You are on page 1of 36

SOCIOLOGIA

Ensino Médio, 1º Série

Contexto Histórico:
Religiosidade e Ascensão
da Ciência

Sociologia, 1º ano, Contexto
Histórico: Religiosidade e
Ascensão da Ciência

A Ciência e A Religião
A ciência e a religião tem uma visão
diferente
O que vale é o coração da gente
A ciência e a religião defende seus
interesses
http://www.fotosdanet.com/wpcontent/uploads/2012/ Uns explicam matemática
02/Notas-musicais-desenho.jpg
Outros rezam pelos deuses
Mumuzinho Se a ciência é exata
Primeira boa invenção? a roda A fé remove montanhas
O homem evoluiu com fogo Se a ciência é exata
Qual é a fonte da vida? A água A fé remove montanhas
Qual é o formato da terra? Um Faça suas contas
globo Que o padre me fala qual é
A luz da noite é a luz da lua
Quem conta as horas do dia? É o Qual é a formula do amor qual é?
tempo Qual é a crença da nossa ciência qual
Quem é que faz o país? É o povo é?
E o mundo todo é um espaço Qual é conta capaz de explicar o meu
em movimento axé?
Link: 

Sociologia, 1º ano, Contexto
Histórico: Religiosidade e
Ascensão da Ciência

Ciência Religião

http://2.bp.blogspot.com/-KFQc4o9V-Ok/TcrZtFWM39I/AAAAAAAAGbc/lzLVISF-ugE/s1600/relig.jpg

No início da História da humanidade em que praticamente
não havia distinção entre essas duas realidades.

. pelo menos há um século e meio. digladiando entre si.+religion+(1).. não raro. 1º ano. .blogspot.bp..png ..Sociologia. http://4.com/-UuLvxuhYWho/T1AKsVDOROI/AAAAAAAACYQ/fgHN-E-LMX8 /s1600/Ciencia+vs. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A distinção aconteceu com o passar do tempo Este fenômeno ocorre no Ocidente. cientistas e religiosos encontram-se em campos opostos.

blogspot.png .bp. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Quando se pensa em religião e ciência. http://4.com/-RMdCJ7w011Q/U0PJ_1KMSGI/AAAAAAAADIY/12i8mvdPbKM/s1600/ciencia+e+religiao.Sociologia. 1º ano. a pergunta inevitável é aquela sobre a inter-relação entre esses importantes campos da produção do conhecimento e da atividade humana.

p. . Sociologia. Schaeffer. A Morte da Razão.com/ ¹. e o homem de fé não precisa da ciência. Francis A.¹ "A mentalidade bíblica é que deu origem à ciência". p.F.franc ² F. A Morte da Razão. 31. Schaeffer (1912-1984) “A ciência moderna em seus primórdios foi o produto daqueles que viveram no consenso e cenário do Cristianismo".christianbook.jpg . Schaeffer. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Popularmente pensa-se que o homem de ciência não tem fé.² http://g. 1º ano. A. 29 g/authorprofiles/5980. isschaeffer.A.

jpg .xpg. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência http://essaseoutras.com.br/wp-content/uploads/2013/07/religi%C3%A3o-na-roma-antiga.uol.Sociologia. 1º ano.

com/files/zai8bLHb4IKLdSRpU7nU93YxvmqNnN5 VwW47o0JmN3K74zxCDluW6papR**1yIbfGf7KmDFSVLpEZiPR211ijw__ /Poseidon.Sociologia. 1º ano.ning. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência As visões gregas desde os pré-socráticos até os estóicos http://api.bmp Tendência de ver a natureza em si como divinizada .

no desenvolvimento da ciência moderna .wordpress.Sociologia. a partir do século XVI. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Os hebreus veem a natureza como dessacralizada A natureza é reduzida a uma simples dimensão material https://forumdediscursus. 1º ano.jpg?w=584 Esse pensamento decisivamente influenciou.com/2011/03/festabra.files.

jpg . todo e qualquer trabalho manual é visto como sagrado http://1.com/_R-M0ID5SNqc/S7kvef3kxFI/AAAAAAAAAcU/j9B6vuD02YQ/s1600/teologia.blogspot. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A VISÃO JUDAICO-CRISTÃ Nessa visão. 1º ano.Sociologia.bp.

jpg .com/upload/e/uni versidades-idade-media. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Idade Média. 1º ano.Sociologia. a Bíblia desfrutava o status de autoridade em assuntos espirituais e Aristóteles.brasilescola. http://www. a autoridade em questões científicas.

