CRESCIMENTO POPULACIONAL

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ CIANOBACTÉRIAS: UM PROBLEMA PARA OS RESERVATÓRIOS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Cianobactérias (algas azuis) - reino monera, unicelulares, procariontes e
fotoautótrofos;

Habitat: vários ambientes úmidos.

São consideradas espécies pioneiras por sua pequena exigência nutricional, capacidade de realizar fotossíntese e aproveitar o nitrogênio atmosférico.

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ ‡ ‡ Localização:O reservatório de Mundaú, encontra-se,localizado no município de
Garanhuns, agreste do estado de Pernambuco. Coletas: mês 09 e 12 de 2008 e mês 01 e 03 de 2009. Amostragens:região litorânea (Estação 1) e outra na limnética (Estação 2), na superfície e fundo da coluna d água. - Amostras preservadas com lugol acético e refrigeradas. - Densidade populacional das cianobactérias. - biovolume. - Teores dos fosfatados e nitrogenados. - Índice Estado Trófico (IET) do reservatório. - Oxigênio dissolvido,temperatura da água. - pH. - Turbidez. - Transparência da água.

‡ Análise: quali-quantitativa.

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ Resultados
- A temperatura da água variou de 24,30 ºC a 27,20 ºC. - Oxigênio dissolvido,valores elevados na superfície e hipóxia chegando a anóxia no fundo. - Faixa de pH alcalina elevada. - Turbidez elevada. - Camada eufótica reduzida durante o período de estudo. - As concentrações de nitrogênio total, nitrito e nitrato maiores no fundo do lago. - Fósforo total dissolvido e ortofosfato, elevados valores durante período de estudo. - A Biomassa variou de 0,86 (09/2008) a 20,54mg.L-1(12/2008). Janeiro e março de 2009 foi observada aumento (média = 14 mg.L-1). - 13 cianobactérias:ordem Chroococcales (9), Oscillatoriales(2) e Nostocales (2). -Três espécies tóxicas: Cylindrospermopsis raciborskii, Microcystis panniformis e Raphidiopsis mediterranea

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ CONCLUSÃO - O reservatório de Mundaú, apresenta ótimas condições para o desenvolvimento de cianobactérias (transparência reduzida, temperatura da água elevada, pH alcalino e disponibilidade de nutrientes), além de registrar a ocorrência de espécies potencialmente tóxicas.

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ ‡ ‡ ‡ ‡ CULICÍDIOS DO LAGO DE ITAIPÚ ,NO RIO PARANÁ, SUL DO BRASIL. Diversas investigações sobre a fauna e comportamento dos culicídios, nas áreas que sofreram alterações. Lagos formados pelas barragens da hidrelétrica de Itaipú, cobrem grandes extensões de terra, formando criadouros de culicídios Riscos de transmissão de plasmódios de malária humana, e arboviroses. Inexistência de controle dos insetos, gera incômodo a população local.

‡ Introdução

Anopheles sp

Aedes scapulari

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ Material e métodos
‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Àrea inundada de 1460 km Capturas feitas nas áreas de margem onde o acúmulo de matéria orgânica e assoreamento facilitam formaçao de espelhos d água com vegetação marginal. Uso de armadilhas de shannon e isca humana. Identificação e análise. Foram identificadas 41 espécies de culicídios de 8 gêneros. Entre eles An.darlingie, An.albitarsis, que transmitem a malária humana, sendo que na região ocorre fluxo de pessoas provenientes da região norte do Brasil que é endêmica. An. Scapularis, associado ao vírus da encefalite As alterações ambientais ocasionadas pelo represamento dor rio Paraná e outros, aumentou o numero de criadouros de culicídios, o que favorece a transmissão de doenças endêmicas e o incômodo a população.

