções revelam-se adequadas ou inadequadas. são emoções como depressão.’Sentimentos adequados’ significam adaptar-se aos desejos para sobreviver e ser feliz. ansiedade. arrependido e decepcionado quando algo deu errado em sua vida ou o tratam com injustiça. Sentimentos negativos. desespero e .. aborrecido. inadequados.

Sentimentos adequados x inadequados Gabriel sofre pela perda da mulher. a culpa e a raiva não. . morta de câncer 2 anos antes. Embora o sofrimento constitua uma reação normal à perda do ente amado. Gabriel cria sofrimentos adicionais que não servem a nenhum propósito útil. Ao culpar-se por não ter sido um bom marido e culpar os médicos que dela trataram.

. Modelo ABC A = antecedentes B = crenças (beliefs) C = consequências Imagine que você começa a se atrasar para um compromisso e se sente ansioso.

D . .Disputa Ellis usou o termo disputa em amplo sentido para descrever o processo de questionar o modo de pensar sobre as situações.

Uma das mulheres do grupo desvia o olhar depois de seu comentário e faz movimentos com a cabeça para outra pessoa do outro lada da sala. D . Ele se sente envergonhado e magoado. White está tomando café com colegas da faculdade.Disputa Sr. e seu primeiro pensamento é “Ela deve pensar que eu . Ele faz um comentário sobre um programa de televisão que viu.