Sociologia.gazetadopovo. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência http://www.com. 1º ano.jpg .br/blogs/wp-content/uploads/sites/75/import/DancaDoQuadrado.

Sociologia. Esta compreensão moderna era resultado natural do descobrimento da existência de outros povos e culturas e da aplicação do método empírico.jpg . Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A História e a Ciência gradativamente vão se emancipando da Filosofia – que havia se libertado da Teologia Os pensadores modernos passaram a falar de uma nova física e nova geografia.com/-Tf7wLWPsTLg/UD_F9Aw37dI/AAAAAAAACTo/yJC9OzJ5Dks/s400/Ciencia-e-f e-2.blogspot. 1º ano. http://2.bp.

o método experimental permite a comprovação ou não das hipóteses.com.br/jm/img?s=MLB&f=165728319 _7850.mercadolivre. .Sociologia. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A partir de Copérnico (1473-1543).jpg&v=P&sll=17087&sll=231369 A autoridade de Aristóteles foi questionada e relegada à "crendices" medievais. 1º ano. através de sua experimentação. e u-se nvolv D ese http://img.

jpg?w=300 . 1º ano.wordpress. https://rpcbk. tal como os antigos gregos...com/2010/06/ciencia_y_fe. .files.. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Copérnico e Newton não teriam conseguido seus desenvolvimentos científicos se trabalhassem em um contexto cultural.Sociologia. que compreendesse a natureza de maneira orgânica..

oc/o1 /O9Nq5n com kI -K A pesquisa científica passou a J Qopc/s Q64/UpSk ser vista e incentivada como uma kz 16 obra de caridade. //3. devido aos altíssimos u g índices de mortalidade do século XVI. domínio da natureza pela A A A arte humana. . b tecnologia. o que era uma 0 0 absoluta necessidade para a / teo. ao favorecer o AAA p.Sociologia. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A concepção bíblica da _ natureza incentivou o http: ty2 I desenvolvimento da /AAA blogspot.jp _ época. 1º ano.

condição sine qua non para a aplicação do método experimental. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Ciência Moderna Aplicação constante do método experimental. O trabalho manual. 1º ano. Uma vez mais. . era vista como algo puramente teórico. foi uma visão religiosa que incentivou esse acontecimento. não era muito bem visto pelos antigos gregos....o trabalho manual não era bem visto como atividade de um filósofo. A ciência. portanto. que não pertencia às mãos.Sociologia. ..

br/imagens/conteudo/renascultural2.termina o divórcio entre mão e cérebro http://www.jpg A leitura bíblica passa a ter lugar em círculo de orientação religiosa protestante. .Sociologia.. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A partir da Renascença.com... .historianet.. 1º ano. fato que incentivará por demais os ofícios manuais e a experimentação científica.

1º ano. os matemáticos Demócrito.Sociologia. foram reintroduzidos no pensamento científico cristão. o pai do átomo. . cujas obras haviam sido compostas há mais de mil anos. o experiment Platão e Pitágoras.. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência  Em decorrência do Renascimento.  Quem foram esses filósofos gregos? Arquimedes.. Filósofos da Antiguidade clássica.

Sociologia. https://natransversaldotempo.jpg . Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A partir do Renascimento. 1º ano.com/2012/04/religiao-e-ciencia1.files... Nasce a Ciência Moderna.wordpress. Pensamento matemático- Visão dessacralizada da natureza experimental proveniente do Antiguidade Cristianismo grega.

1º ano.m max-weber o-do-capitalismo- tante-e-o-espirit 5-O. a-protes lstatic.jpg 72254389_03201 -951201-MLB202 . especialmente calvinista no século XVII.com/a-etic http://mlb-s2-p. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Protestantismo e Ciência Por que há coincidência entre um avanço da pesquisa experimental e a "nova doutrina"? colaborou para o avanço da Protestantismo de linha pesquisa científica. A doutrina calvinista da Max Weber predestinação a explicação para o interesse de protestantes calvinistas pela ciência.Sociologia.

portalfiel. . o que evidentemente inclui a pesquisa científica. A crença no princípio de que tudo na vida deve ser "para a glória de Deus".jpg Comentários bíblicos de Calvino mostram como o reformador tinha conhecimento das mais novas descobertas científicas de seu tempo .com.Sociologia. http://www. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência O fator religioso Avanço científico. levado a cabo por pesquisadores de orientação teológica calvinista.br/uploads/noticia/evangelicos-do-mundo-to do-lembram-hoje-o-inicio-da-reforma-protestante 0237a2ac2a3cc8e1bfa7 e38f27af637f. 1º ano.

Sociologia.mundoeducacao. A doutrina do sacerdócio geral implicava http://www.com/upload/ conteudo_legenda/76708d2a508fb08cdfb em que todos que tinham condições para cca50ac57c15e. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A Bíblia e a Natureza A crença corrente naqueles dias de que Deus se revelará em dois livros. . 1º ano. Estudar o livro da natureza. o qual era dado a todos os homens .jpg tal deveriam estudar as Escrituras.

br/conscienciolog ia/images/stories/igreja.com. .Sociologia. da astronomia.png Reconhece a ação divina em toda e qualquer manifestação humana. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência O Protestantismo de Orientação Calvinista da Europa dos Séculos XVI e XVII Estimulou um grande número de teólogos e também de pessoas dedicadas ao estudo da botânica.portalcomplexis. da anatomia humana e da geologia http://www. 1º ano.

com/2010/08/puritanos_pos t.files.wordpress.jpg?w=676 . Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência O PURITANISMO BRITÂNICO Importante na promoção da ciência Conjunto de características antiautoritarismo para o desenvolvimento otimismo quanto às possibilidades hum da Ciência empirismo racional ênfase na experiência. http://conselhobiblico. 1º ano.Sociologia.

ou seja.  . Deus poderia ter criado o mundo da Voluntaris mo maneira que desejasse.  da plena Elas só podem ser descobertas por soberania de meio da investigação empírica. Sacerdócio Universal isto é.Sociologia. que Deus recebeu um grande estímulo por parte dos voluntaristas. 1º ano. Deus e a da Natureza Filósofos Calvinistas defendiam que natureza. Através homem com leitura do Livro da Criação. O Transposta também para a relacionamento ciência essa ideia que oferecia um imediato do contato direto com a natureza. a Bíblia. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Qual a base do pensamento protestante e o pensamento científico?  Acesso direto ao Livro da Revelação. com as leis Ligada à noção que bem entendesse.

à transubstanciação.  científica do não vinculada as diretrizes do pensamento clero aristotélico-tomista Literalismo Dessa forma. pré- Laicização definidas. desde Santo escritural.  Agostinho . 1º ano. leitura alegórica da e não como reflexo de alguma doutrina Bíblia. Sociologia. aos Onde tudo efeitos espirituais dos sacramentos. da se opera por ação de santos e sacerdotes leis a noção de um universo onde a mecânicas magia não tem espaço. a visão da natureza deixou de A leitura literal da ser vinculada a uma alegoria bíblica Bíblia. Rompido com a abrindo espaço para novas abordagens ao prerrogativa mundo natural. não concordando com a abriu espaço para que fosse estudada em si. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Mecanicismo O ceticismo protestante em relação aos milagres católicos.

. 1º ano. que atravessou o Canal da Mancha mas deixou para trás seus princípios cristãos..isso se refletiu de forma clara quando da importação da filosofia de Newton. universo medieval (século XVIII) Oposição ao clero católico . Combate ao Antigo O Iluminismo Regime e a todo o francês... Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Como explicar historicamente a visão de um divórcio e de um conflito entre Ciência e Religião? O Iluminismo (ou Ilustração) é o ponto de partida dessa visão.Sociologia. .

Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Revolução Francesa Separação entre Estado e Igreja reflexo do espírito secularizante Seguindo esse mesmo espírito. 1º ano.Sociologia.   O historiador Peter Gay "A Física de Newton sem o se refere à entrada da Deus de Newton" filosofia newtoniana na França  O espírito anticlerical da França. em inúmeros sentidos. inviabilizava a adoção dos pressupostos cristãos da filosofia de Newton. . também a Ciência estaria divorciada da Religião.

 Questionamento da Bíblia como fonte para verdades científicas.  O pensamento darwinista A segunda corrente o Darwinismo foi um dos responsáveis pela secularização da ciência. . A primeira foi o mundo em termos religiosos o Positivismo  Metafísico recorreria a explicações de ordem Três estágios no  sobrenatural Positivo  em que as únicas pensamento humano explicações válidas seriam aquelas decorrentes da experiência e comprovação empírica. 1º ano.Sociologia. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência No século XIX duas grandes correntes filosóficas foram responsáveis pelo aprofundamento da dicotomia entre a Religião  Teológico homem explicaria e a Ciência.

  Auguste Comte Separação entre Ciência e Relig fundador da filosofia positivista Um dos responsáveis por essa visão foi Ernst Mach (1838-1916).fisica.Sociologia.br/~dsoares/ensino/1-07/tuia-mach. ² .ufmg.   Mach. empírica. foi um físico e filósofo austríaco. com sua obra A Ciência da Mecânica.htm> acesso umadecomprovação 05de agosto 2015. se não pudesse ter Disponivel< http://www. afirmando om.c  defendia o positivismo. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Positivismo (século XIX) Filosofia que buscava traçar uma nítida linha demarcatória entre ciência e metafísica (incluindo a religião). http://eusouracional. podiaTuiã A.ser aceita Ernst Mach.br/2013/02/repensando-o-divo rcio-entre-ciencia-e.blogspot. 1º ano.html que nenhuma proposição científica   Linhares.

católicos.blogspot. protestantes.Sociologia.jpg  Teoria do Considerado um dos heliocentrismo de fundadores da Química.jpg mages/o-quimico-cetico. Kepler. Newton e Robert Boyle. Nicolau Copérnico .bp.com/upload/conteudo/i %2Bdevido%2Blugar.com/QMK3yPzyXu8/VOTN6TF9f 1691) jI/AAAAAAAAOu0/0WtJQ7__yAo/s1600/Nicolau %2BCop%C3%A9rnico%2B%2Bo%2Bhomem %2Bque%2Bcolocou%2Ba%2BTerra%2Bem%2Bseu http://www. 1º ano. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Mas é interessante observar que todos aqueles cujo patriarcado da ciência moderna é reconhecido se afirmaram cristãos convictos Copérnico.brasilescola. Robert Boyle (1627- http://2. Galileu e Descartes.

Há http://www. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Galileu  Filósofo.jpg http://www.casasbahia- e enunciou o princípio da imagens. matemátic 1642) o  http://www.com.com/wp- content/gallery/galileu-galilei/galileu. Físico. Exibir.or g.br/Control/Arquivo também escritos Inércia.br/site/wpcontent/uploads/2012 /10/isaacnewton2. matemática e descobriu a lei dos corpos alquimia. Estudos de galilei-5.tocadacotia. Galilei físico e (1564.academiadeciencia. Matemático e física.jpg mecânica. astronomia. astrônomo Italiano.aspx?IdArquivo=5817031 seus sobre teologia. Sociologia. 1º ano. química. .

uma volumosa bibliografia vem surgindo sobre a relação entre a Reforma Protestante e a Revolução Científica. A religião cristã historicamente forneceu elementos conceituais no qual a ciência moderna nasceu e foi nutrida.Sociologia. mais importante centro de promoção científica do período. calvinistas. Descobriu-se que. no século XVII. isto é. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência A PARTIR DO INÍCIO DO SÉCULO XX Aproximadamente na década de 1930. . eram puritanos. cerca de 70% dos membros da Royal Society. 1º ano. ou então anglicanos.

Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Atividade Pesquisar temas atuais e trazer para sala. reportagens sobre assuntos científicos que possuem pontos polêmicos com as religiões. Debater os trabalhos coletivamente.Sociologia. . 1º ano.

ufjf.com.blogspot. William Lane. ISSA.reasonablefaith.org/portuguese/que-relacaeo- existe-entre-ciencia-e-religiaeo#ixzz3iLMilidx > acesso 08 de agosto de 2015. Disponível< http://www. Parte II: O Banquete aos Vilões. Caldas.br/numen/article/view/791 > acesso em 06 de agosto de 2015.com.emnuvens. CRAIG.Sociologia. Repensando o Divórcio entre Ciência e Religião. de Rejer Hooykaas.br/2013/02/repensando-o-divorcio-entre-ciencia-e.html > acesso em 06 de agosto de 2015. Disponível < http://eusou- racional. .reasonablefaith. Traduzido por Marcos Vasconcelos. Revisado por Djair Dias Filho. Carlos R. Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência Referência FILHO. Que relação existe entre ciência e religião? Texto disponível na íntegra em: http://www. Numen: Revista de estudos e pesquisa da religião. Disponível < http://numen. Pedro de Oliveira. 1º ano.org/what-is- the-relation-between-science-and-religion. A religião e o desenvolvimento da ciência moderna.