‡ Resultados

‡ Conclusão

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ Bibliografia
‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ ‡ Helton Soriano Bezerra de Oliveira1, Ariadne do Nascimento Moura2. Revista de Saúde Pública Print version ISSN 0034-8910 Rev. Saúde Pública vol.29 no.1 São Paulo Feb. 1995. www.surftotal.com/pt/media/k2/items/cach eideguimaraes.wordpress.com/.../ www.enq.ufsc.br/.../CIANOBACTERIAS.html. www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/myli. www.brasilescola.com/biologia/algas-azuis.htm

CRESCIMENTO POPULACIONAL
ALÉM DAS ÁREAS DEMARCADAS: Distúrbios afetam a abundância das espécies na comunidade do entorno- Casey P. terHorst and Steve R. Dudgeon

Artigo retirado do NationaI Institute of Health- Public Access- USA

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ ‡ RESUMO: O papel da perturbação na ecologia das comunidades tem sido estudado extensivamente e tem sido pensado para definir a provisão de recursos e redefinir seqüências sucessionais na escala local e criar heterogeneidade da escala regional . A maioria dos estudos tem investigado tanto os efeitos da perturbação em cada trecho analisado ou mesmo em a toda a comunidade, mas, em geral tem ignorado qualquer efeito sobre a comunidade do entorno do trecho perturbado. Nesse estudo foi utilizado comunidades de animais incrustados na rocha para examinar os efeitos da comunidade do entorno na abundancia das espécies dentro de um trecho perturbado e o distúrbio causado na abundancia das espécies do entorno.

‡

‡

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ Placas de assentamento foram plantadas com um não nativo briozoário, que pode ter se estabelecido por causa da larga quantidade de espaço disponível nas placas. O percentual de cada espécie dentro das placas foi afetado pela comunidade do entorno, confirmando a previsão de estudos feitos sobre o efeito de borda da comunidade do entorno sobre a dinâmica dentro do trecho. A perturbação resultou em menor porcentagem de cobertura da comunidade envolvente, mas não houve diferenças entre as magnitudes ou padrões espaciais da perturbação. O distúrbio baixou a taxa de crescimento população da comunidade envolvente, potencialmente, pela alteração do ambiente abiótico ou interações entre as espécies.

‡

‡

‡

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ Após os distúrbios, a recuperação de espécies dentro de uma área pode ter sido afetado pelas espécies da comunidade envolvente, mas os efeitos de uma perturbação pode se estender para além da área e alterar a abundância na comunidade do entorno. RESULTADOS: Foi encontrada baixa diversidade de briozoários desenvolvidos em cada uma das placas de assentamento: Watersipora subtorquata, um invasor nativo briozoário do Pacífico Ocidental e Celleporaria brunnea, um briozoário incrustante nativo, foram as duas mais abundantes espécies em cada repetição. Outras espécies ocorreram raramente nos pratos, e em tais eventos,contribuiu com mais de 2% para a porcentagem de cobertura em qualquer prato e não mais de 4% do total por isso não foram utilizados nas análises. Assim, todas as análises incidem sobre as duas espécies mais abundantes na comunidade.

‡

CRESCIMENTO POPULACIONAL

A transplanted head of the invasive bryozoan Watersipora subtorquata (the red organism) provides settlement substrates to a variety of fouling organisms

Celleporaria brunnea

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡

Contrastes que testaram o efeito do tratamento da perturbação de áreas na porcentagem de cobertura das duas espécies dominantes na comunidade em torno de uma perturbação. A perturbação tem um efeito significativo sobre a porcentagem de cobertura de ambas as espécies, mas nem o padrão nem o tamanho espacial afetaram a porcentagem de cobertura de cada espécie.
A. Before Disturbance B. After Disturbance Watersipora subtorquata 2.07 23.9** 1.04 W. subtorquata 6.16** 7.89** 0.668

Effect Treatment Site Treatment × Site

df 2,10 5,10 10,18

Celleporaria brunnea 1.64 4.86* 0.572

C. brunnea 4.43* 1.87 0.482

CRESCIMENTO POPULACIONAL
‡ ‡ ‡ BIBLIOGRAFIA: www.biomedcentral.com - NationaI Institute of Health- Public Access- USA Imagens do Google

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful